SóProvas


ID
2680123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo à elaboração e à divulgação de informações contábeis e de demonstrações contábeis no setor público.


A demonstração de fluxos de caixa no setor público pode ser realizada pelos métodos direto ou indireto; nesta segunda opção — método indireto —, parte-se do resultado patrimonial do exercício, obtido na demonstração das variações patrimoniais, e realiza-se ajuste pelos itens que impactam esse resultado, mas não possuem efeito no caixa.

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, antes de se chegar ao resultado patrimonial, houve a confrontação de saldos das contas patrimoniais, pelo Razão por exemplo, o que afeta diretamente o caixa ou bancos c/ movimento. Daí o final da questão peca nesse sentido ao alegar que não afeta o caixa.

  • MÉTODO INDIRETO parte do LUCRO LÍQUIDO realizando os ajustes das despesas e receitas que NÃO TÊM EFEITO CAIXA mais os ajustes das variações das contas dos ativos e passivos operacionais.

     

     

    GABARITO: ERRADO

  • A primeira afirmação já deixa a assertiva errada. Segundo o MCASP, "A DFC aplicada ao setor público é elaborada pelo método direto e utiliza as contas da classe 6 (Controles da Execução do Planejamento e Orçamento) do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) (...)".

  • Segundo o MCASP a DFC deve ser elaborada pelo método direto. Já segundo a NBC T 16.6, a DFC

    pode ser elaborada tanto pelo método direto como pelo método indireto


    Método Direto: as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são

    divulgadas.

    Método Indireto: o superávit ou o déficit patrimonial (resultado patrimonial) é ajustado

    pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer

    diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos

    em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa

    orçamentária associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de

    financiamento


    Fonte: Material do Estratégia

  • DFC deve ser elaborada pelo método direto e deve evidenciar as alterações de caixa e equivalentes de caixa verificadas no exercício de referência, classificadas nos seguintes fluxos, de acordo com as atividades da entidade:

    a. operacionais; b. de investimento; e c. de financiamento

    Fonte: MCASP

  • RESOLUÇÃO:

              Nem precisaríamos saber o que é método direto ou indireto para responder a questão. Isso porque, segundo o MCASP, a DFC deve ser elaborada pelo método direto. Vejamos o que diz o MCASP (8ª ed., pg. 448):

    A DFC deve ser elaborada pelo método direto e deve evidenciar as alterações de caixa e equivalentes de caixa verificadas no exercício de referência, classificadas nos seguintes fluxos, de acordo com as atividades da entidade:

    Portanto, o item está errado.

    Gabarito: ERRADO

  • CUIDADO COM O COMENTÁRIO MAIS CURTIDO. Ele está equivocado.

    A NCT TSP 12 faculta a utilização alternativa do método direto ou indireto para a elaboração do fluxo de caixa das atividades operacionais, incentivando a utilização do primeiro.

  • MCASP: DFC somente pelo método direto

    NBC TSP 12: método direto ou indireto. Incentiva o direto.

    Como a questão não cita a fonte, para mim, essa parte da questão está correta.

    Creio que o erro está na segunda parte da questão, pois o método Indireto parte do resultado patrimonial do exercício, sobre o qual são efetuados ajustes pelos:

    efeitos de transações que não envolvam caixa;

    efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros;

    efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.

    A questão afirma que é apenas um ajuste, pelos itens que impactam esse resultado, mas não possuem efeito no caixa.

    Portanto, creio que este seja o erro.

    ERRADA.

  • O que eu pude apurar:

    NBC TSP 12 faculta o uso do método direto ou INDIRETO para a demonstração do fluxo de caixa das atividades OPERACIONAIS, e não de todos os três grupos de atividades. Presume-se que as atividades de investimento e financiamento sejam demonstradas pelo método direto.

    MCASP, para padronizar tudo, obriga que os entes usem apenas o método DIRETO para todas as atividades da DFC.

    Ou seja, a questão fala que a DFC, que engloba operacionais, investimento e financiamento, pode ser elaborada tanto pelo método direto como indireto, o que está ERRADO, visto que apenas as operacionais podem ser feitas pelo indireto. Acredito que o resto da assertiva está correto.

    Pelo que pude perceber também, a CESPE tende a adotar apenas o método direto como regra.

  • OBS: NBC TSP 12 passou a viger em 2019.

    É preciso observar como a CESPE vai voltar a cobrar esse assunto, ficando de olho no enunciado.

  • O método direto é OBRIGATÓRIO mesmo com a disposição da NCT TSP 12.

    No fim do item 6.2.2. Atividades de Investimento do MCASP 8ª Ed. vem descrito no último parágrafo "A NCT TSP 12 faculta a utilização alternativa do método direto ou indireto para a elaboração do fluxo de caixa das atividades operacionais, incentivando a utilização do primeiro. Para fins de padronização optou-se pela utilização no método direto como obrigatório para todos os entes da Federação. No método direto são informadas as principais classes de recebimentos e pagamentos brutos."

  • Questão a sobre elaboração e à divulgação de informações contábeis e de demonstrações contábeis no setor público.

    Conforme o MCASP, A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) apresenta as entradas e saídas de caixa e as classifica em fluxos operacional, de investimento e de financiamento.

    Existem dois métodos de elaboração da DFC: direto, mais simples ou indireto, mais complexo, pois o resultado do período é ajustado pelos efeitos de diversos itens elencados na NBC TSP 12:

    “27. A entidade deve apresentar a demonstração dos fluxos de caixa das atividades operacionais, utilizando, alternativamente:

    (a) o método direto, segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são informadas; ou

    (b) o método indireto, segundo o qual o resultado do período é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvam caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento."

    DicaEnquanto que a recente NBC TSP 12 incentiva o uso do método direto. O MCASP 8ª edição optou pelo uso do método direto como obrigatório para todos os entes da Federação. Muita atenção ao texto e contexto! Como a alternativa não delimita, devemos seguir a norma técnica contábil.

    Feita a revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    A demonstração de fluxos de caixa no setor público pode ser realizada pelos métodos direto ou indireto; nesta segunda opção — método indireto —, parte-se do resultado patrimonial do exercício, obtido na demonstração das variações patrimoniais, e realiza-se ajuste pelos itens que impactam esse resultado, mas não possuem efeito no caixa.

    A demonstração de fluxos de caixa no setor público pode ser realizada pelos métodos direto ou indireto, segundo a NBC TSP 12. Nesta segunda opção, parte-se do resultado do período, obtido na demonstração do resultado, conforme NBC TSP 11, e realiza-se diversos ajustes.


    Gabarito do Professor: ERRADO.