-
O modelo em CASCATA
Ciclo de vida clássico
Serve para os requisitos que são fixos e o trabalho que deve ser realizado até sua finalização de forma linear.
Emprega a abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de software.
É inapropriado para o trabalho de software que contém ritmo acelerado de mudanças, pois o modelo em cascata segue um processo puramente linear.
Errado
Fonte: Engenharia de sofware - Pressman
-
PF! PF! PF! Isso vai cair na prova da PF!
-
A possibilidade de disponibilização de várias versões operacionais do software antes da conclusão do projeto é característica do modelo incremental.
-
Modelo Cascata
O modelo cascata é utilizado principalmente quando os requisitos de um determinado problema são bem compreendidos. Uma forma de utilizar o modelo cascata é quando precisamos fazer adaptações ou aperfeiçoamentos em um sistema já existente. Por exemplo, quando temos um sistema já pronto e precisamos fazer uma adaptação porque alguma lei governamental foi alterada ou criada.
Também podemos utilizar o modelo cascata quando um software necessita de uma nova funcionalidade e os requisitos estão bem definidos e são estáveis.
O modelo cascata também é chamado de ciclo de vida clássico ou tradicional.
Este modelo sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de software. Dessa forma, começamos com o levantamento de requisitos ou necessidades junto ao cliente, depois vamos para a fase de planejamento onde definimos estimativas, cronograma e acompanhamento, após isso partimos para a modelagem onde fazemos a análise e projeto, seguindo da construção onde codificamos e testamos, passamos para a implantação ou emprego onde efetuamos a entrega, suporte e feedback do software concluído.
fonte: devmedia
-
Contribuindo...
Conforme já comentado o modelo em castaca é linear, portanto não covém mencionar mudanças.
O modelo de ciclo de vida em cascata tem como características o estabelecimento, no início do projeto, de requisitos de maneira completa, correta e clara, e a possibilidade de disponibilização de várias versões operacionais do software antes da conclusão do projeto. (E)
A questão traz o conceito do ciclo de vida internativo.
Ciclo de vida iterativo / Iterative Life Cycle. Ciclo de vida do projeto em que o escopo do projeto é geralmente determinado no início do ciclo de vida do mesmo, mas as estimativas de tempo e custos são rotineiramente modificadas à proporção que a compreensão do produto pela equipe do projeto aumenta. Iterações desenvolvem o produto através de uma série de ciclos repetidos, enquanto os incrementos sucessivamente acrescentam à funcionalidade do produto.
Fonte: PMBOK, Pág 533, 4º Edição. (2008)
-
Segue comentário
http://www.soquestoesdeti.com.br/cespe/engenhariadesoftware/modelocascata/2018/quest2.html
-
Vamos aos comentários.
Uma das três desvantagens do Modelo Cascata segundo Pressman (2011) é: O cliente deve ter paciência. Uma versão operacional do(s) programa(s) não estará disponível antes de estarmos próximos do final do projeto. Um erro grave, se não detectado até o programa operacional ser revisto, pode ser desastroso.
Fonte: Pressman (2011) pg. 61
#SóNinja
-
Em princípio, o modelo em cascata deve ser usado apenas quando os requisitos são bem compreendidos e pouco provavelmente venham a ser radicalmente alterados durante o desenvolvimento do sistema.
Sommerville, Engenharia de Software.