SóProvas


ID
2680321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de infraestrutura de TI, julgue o item subsequente.


Considere que, em um serviço de banda larga doméstica, o endereço IP privado, entregue para o computador do usuário, não navega diretamente na Internet sem passar pelo roteador. Nesse caso, o tráfego originado na rede privada, ao passar pelo roteador e acessar a Internet, caracteriza um processo de NAT (network address translation).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    NAT é um protocolo que, como o próprio nome diz (network address translation), faz a tradução dos endereços Ip e portas TCP da rede local para a Internet. Ou seja, o pacote enviado ou a ser recebido de sua estação de trabalho na sua rede local, vai até o servidor onde é trocado pelo ip do mesmo substitui o ip da rede local validando assim o envio do pacote na internet, no retorno do pacote a mesma coisa, o pacote chega e o ip do servidor é trocado pelo Ip da estação que fez a requisição do pacote.

     

    Veja o esquema:

     

    A estação com IP 192.168.1.13 faz uma requisição, por exemplo, para um endereço externo. O pacote sai com o IP da estação e corre em direção ao intermediador entre ambiente interno e externo, o gateway. O gateway, através do protocolo NAT mascara o IP da estação com seu IP (200.158.112.126 – que é válido na internet) assim fazendo com que o pacote seja entregue no destino solicitado pela estação. No retorno do pacote, ele parte do endereço externo, chega a nossa rede no servidor NAT (200.158.112.126) e lá é volta ater o IP da estação assim chegando à estação (192.168.1.13).

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A assertiva torna-se verdadeira no trecho: Nesse caso, o tráfego originado na rede privada, ao passar pelo roteador e acessar a Internet, caracteriza um processo de NAT (network address translation). Se ele consegiu passar pelo roteador e acessou a internet, houve um processo de NAT, ou seja, tradução do endereço privado, visto que não é possível acessar a internet com um IP privado.
     

  • Acho o comando de questão confuso.

  • Certo

    Em redes de computadores, NAT, Network Address Translation, também conhecido como masquerading é uma técnica que consiste em reescrever, utilizando-se de uma tabela hash, os endereços IP de origem de um pacote que passam por um router ou firewall de maneira que um computador de uma rede interna tenha acesso ao exterior

  • Fiquei em dúvida entre NAT e PAT, a diferença é que NAT é 1:1 e PAT N:1, logo o NAT também está correto, porém só realizaria a tradução de um IP por vez e não suportaria múltiplas conexões concorrentes.

  • NAT (network address translation) é um protocolo que faz a tradução dos endereços IP e portas TCP da rede local para a Internet. Ou seja, o pacote a ser enviado ou recebido de sua estação de trabalho na sua rede local vai até o roteador, onde seu IP é trocado pelo IP do roteador. A substituição do IP da rede local valida o envio do pacote na internet. No retorno do pacote, acontece a mesma coisa, porém, ao contrário, o que garante que o pacote chegue ao seu destino. Porta: 5351. Basta lembrar da sua conexão ao Wi-Fi. Exemplo: em sua casa, você tem três equipamentos ligados a um roteador. Os três equipamentos estão conectados ao IP do seu roteador, simples assim. Pelo fato do IP dos equipamentos da rede local ser um IP fixo ou IP frio, não tendo compatibilidade com a faixa de IP da Internet. Exemplo: 192.168.1.1

  • Gabarito certo.

    Protocolo NAT (network address translation)

    Atuação: camada de Rede do Modelo OSI

    ex: Em uma rede local (pode ser uma casa), há 3 computadores e celulares. Todos com IP privado: exemplo 192.10.0.0, e um roteador com IP público, exemplo 177.16.16.8. Como do roteador para fora somente rodam IPS públicos, para os dados internos saírem será preciso da tradução do NAT.

    Cabe ao NAT traduzir os IPS privados da LAN para IP público.

    (Isso é necessário pelo fato de que já não existe mais IPv4 público para todos que usam internet.)

  • CORRETO

    (rede privada <-->IP privado <---> NAT(traduz)" roteador "<---> IP público/navegáveis <--> Internet)

    Ano: 2009 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-RN Provas: CESPE - 2009 - TCE-RN - Assessor Técnico de Informática 

    A técnica de NAT, que proporciona o uso racional das faixas de endereçamento disponíveis, permite mapear todos os endereços de uma rede privada em um único endereço válido publicamente.Certo!

    O NAT=masquerading, protocolo aplicado na camada de rede e tem como função fazer a tradução dos endereços IP e Portas TCP da rede local para o mundo (Internet).

    P. O que é NAT?

    R. A Conversão de Endereço de Rede (NAT) foi projetada para conservar o endereço IP. Ela permite que as redes IP privadas que usam endereços IP não registrados se conectem à Internet. A NAT opera em um roteador, que geralmente conecta duas redes entre si e converte os endereços privados (não exclusivos globalmente) na rede interna em endereços legais, antes que os pacotes sejam encaminhados para outra rede.

    NAT pode ser configurada para anunciar para o resto do mundo apenas um endereço para toda a rede, proporcionando segurança adicional ao ocultar o fato de que a rede interna está por trás desse endereço.

    P. Como a NAT funciona?

    R. Basicamente, a NAT permite que um único dispositivo, como um roteador, atue como um agente entre a Internet (ou rede pública) e uma rede local (ou rede privada), o que significa que somente um endereço IP único é necessário para representar um grupo de computadores em qualquer situação fora da rede.

    https://www.cisco.com/c/pt_br/support/docs/ip/network-address-translation-nat/26704-nat-faq-00.html

  • Aquela questãozinha aula pra você guardar com carinho no resumo.

    Aprofundando: o NAT cria uma tabelinha de portas para diferenciar requisições iguais (de mesmo IP e mesma porta) na internet pública. Ele atribui um número de porta "fictício" para as requisições, afim de que sejam atendidas com êxito.

  • O NAT é responsável por isso. O protocolo NAT tem a capacidade de modificar o endereço de um datagrama IP em um roteador, a fim de permitir a comunicação de dados entre uma rede privada e uma rede pública