- ID
- 19267
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRF - 4ª REGIÃO
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Redes de Computadores
- Assuntos
Utilizando o protocolo NAT, a comunicação entre as redes locais e a rede global (Internet) é estabelecida:
Utilizando o protocolo NAT, a comunicação entre as redes locais e a rede global (Internet) é estabelecida:
Considere as seguintes afirmações:
(1) Serviço que converte o endereço: http://www.concursosfip.org.br no endereço: 200.201.197.7
(2) Servidor que permite que múltiplas estações com endereços inválidos acessem a Internet utilizando um endereço válido.
(3) Servidor que permite que múltiplas estações com endereços inválidos acessem a Internet utilizando um endereço válido e que realiza a função de cache das páginas acessadas com maior frequência.
É correto afirmar que (1) (2) e (3) são, respectivamente:
Julgue os itens seguintes, acerca de tecnologias, protocolos e
aplicações de redes de computadores.
Uma tabela de tradução NAT (network address translation) mapeia os pares de endereços IP-portas TCP internos a uma rede em endereços-portas externos a essa rede, o que permite usar um único endereço externo para múltiplas conexões provenientes da rede interna.
Com relação a TCP/IP, julgue os itens subseqüentes.
A tradução de endereços IP por meio de NAT (network address translation) é feita basicamente na camada de aplicação porque a porta de origem e a porta de destino influenciam na comunicação.
O recurso denominado NAT (Network Address Translation) permite que sejam utilizados IPs virtuais em redes locais para contornar a escassez de IPs reais na Internet. Para correlacionar os IPs virtuais com os IPs reais de cada pacote que sai da rede local, o NAT faz uso de uma tabela referenciada pelo
Há métodos que podem ser utilizados para que vários computadores de uma rede local possam acessar a Internet com o mesmo endereço IP de saída. Nessa perspectiva, considere os métodos abaixo.
I - NAT N:1
II - NAT 1:1
III - PROXY
IV - PAT
V - BGP
Podem ser utilizados APENAS os métodos
A arquitetura TCP/IP foi criada a partir de uma iniciativa do Departamento de Defesa dos EUA para solucionar problemas associados à conexão de redes heterogêneas. Nessa abordagem, surgiu o IP v4, preconizando o emprego de um endereço com 8 octetos, correspondendo a 32 bits, acreditandose que haveriam endereços IP suficientes que atenderiam às necessidades mundiais.
A realidade apontou para a falta de endereços, gerando uma solução posterior, baseada no NAT - Network Address Translation.
Tendo por foco o recurso do NAT e a notação Classless Inter- Domain Routing (CIDR), na classe A, os endereços IP privados são referenciados como 10.0.0.0/8 que corresponde à faixa de 10.0.0.0 a 10.255.255.255 e na C, como 192.168.0.0/16 que corresponde à faixa de 192.168.0.0 a 192.168.255.255. Na classe B os endereços são referenciados e correspondem à faixa:
Considerando o serviço básico de transmissão de um pacote IP entre um host A e um host B em diferentes redes, sem recursos adicionais como NAT e Proxy, podemos afirmar que o pacote, após atravessar comutadores e roteadores:
Analise as seguintes faixas de endereços em relação às utilizadas pelo Serviço NAT:
I. 10.0.0.0 a 10.255.255.255
II. 172.16.0.0 a 172.31.255.255
III. 192.160.0.0 a 192.160.255.255
Está correto o que consta APENAS em
Um grande desafio para as entidades que gerenciam a internet é a distribuição de endereços IPs válidos, porque a quantidade de computadores ligados à internet cresceu exponencialmente, enquanto o protocolo IP tem um número fixo de IPs válidos. Uma técnica que ajudou a conectar a enorme quantidade de computadores no mundo à internet é a tradução de endereços de rede, também conhecida pela sigla inglesa NAT. Essa função é realizada pelo gateway da rede, geralmente o firewall ou o roteador.
Sobre o funcionamento do NAT, assinale a opção correta.
Com referência aos dispositivos de segurança de redes de computadores, julgue o próximo item.
A técnica de NAT, que proporciona o uso racional das faixas de endereçamento disponíveis, permite mapear todos os endereços de uma rede privada em um único endereço válido publicamente.
O processo de tradução de endereços IP privados em um (ou mais) endereço público utilizável na Internet é chamado:
Na versão IPv4, para compensar a falta de endereços, foi criado o mecanismo conhecido pela sigla Network Address Translation – NAT, tendo por base para seu funcionamento o emprego de endereços privados. Utiliza-se um esquema que implementa uma máquina com um IP real, visto pela Internet, compartilhado pelos IP´s privados, havendo faixas nas classes A, B e C. A faixa destinada ao NAT na classe C é
O mecanismo conhecido como Network Address Translation (NAT) permite, entre outras coisas, que
Uma faixa de endereços IP que pode ser usada com segurança ao se configurar uma rede privada com NAT é:
Sobre NAT, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Com frequência, NAT é combinado em um único dispositivo com um firewall.
II. É possível integrar a NAT a um roteador ou modem ADSL.
III. O NAT fere o modelo de conectividade ponto a ponto da Internet, que diz que qualquer host pode enviar um pacote para outro a qualquer momento.
IV. Quando um pacote chega ao NAT vindo do ISP, o campo porta de origem no cabeçalho de TCP é extraído e usado como índice para a tabela de mapeamento do NAT.
Tendo em vista minimizar os problemas causados pela falta de endereços IPv4, foi criado o mecanismo conhecido pela sigla NAT, que trata do emprego de endereços IP reservados e de uso privado. Assim, a faixa de endereços na classe A vai de 10.0.0.0 até 10.255.255.255, representada na notação CIDR como 10.0.0.0/8. Nessa mesma notação CIDR, as faixas de endereços de classes B e C são representadas, respectivamente, como:
"Modificação da informação contida nos cabeçalhos de pacotes IP no seu percurso através de um roteador" é uma descrição do processo conhecido pela sigla
É correto afirmar:
Sobre o NAT, é correto afirmar que
Dentre as considerações a respeito de NAT(Network Address Translation), assinale a attemativa ærrespondente à afirmação correta:
Considere um roteador NAT de endereço IP 138.76.28.7 e, na rede local, 10.0.0.2. Um hospedeiro 10.0.0.1 na porta 3115 dessa rede local deseja enviar um datagrama para um destino de IP 128.100.42, na porta 80. Assinale a alternativa que corresponde ao endereço IP de origem do datagrama no momento em que chegar ao destino (128.100.42):
Uma empresa foi contratada para instalar, em um pequeno escritório, uma conexão com a internet de modo que as diversas máquinas locais, cada uma com seu IP local, utilizem apenas um endereço IP global para essa conexão. Um método para implementar esse tipo de conexão é através de
Acerca do NAT (network address translation) em um gateway com
a função de conectar a rede interna de uma organização à Internet,
julgue o item seguinte.
Se o gateway for configurado no modo bridge (ponte), uma estação de trabalho que utilize o IP privado 192.168.0.100, com máscara de rede 255.255.255.0, poderá acessar a Internet sem a intervenção do recurso NAT, isto é, sem que ocorra a tradução de endereço no gateway.
Acerca do NAT (network address translation) em um gateway com a função de conectar a rede interna de uma organização à Internet, julgue o item seguinte.
O endereço e a porta de origem inscritos nos pacotes que, provenientes da Internet, passam pelo gateway com destino a uma estação de trabalho na rede interna podem ser alterados pela variante do NAT conhecida como NAPT (network address and port translation).
Acerca do NAT (network address translation) em um gateway com a função de conectar a rede interna de uma organização à Internet, julgue o item seguinte.
O gateway encarregado de fazer o NAT para o tráfego originado na rede interna e destinado à Internet armazena, em uma tabela NAT, as informações acerca das conexões correntes. Caso uma pane ocasione perda dos dados dessa tabela, as conexões TCP não serão destruídas, pois esse protocolo tem recursos para preservar as conexões nessa situação.
Acerca do NAT (network address translation) em um gateway com a função de conectar a rede interna de uma organização à Internet, julgue o item seguinte.
Por padrão o NAT funciona adequadamente com os protocolos TCP e UDP. Caso seja criado um protocolo de transporte diferente para acesso a uma aplicação, que necessite atravessar o gateway para ser acessada, cujo tráfego sofra o processo de NAT, o acesso a essa aplicação falhará.
Acerca do NAT (network address translation) em um gateway com a função de conectar a rede interna de uma organização à Internet, julgue o item seguinte.
As estações de trabalho da rede interna podem acessar a Internet utilizando endereços IPs privados. Para isso, é necessário que as estações de trabalho tenham, em suas configurações de rede, o endereço do equipamento de gateway e este deve ter a capacidade de trocar nos pacotes encaminhados à Internet o endereço privado por um endereço público.
O NAT é um serviço de rede que troca, no cabeçalho de pacotes, os endereços IP válidos apenas na rede local para endereços IP válidos na Internet.
A respeito da segurança de redes de computadores, julgue os
itens de 86 a 90.
Se um firewall estiver entre dois segmentos físicos de rede e o endereçamento de uma rede for 192.168.1.0/25 e da outra, 192.168.1.0/26, para que os computadores desses dois segmentos possam se comunicar entre si, é obrigatório utilizar o recurso de NAT (network address translation) no firewall.
Sobre o NAT (Network Address Translation), assinale a alternativa correta.
Com relação a switches, roteadores e NAT (network address
translation), julgue os itens subsequentes.
Considere que uma empresa tenha dez computadores que precisam ser conectados à Internet, mas disponha de apenas um endereço IP válido. Nesse caso, recomenda-se a utilização de NAT, pois cada computador terá um endereço privado dentro da LAN e, por meio da porta TCP de destino que se deseja acessar no endereço remoto, o dispositivo responsável por implementar NAT conseguirá identificar o retorno da resposta ao computador interno.
Considere as afirmativas sobre NAT, VPN e firewall:
I. A NAT é sempre utilizada para prevenir que uma rede externa possa se conectar com um computador de uma VPN, sendo usada para filtrar e controlar que tipos de sites os empregados ou familiares visitam na Internet e pode até ser usada para catalogar web sites que foram visitados. Assim, a caixa NAT sempre é combinada em um único dispositivo com um firewall, que oferece segurança por meio do controle cuidadoso do que entra e sai na empresa.
II. A NAT permite converter endereços IPv4 de computadores em uma rede em endereços IPv4 de computadores em outra rede. Um roteador IP com recurso de NAT instalado no ponto de conexão entre uma rede privada (como a rede de uma empresa) e uma rede pública (como a Internet), permite aos computadores da rede privada acessar os computadores da rede pública, graças ao serviço de conversão oferecido.
III. A NAT foi desenvolvida para oferecer uma solução temporária para a escassez de endereços IPv4. O número de endereços IPv4 únicos públicos é pequeno demais para acomodar o número crescente de computadores que precisam acessar a Internet. A tecnologia NAT permite aos computadores de uma rede usar endereços privados reutilizáveis para se conectarem a computadores com endereços públicos na Internet.
Está correto o que se afirma APENAS em
O endereço IP de uma rede local é 10.100.100.0/24 e a única saída para a Internet é um roteador de saída cujo endereço IP é 200.20.20.1/30. Considerando que o administrador dessa rede tenha definido a utilização do NAT, julgue os itens seguintes.
Se existir um servidor web respondendo na porta 443 na rede 10, então, a fim de tornar esse servidor visível na Internet, o roteador deverá ser configurado para encaminhar todos os pacotes com destino o endereço IP 200.20.20.1 na porta 443 para o IP interno do servidor web. Ao retornar os pacotes, o roteador deverá modificar o IP de origem para 200.20.20.1.
O endereço IP de uma rede local é 10.100.100.0/24 e a única saída para a Internet é um roteador de saída cujo endereço IP é 200.20.20.1/30. Considerando que o administrador dessa rede tenha definido a utilização do NAT, julgue os itens seguintes.
Se o administrador utilizar um proxy na rede 10, o NAT para esse proxy deve usar o endereço IP 200.20.20.1 para a internet e o roteador de saída deve fazer o tratamento da conversão de endereços.
Julgue os itens a seguir, no que se refere ao IPTables.
O comando iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE deve ser utilizado apenas quando existir endereço IP estático em interfaces point-to-point.
Julgue os itens a seguir, no que se refere ao IPTables.
O comando iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j SNAT --to 200.10.10.1 está sintaticamente correto e faz a tradução dos endereços de origem que saem pela eth0 para o IP 200.10.10.1.
Assinale a opção correta acerca de NAT (network address translation).
Com relação aos firewalls, dos recursos listados a seguir, aquele que converte endereços IPs entre redes distintas é conhecido como;
Ao se utilizar NAT na rede, um problema que surge para a equipe de segurança é ;
A tecnologia que permite que equipamentos usando endereços IP privados se comuniquem com algum outro host na Internet através do compartilhamento de um ou mais endereços IP válidos é chamada .
A escassez de endereços IPs promoveu a criação da técnica conhecida como NAT. Considerando essa técnica, analise as seguintes afirmativas:
I. Três faixas de endereços são reservadas para uso dentro da rede isolada pelo equipamento que faz o NAT, são elas: 10.0.0.0/8, 192.2.0.0/16 e 172.0.0.0/8.
II. O mapeamento de acesso da máquina interna para a internet é feito considerando endereços IPs e portas.
III. Se dois computadores da rede interna acessarem o mesmo site de destino na internet, ambos os acessos terão como IP de origem o endereço verdadeiro atribuído ao NAT.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Julgue os próximos itens, referentes à segurança de redes de comunicação e informação.
A tradução de endereços de rede, ou NAT (network address translation), deve ser utilizada quando a quantidade de endereços IP atribuídos pelo provedor de Internet for insuficiente, ou seja, quando a rede possuir uma quantidade maior de computadores que a quantidade de endereços disponíveis.
Um administrador de rede de computadores deve definir os IPs para os computadores da rede local (LAN) sob sua responsabilidade. Considerando que não haverá o serviço NAT implementado e que os IPs devem ser Classe C, um exemplo de IP válido para os computadores da LAN é:
NAT (Network Address Translation) permite esconder endereços IP privados por trás de um conjunto de endereços IP públicos. Isso ajuda a proteger a rede interna a partir de redes externas e a reduzir o número de endereços IP públicos. Infelizmente, a NAT convencional não funciona em pacotes IPsec porque quando o pacote passa através de um dispositivo NAT, o endereço de origem do pacote é alterado, invalidando-o. Quando isso acontece, a conexão VPN descarta o pacote e as negociações de conexão da VPN falham. Uma solução para este problema é o uso de
Um servidor NAPT, comumente denominado apenas de NAT,
O problema da escassez de endereços IP foi solucionado por meio de um mecanismo que garante o aumento dos endereços IP válidos. Esse mecanismo é conhecido como:
São características do NAT, EXCETO:
O premente esgotamento dos endereços IPv4 desencadeou a proposição do IPv6 que possui endereços de 128 bits. Para postergar o esgotamento, uma solução paliativa foi introduzida, cuja denominação é
Em um ambiente Unix, deseja-se instalar um servidor DHCP que trabalhe com uma configuração NAT padrão. Um intervalo válido de IPs privados para esse caso, que esteja dentro dos limites definidos na RFC 1918,é de:
Uma empresa vai montar um esquema de uso de IPs privados emsua rede de computadores, como uso de NAT, para convertê-los em IPs válidos para acesso à internet. Um endereço possível para a rede interna, que utilize um endereço privado do TCP/IP e que tambémpode ser usado comomecanismo deNAT, é:
Uma empresa precisa compartilhar um único endereço IP válido para dar acesso à Internet a todos os equipamentos de um escritório. O administrador de redes informou que isso pode ser facilmente implementado por meio da instalação de um equipamento com:
Assinale a alternativa que indica uma das características do NAT (Network Address Translation).
No NAT, os campos modificados num pacote que vai da rede interna para a Internet é(são)
Um computador que obtém acesso à Internet compartilhada através de um NAT precisa ser acessado remotamente a partir da Internet pela Porta TCP 5900. Para que esse acesso seja possível, é necessário que
Para melhorar a segurança de uma rede local de computadores (LAN), é possível utilizar o serviço NAT (Network Address Translation), que não expõe o computador da LAN para acesso externo direto. Na estrutura do NAT, o relacionamento entre o computador da LAN e a mensagem gerada por esse computador e enviada para a WAN é realizado por meio da informação inserida
Em uma rede sem fio de computadores (WLAN), as funções de gerenciamento da WLAN são desempenhadas pelo dispositivo comercialmente chamado de Roteador Wireless. Dentre as funções do Roteador está a de designar um endereço IP válido para as mensagens que saem da LAN para a WAN, uma vez que, na LAN, é utilizado um endereço IP virtual. No Roteador, essa função é desempenhada pelo
A tecnologia NAT (Network Address Translation) é amplamente utilizada em redes baseadas no protocolo TCP/IP atualmente. Essa tecnologia:
Um administrador de rede recebeu três blocos de endereços IP para endereçar máquinas em três subredes da intranet da empresa. A comunicação das redes internas com a Internet será realizada através de NAT.
Os blocos de endereços foram cedidos da seguinte forma:
Subrede 1: 10.0.100.0/24
Subrede 2: 172.15.0.0/24
Subrede 3: 192.167.10.0/24
Com relação aos endereços alocados às subredes, assinale a afirmativa correta.
A NAT (Network Address Translation), descrita na RFC 3022, tem como princípio básico permitir que os dispositivos na rede interna tenham endereços IP exclusivos e compartilhem o mesmo endereço IP para o tráfego na Internet. Um dos intervalos de endereçamento IP reservado para tráfego interno é
O NAT (Network Address Translation), que realiza a substituição de um IP privado por um público para os pacotes de mensagens que saem de uma rede local, evitou que o escasseamento dos endereços IPv4 inviabilizasse o crescimento do número de computadores conectados na internet. O relacionamento entre o IP privado que gerou o pacote enviado para a rede pública com um IP válido é realizado por meio do uso do campo
Julgue o item seguinte, relativo a rede de computadores.
O uso de dois ou mais roteadores para conectar uma rede local
de uma organização à Internet inviabiliza a implementação em
NAT (network address translation).
Com relação a redes de computadores, julgue o item subsequente.
No IPTABLES, tabelas são as estruturas usadas para
armazenar os chains e as regras. As tabelas disponíveis no
IPTABLES são filter, nat e mangle, que podem ser
referenciadas com a opção -t tabela.
Acerca da segurança em redes de computadores, julgue o item subsequente.
O NAT (network address translation) é uma solução para
distribuir IPs públicos que são acessados via Internet. Um tipo
de NAT é o NAT-PT, que traduz automaticamente endereços
IPv6 para IPv4 e é direcionado às redes internas de uma
organização.
Considerando a ferramenta iptables, escolha a alternativa na qual TODAS as opções sejam tabelas do iptables:
Julgue o próximo item, relativo à administração e à operação de redes.
A tecnologia NAT permite conectar a Internet a uma rede
de dispositivos com espaço de endereçamento próprio,
exigindo, para tanto, apenas um endereço IP válido.
Um homem tem um ponto de acesso sem fio em sua casa e o conectou a um modem de um provedor de serviço de banda de larga. Um único número IP público foi atribuído dinamicamente ao seu ponto de acesso sem fio pelo seu provedor de serviço. Ele tem três computadores conectados a esse ponto de acesso sem fio. Qual protocolo deve ser utilizado para permitir que seja criada uma rede local privada a esses equipamentos e que seja possível acessar todos os serviços disponíveis na Internet?
Sobre equipamentos de rede é possível afirmar que:
I. O switch opera na camada de enlace do modelo de referência OSI.
II. Um roteador é um dispositivo que permite escolher o melhor caminho que um pacote de dados deve seguir para chegar ao seu destino.
III. No hub os dados de um computador origem são repassados somente a um computador destino.
IV. O NAT é uma série de tarefas que um roteador deve realizar para converter endereços IPs entre redes distintas.
Analise a alternativa correta:
Com relação ao NetBIOS, ao CIDR (Classless Interdomain Routing), ao NAT (Network Address Translator) e às VLANs (Virtual Local Area Network), julgue o próximo item.
O NAT é um tradutor de endereço de rede que opera na
camada de aplicação e reescreve o número de porta do
pacote que chega logo após ele ser repassado,
registrando em log essa tradução.
Para contornar a escassez de endereços IP de sua organização, Júlio adotou o NAT para mapear os endereços IP dos pacotes de origem de sua rede interna para a Internet e vice-versa.
Apesar de solucionar o problema da escassez de IP, Júlio poderá enfrentar a seguinte desvantagem do NAT:
Uma das dificuldades de usar IPSec como solução de VPN é a sua dificuldade em passar por redes usando NAT.
Uma solução frequente para contornar esse problema é o uso de IPSec:
Uma técnica utilizada em ambientes VoIP para permitir a utilização do protocolo SIP em terminais que pertencem a redes que utilizam NAT consiste no envio de pacotes específicos para um servidor da Internet, que responde informando qual o endereço externo da rede à qual pertence o terminal.
Esta técnica é utilizada no protocolo
Acerca dos principais protocolos de comunicação utilizados na Internet, julgue o item subsecutivo.
No NAT (network address translation), os endereços IP são
modificados no cabeçalho dos pacotes em uma rede privada,
a fim de se contornar a limitação no número de endereços IPv4
disponíveis.
Acerca de infraestrutura de TI, julgue o item subsequente.
Considere que, em um serviço de banda larga doméstica, o
endereço IP privado, entregue para o computador do usuário,
não navega diretamente na Internet sem passar pelo roteador.
Nesse caso, o tráfego originado na rede privada, ao passar pelo
roteador e acessar a Internet, caracteriza um processo de NAT
(network address translation).
Sobre firewall considere as afirmativas a seguir:
I Um firewall é um hardware, software ou uma combinação de ambos que monitora e filtra o tráfego de pacotes que entra ou sai de uma rede privada protegida.
II Um firewall tem duas funções básicas de segurança: filtra um pacote, baseado na política de segurança de aceitar ou refutar, e aplica proxy gateways que fornecem serviços aos usuários internos e ao mesmo tempo protegem estes usuários de intrusos.
III o serviço de firewall que atua na camada de enlace efetua filtragem de endereços MAC, enquanto que o serviço de firewall na camada de transporte efetua filtragem de endereços IP.
IV o firewall NAT esconde todas as identidades das máquinas de usuários externos, fornecendo uma única identidade para serviços externos, ou seja, externamente todos as máquinas aparentam ter o mesmo endereço IP.
Estão corretos os itens