SóProvas


ID
2680477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com referência à reforma do Estado e à administração pública gerencial, julgue o item subsequente.


Os problemas de governabilidade decorrem do excesso de democracia e do peso exagerado das demandas sociais.

Alternativas
Comentários
  • Seria um absurdo afirmar isso!

     

    Acredito que os problemas de governabilidade decorre da administração brasileira não romper totalmente com os antigos modelos, a saber: patrimonialismo e burocracia. Ainda há laços com esses modelos, ocorrendo corrupção e nepotismo, além do excesso de formalismo no serviço público.

     

    GABARITO: ERRADO

  • GOVERNABILIDADE refere-se mais à dimensão estatal do exercício do Poder. 
    Diz respeito às “condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do Poder, tais como 
    - as características do Sistema Político, 
    - a forma de Governo, 
    - as relações entre os Poderes, 
    - o sistema de intermediação de interesses” (Santos, 1997, p. 342). 

    GOVERNANÇA refere-se a 
    - padrões de articulação e cooperação entre atores sociais e políticos e 
    - arranjos institucionais que coordenam e regulam transações dentro e através das fronteiras do sistema econômico, 
    incluindo-se aí não apenas 
    --- os mecanismos tradicionais de agregação e articulação de interesses, tais como os PP e grupos de pressão, como também 
    --- redes sociais informais (de fornecedores, famílias, gerentes), hierarquias e associações de diversos tipos” 
    (Santos, 1997, p. 342). 
    __________________________ 

  • Questão retirada DO LIVRO: Reforma do Estado para a cidadania: A reforma gerencial brasileira na perspectiva internacional DE Luiz Carlos Bresser Pereira

    Ele diz que os problemas de governabilidade NÃO decorrem do excesso de democracia ou do peso excessivo das demandas sociais, MAS DA FALTA DE UM PACTO POLÍTICO OU DE UMA COALIZÃO DE CLASSES QUE OCUPE O CENTRO DO ESPECTRO POLÍTICO.

     

    totalmente desnecessária....

  • Governabilidade: conjuntura de estabilidade política, social e financeira, em que o poder executivo pode exercer plenamente as suas atribuições.

  • Danilo, acredito que a banca não entraria nessa problemática para refutar a questão, o gabarito é errado pois não condiz com o conceito mesmo. Penso eu.

  • Lembrar: enquanto a governança relaciona-se com a competência técnica e gerencial do governo, a governabilidade se refere à dimensão estatal do exercício do poder, ou seja, ela compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário, e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação.
  • Projeto de Governo - Refere-se a existência de projetos e ao conteúdo da proposta de governo, que começa pela seleção de problemas e pela definição de como enfrentalos.

    Governabilidade - Corresponde ao grau de controle que o governo possui das circunstâncias externas, que têm poder de afetar os resultados do projeto; à relação entre os pesos das variáveis que o governo controla e as que não controla; à capacidade de articular e de mobilizar alianças e parcerias; assim como recursos políticos e estratégicos.

    Capacidade de Governo - Corresponde a capacidade pessoal e institucional de governo; ao capital intelectual; à experiência; à perícia; à capacidade de formular projetos, políticas e normas legais, pelas condições técnicas e administrativas.

     

    A afirmativa refere-se aos problemas de governabilidade como decorrência  do excesso de democracia e do peso exagerado das demandas sociais. Trata-se de evidente extrapolação, como acima mencionado, a governabilidade refere-se ao grau de controle que o governo possiu das circustâncias externas. Os possiveis problemas apresentados na questão são necessidades da população / cidadãos e não há a miníma possibilidade do governo contralá-las, na verdade o governo deve resolve-las. 

  • Eu não sei de onde o Cesp tirou essa questão.

  • GOVERNABILIDADE: implica legitimidade, ou seja, está relacionada ao nível de confiança, aceitação e apoio que as demais forças políticas depositam nas autoridades públicas.

    GOVERNANÇA: é a capacidade e as condições internas ao governo, para exercício de suas competências e alcance de seus objetivos.


    Professor Rafael Barbosa (Espaço Campus e Estúdio Aulas)

  • Governança - é a capacidade do governo de implementar as POLITICAS PUBLICAS de forma EFICIENTE(otimização dos recursos, utlização dos recursos de forma adequada/CORRETA). EX: O Brasil carece de governança, por que implanta programas a maioria das vezes super faturados... que custam semper o triplo do real. PRECISAMOS RECUPERAR A GOVERNANÇA!

    Governabilidade - PODER para governar, a população reconhece esse direito no qual é dados aos nossos representantes. 

  • gab.:E

    Governança - capacidade administrativa

    Governabilidade - condição política para governar

  • Essa afirmativa é "politicamente incorreta"! 

  • Leo Dwarf o garbarito é Errado então democracia nunca é demais! ;)

  • Nada haver colocar opniões e convicções políticas sobre candidatos presidenciaveis aqui...vamos seguir nas questões.

  • Acredito que o correto seria Governabilidade: Poder para governar. 

     

    Governança: capacidade de gorvernar.

     

    A capacidade não é diretamente afetada pelo excesso de democracia, mas o Poder é.

  • ERRADA

     

    GOVERNANÇA = CAPACIDADE DE GERIR, GERENCIAR. IMPLEMENTAR AÇÕES  E POLITICAS PÚBLICAS EFETIVAS. OU SEJA, BOA GESTÃO.

    EX: PLANOS, PROGRAMAS, DIRETRIZES, AÇÕES EM VÁRIAS AREAS: SAUDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA

    GOVERNABILIDADE = FORÇA POLITICA PARA PÔR EM PRATICA ESSAS AÇÕES E POLITICAS PROPOSTAS.

    EX: APROVAÇÃO DA SOCIEDADE EM RELAÇÃO AS AÇÕES DE GOVERNO (SE MEDIDA FOR IMPOPULAR PODE PRESSIONAR A NÃO APROVAÇÃO NO AMBITO LEGAL, LEIA-SE CONGESSO, PRINCIPALMENTE EM PERIODO ELEITORAL - VIDE ATUAL REFORMA DA PREVIDENCIA), NEGOCIAÇÃO ENTRE REPRESENTAÇÕES PARTIDÁRIAS NO CONGRESSO PARA APROVAÇÃO DE POLITICAS PUBLICAS.

  • Acredito que excesso de democracia jamais seria um problema...

  • "O governo brasileiro não carece de "governabilidade", ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrática e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governança, na medida em que sua capacidade de implementar as políticas públicas é limitada pela rigidez e ineficiência da máquina administrativa."

    .

    Administração Geral e Pública - Giovanna Carranza

  • Patricia, o Lula disse que o único problema da Venezuela é "excesso de democracia". Essa palavra não tem um significado transparente.

  • Kelly Monteiro, sua resposta não condiz com o momento atual, no qual, o País também está passando por dificuldade de GOVERNABILIDADE. Essa resposta (da Giovanna) foi no período inicial do primeiro mandato da Dilmona.


  • Tudo em em excesso é um problema, vira bagunça e perde o controle...Em muitos casos, confundem democracia com achar que pode fazer tudo sem medir consequências, falar, desrespeitar para defender, maltratar para defender, ofender para defender sua visão, para impor ideologias e comportamentos específicos, desvirtuando-os.

  • http://www.bresserpereira.org.br/papers/1996/95.admpublicaburocraticaagerencial.pdf

  • Errado.

    Governança x Governabilidade

    Governança, capacidade de implantar políticas públicas, diz respeito à maneira pela qual o poder é exercido no gerenciamento dos recursos sociais e econômicos de um país, e que engloba, desse modo, as técnicas de governo. Governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implantar políticas, está relacionada com competência técnica, que abrange a capacidade gerencial e financeira. Sob a ótica da ciência política, a governança pública está associada a uma mudança na gestão política. Trata-se de uma tendência para se recorrer cada vez mais à autogestão nos campos social, econômico e político, e a uma nova composição de formas de gestão como a inclusão da negociação, comunicação e a confiança daí decorrentes. É também m  modelo horizontal de relação entre atores públicos e privados no processo de elaboração de políticas públicas.

    Governabilidade: A governabilidade da administração pública tem forte relação com a afinidade de legitimidade do gestor público em relação à sociedade. Sem legitimidade não há como se falar em governabilidade. Diz respeito a uma capacidade política do Estado, refletindo na credibilidade e imagem pública da burocracia.

    Conforme Paludo (2013, p. 128), governabilidade significa também que "o governo deve tomar decisões amparadas num processo que inclua a participação dos diversos setores da sociedade, dos poderes constituídos, das instituições públicas e privadas e segmentos representativos da sociedade, para garantir que as escolhas efetivamente atendam aos anseios da sociedade, e contem com seu apoio na implementação dos programas/projetos e na fiscalização dos serviços públicos".
    A fonte ou origem da governabilidade é representada pelos cidadãos e pela cidadania organizada, os partidos políticos, as associações e demais agrupamentos representativos da sociedade (PALUDO, 2013).
    Sendo assim, o desafio maior da governabilidade está em conciliar as divergências constantes nos interesses dos diversos atores da sociedade, e uni-las em um ou vários objetivos comuns. Portanto, a viabilização dos objetivos políticos do Estado está muito relacionada com a capacidade de articulação em alianças políticas e pactos sociais.

     

  • ERRADO

     

    PROBLEMAS DE GOVERNABILIDADE (NÃO GOVERNABILIDADE/INGOVERNABILIDADE)
        - SOBRECARGA FISCAL (CRISE FISCAL DO ESTADO)
        - CRISE LEGITIMA DO ESTADO (PROBLEMA DE NATUREZA POLÍTICA)
        - EXCESSO DE DEMANDAS (CRISE DE RACIONALIDADE)

     

    Bobbio (2000)

  • Não tá errada mas não tá certa.

  • A governabilidade está relacionada à legitimidade que as autoridades públicas possuem para adotarem políticas públicas. O que confere maior nível de governabilidade é justamente o modelo democrático, ou seja, o fato de os indivíduos sentirem-se representados e de poderem influenciar nas decisões governamentais.

    Assim, o enunciado erra ao afirmar que o excesso de democracia gera problemas de governabilidade. A título de curiosidade a questão foi formulada a partir de artigo de autoria de Bresser-Pereira, vejamos trecho do artigo:

    Os problemas de governabilidade não decorrem de “excesso de democracia”, do peso excessivo das demandas sociais, mas da falta de um pacto político ou de uma coalizão de classes que ocupe o centro do espectro político.2 Nosso pressuposto é o de que o de que o problema político da governabilidade foi provisoriamente equacionado com o retorno da democracia e a formação do “pacto democrático-reformista de 1994” possibilitada pelo êxito do Plano Real e pela eleição de Fernando Henrique Cardoso

    Gabarito: Errado

  • ERRADO

    Governabilidade (Legitimidade - poder para governar - capacidade política) Ex: se o governo tem apoio político da sociedade, ele tem governabilidade.

    Governança (Capacidade técnica, financeira e gerencial - aspectos operacionais - gerir recursos)

  • ERRADO

    ·       GOVERNABILIDADE (poder para governar) – legitimidade:

    o  Os PROBLEMAS DE GOVERNABILIDADE ocorrem pela falta de um pacto político ou de uma coalizão de classes que ocupe o centro do espectro político.

    o  É a capacidade do governo de representar os interesses de suas próprias instituições

    o  É a capacidade de governar em sentido político.

    o  É uma medida necessária para permitir que o governo possa atender de forma adequada às demandas da sociedade.

    o  São as condições substantivas e materiais do exercício do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo derivada da sua postura diante da sociedade civil e do mercado.

    ·       GOVERNANÇA:

    o  É a capacidade de governar em sentido cnico.

    o  É a capacidade que determinado governo tem para formular e implementar suas políticas.

    o  FUNÇÕES DE GOVERNANÇA: avaliar, direcionar, monitorar

    o  Referencial básico de governança pública: mecanismo de governança, componentes, práticas, itens de controle.

  • ERRADO

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Fonte da questão:

    Livro: Reforma do Estado para a cidadania: a Reforma Gerencial Brasileira na Perspectiva Internacional

    Autor: Bresser Pereira

    Ano: 1998

    Os problemas de governabilidade não decorrem de "excesso de democracia", do peso excessivo das demandas sociais, como já se pretendeu afirmar, mas da falta de um pacto político ou de uma coalizão de classes que ocupe o centro do espectro político. (página 27)

  • o erro da questão está "nas demandas sociais". Muitos autores afirmam que o excesso de democracia pode sim interferir na Governabilidade, mas não as demandas sociais até pq o governo existe para isso. Prof. Fred Alvim
  • GABARITO: ERRADO

    ACRESCENTANDO:

    GOVERNABILIDADE

    - Capacidade política de governar;

    - Legitimidade;

    - Apoio (Cidadão/ Legislativo);

    GOVERNANÇA

    - Capacidade de implantar políticas públicas;

    - Serviços públicos;

    - Financeiro/ Administrativo;

    FONTE: QC

  • Link da resposta (pág. 27), do livro de Bresser Pereira: https://books.google.com.br/books?id=BG-QehP4dxMC&pg=PA27&lpg=PA27&dq=falta+de+um+pacto+pol%C3%ADtico+ou+de+uma+coaliz%C3%A3o+de+classes+que+ocupe+o+centro+do+espectro+pol%C3%ADtico&source=bl&ots=auNeqshAUi&sig=ACfU3U0F55lIJhDijfdjXBE8X3KRGBT_8w&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjcm8H3jIvuAhWGILkGHbzmDMYQ6AEwAnoECAEQAg#v=onepage&q=falta%20de%20um%20pacto%20pol%C3%ADtico%20ou%20de%20uma%20coaliz%C3%A3o%20de%20classes%20que%20ocupe%20o%20centro%20do%20espectro%20pol%C3%ADtico&f=false

  • O grande desafio da Governabilidade, segundo Paludo é:“

    ...conciliar os muitos interesses desses atores (na maioria divergentes) e reuni-los num objetivo comum a ser perseguido por todos (ou vários objetivos comuns)

    (PALUDO, Augustinho Vicente. Op. Cit. P.173)

  • Os problemas da governabilidade decorrem, principalmente, da incapacidade de o governo atender aos anseios dos administrados. Isso é a realidade na prática. O PDRAE, inclusive, foi proposto numa época em que havia governabilidade, ou seja, a população apoiava o governo, porém não havia governança, isto é, a capacidade de implementar políticas públicas e atender aos anseios sociais. O que isso poderia levar? Poderia levar à perda da governabilidade/legitimidade, uma vez que governança e governabilidade andam juntas.

    Certo é que quanto mais democracia e mais demandas sociais, maiores são os desafios do governo, como tem sido a Administração Pública brasileira, desde o patrimonialismo até a implantação do gerencialismo.

    GAB E