-
CONHECIDO COMO GRÁFICO ESPINHA DE PEIXE DE ISHKAWA.
Esse diagrama gerencia o controle de qualidade dos processos e evidencia uma série de causas possíveis de um defeito (gargalos), possibilitando que estas sejam analisadas para uma possível solução.
O Fluxograma mostra a sequência lógica dos processos e o gráfico de Ishkawa, ao identificar um problema, possibilita a melhoria no mapeamento do processo.
gab. ERRADO.
-
Questão boa para revisar que as FERRAMENTAS DOS PROCESSOS podem ser utilizadas em conjunto.
-
ERRADO
Diagrama de Causa e Efeito:
O Diagrama de Causa e Efeito é uma das mais importantes Ferramentas da Qualidade. Está principalmente ligada à análise de falhas ou dispersão de resultados, seja em equipamentos, sistemas ou processos. Sua principal função é indicar quais as causas que podem influenciar um determinado efeito.
Conhecido como Diagrama de Ishikawa, nome de seu idealizador o engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943, ou ainda, Diagrama Espinha-de-peixe, devido a seu formato bem característico, teve em seu início o estudo baseado em 4 Grandes Causas e no decorrer dos anos seria aperfeiçoado, chegando a uma análise atual de 6 grandes Causas, descrita em algumas literaturas como Análise 6M´s.
http://www.gestaoporprocessos.com.br/ferramentas-da-qualidade-diagrama-de-causa-e-efeito-e-estratificacao/
-
ERRADO
1º Gargalos são pontos em que o processo "empaca". Quando ocorrem gargalos, o processo tem seu desempenho prejudicado.
2º O diagrama de causa e efeito identifica a causa de um problema, e ainda, mostra a área que ele está inserido. Portanto, é ferramenta fundamental para a montagem de um fluxograma.
________________________________________________________________________________________________________________
Diagrama de causa e efeito
Também conhecido como diagrama espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa (nome de seu criador), é uma técnica frequentemente utilizada para busca da causa-raiz de problemas.
(GUIA DE GESTÃO DE PROCESSOS - CBOK, ED. 2013)
-
Jordana,
seu comentário está todo certinho, apenas uma observação no final: a ferramenta que permite identificar A CAUSA RAIZ NÃO É O DIAGRAMA ESPINHA DE PEIXE, E SIM O MÉTODO DOS 5 POR QUÊS.
Valeu!!!
-
Apesar de possibilitar a organização de processos, o diagrama de causa e efeito sequencial não deve ser utilizado como ferramenta auxiliar para montar o fluxograma, por não revelar os gargalos produtivos. ERRADO.
O diagrama de causa e efeito/espinha de peixa ou diagram de Ishikawa - é uma ferramenta que possibilita a identificação das causas de um determinado problema, analisando assim todos os fatores que envolvem a execução do processo.
Para quem tem alguma dúvida:
Gargalos - são falhas encontradas em determinado processo.
Fluxograma - é a representação gráfica que detalha o passo a passo de determinado processo.
-
A Pessoa paga uma assinatura para postar frases motivacionais em todas as questões.
Putz.
Estudante Focado EM MOTIVAÇÃO
-
Você não vai pasar só postando frases motivacionais. De coração, vá estudar! <3
-
Olá Hermes Forher,
Você pode utilizar a ferramenta "ANOTAÇÕES" em vez de "COMENTÁRIOS" para "guardar a questão" ;)
-
Diagrama de causa e efeito sequencial = Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe.
Bom, é um diagrama que expressa, de modo simples e fácil, a série de causas e efeitos de um processo ou um problema.
O diagrama é uma forma sequencial e ordenada para se descrever ou separar todas as fases e partes de um problema.
As causas são buscadas ativamente e de forma sinérgica e representa o grau de conhecimento do grupo sobre o problema, bem como as etapas que atuam no processo, assim como, se todos os elementos e departamentos envolvidos na abordagem do problema o estão interpretando do mesmo ponto de vista
O diagrama pode ser usado para qualquer problema.
Causa e Efeito
Efeito = Característica da Qualidade
Causa = Fatores diversos
Os fatores envolvidos nos problemas de qualidade são incontáveis. Os Diagramas de Causa e Efeito permitem equacionar as causas de dispersão e organizar as relações mútuas entre os fatores envolvidos.
O diagrama de causa e efeito, foi desenvolvido para apresentar a relação entre o “efeito” e todas as possibilidades de “causa” que podem contribuir para este efeito.
Um diagrama de causa e efeito bem detalhado tomará a forma de espinha-de-peixe e daí o nome alternativo de diagrama espinha-de-peixe.
Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo ou algoritmo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.
Apesar de possibilitar a organização de processos, o diagrama de causa e efeito sequencial não deve ser utilizado como ferramenta auxiliar para montar o fluxograma, por não revelar os gargalos produtivos. Errado!
-
Kristiane Graciliano, só copiei e colei do CBOK 2013.
O trecho transcrito está na página 420 :)
-
Diagrama de CAUSA-EFEITO: está relacionado ao princípio de pareto ou princípio 80-20.
OU SEJA, 80% das consequências é decorrida de 20% das causas.
-
Gabarito Errado.
*Diagrama de causa-efeito (Ishikawa)
O diagrama de Ishikawa, também conhecido como Gráfico Espinha de Peixe (fisfhbone), diagrama de causa e efeito, método 4M ou 6M, é uma ferramenta muito útil para que se possam visualizar as várias causas que levam a um efeito, de maneira hierárquica, em função dos grupos de causas estabelecidos previamente ou observados durante o processo de classificação.
>Para cada efeito podem existir diversas causas dentro de várias categorias, como método, mão de obra, matéria-prima, máquinas (4Ms), mensuração e meio ambiente (6 Ms).
>Com isso, é possível ampliar a visão das possíveis causas de um problema para que se possa pensar sobre sua resolução. A fácil visualização é uma de suas grandes vantagens, pois as causas e subcausas são estruturadas de modo a formar um gráfico parecido com uma espinha de peixe.
-
se a causa é evidenciada, ali estará o gargalo de defeito para melhoria.
-
O Diagrama serve exatamente para isso!
-
Gargalo Produtivo é qualquer obstáculo no sistema produtivo que restringe e determina o seu desempenho e a sua capacidade de obter uma maior rentabilidade. Sendo justamente este o objetivo do diagrama identificar os obstáculos ou causas que geram um efeito de improdutividade, menor desempenho ou rentabilidade!
-
O DIAGRAMA CAUSA E EFEITO OU ESPINHA DE PEIXE, IDEALIZADO PELO JAPONÊS KAORU ISHIKAWA CONSISTE EM UMA TÉCNICA QUE BUSCA IDENTIFICAR O PROBLEMA RAIZ DE DETERMINADO TROPEÇO ORGANIZACIONAL.
-
DIAGRAMA DE ISHIKAWA: ferramenta destinada a operações e situações típicas do processo PRODUTIVO. O diagrama organiza o raciocínio e a discussão sobre as causas de um problema prioritário e analisa as dispersões em seu processo e os efeitos decorrentes disso.
-
TÁ LOUCO CESPE? FALANDO MAL DO ISHIKAWA???
-
Como possibilita a organização de processos, o diagrama de causa e efeito sequencial deve ser utilizado como ferramenta auxiliar para montar o fluxograma, por revelar os gargalos produtivos.
-
Isso ae, Leandro
Ishikawa eh o pai
-
coloquei o nome do meu cachorro de Ishikawa, KKKKK detale ele morreu.
-
GAB. ERRADO
ASSERTIVA: Apesar de possibilitar a organização de processos, o diagrama de causa e efeito sequencial não deve ser utilizado como ferramenta auxiliar para montar o fluxograma, por não revelar os gargalos produtivos.
RESPOSTA: Errado, a questão contraria ao dizer que o diagrama de causa e efeito ( ISHIKAWA ) não revela os gargalos produtivos, pelo contrario esse é uma das principais características dessa ferramenta de qualidade.
-
-
ERRADA
O DIAGRAMA DE ISHIKAWA / ESPINHA DE PEIXA É UMA DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS DA GESTÃO DE PROCESSOS, QUE BUSCA IDENTIFICAR AS CAUSAS DE UM DETERMINADO PROBLEMA.
DEMAIS TÉCNICAS:
- CICLO PDCA.
- BRAINSTORMING.
- FLUXOGRAMA.
- REENGENHARIA.
- BENCHMARKETING.
-
Gabarito - Errado.
O diagrama de causa-efeito mostra as causas para um efeito em sequência, possibilitando identificar quais as causas que geram gargalos, ou seja, pontos onde o processo não consegue ter fluidez. Assim, o gráfico de causa-efeito pode ser utilizado sim para montar o fluxograma.
-
Quando aplicamos a metodologia do Diagrama de Ishikawa dentro da sequência lógica e de encadeamento de atividades e decisões (fluxograma), é possível identificar um problema específico e buscar as suas causas prováveis, possibilitando correções para melhorar o processo.
Observem que não são identificados gargalos, mas as causas!
-
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou, ainda, Diagrama Espinha de Peixe e Diagrama 6M (área de produção), permite estruturar hierarquicamente as causas de determinado problema ou oportunidade de melhoria.
Vamos ver um exemplo?
Imagine o seguinte problema levantado numa lavanderia comercial: roupas manchadas. As causas serão levantadas considerando método, máquina, material, mão de obra, medida e meio ambiente. Por exemplo, no método podemos ter como causa a qualidade da água; no material podemos ter como causa o sabão utilizado. No entanto, quando eu falo em gargalos, eu falo em identificação exata da restrição que está manchando as roupas, que pode ser a qualidade da água ou o sabão utilizado, ou, ainda, os dois. No entanto, essa identificação precisa ocorrer na análise do processo em si, e não apenas na utilização do diagrama.
Em suma, o diagrama identifica possíveis causas, mas não os gargalos!
Fonte: Prof. Adriel Sá
Gabarito: Errado
-
ERRADO
-
Certo.
Ele deve ser utilizado e o diagrama revela os gargalos.
-
Errado.
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou, ainda, Diagrama Espinha de Peixe e Diagrama 6M (área de produção), permite estruturar hierarquicamente as causas de determinado problema ou oportunidade de melhoria.
Vamos ver um exemplo?
Imagine o seguinte problema levantado numa lavanderia comercial: roupas manchadas. As causas serão levantadas considerando método, máquina, material, mão de obra, medida e meio ambiente.Por exemplo, no método podemos ter como causa a qualidade da água; no material podemos ter como causa o sabão utilizado.No entanto, quando eu falo em gargalos, eu falo em identificação exata da restrição que está manchando as roupas, que pode ser a qualidade da água ou o sabão utilizado, ou, ainda, os dois. No entanto, essa identificação precisa ocorrer na análise do processo em si, e não apenas na utilização do diagrama.Em suma, o diagrama identifica possíveis causas, mas não os gargalos!
-
Veja que:
1-) O diagrama de ishikawa é utilizado para levantar possíveis causas (gargalos) de um problema
2-) O fluxograma visa mapear um processo
Na fase de análise do processo, o diagrama de ishikawa é útil, pois pode permitir que o processo seja modificado. Nesse caso o fluxograma vai mapear essa nova caracterização do processo.
-
Gabarito: errada.
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa-Efeito, é uma ferramenta que auxilia o gestor a identificar as causas de determinados efeitos em um processo. Ou seja, essa ferramenta auxilia o gestor a identificar as causas que geram determinados efeitos (ou problemas) e, consequentemente, “compreender” melhor um processo.
Em outras palavras, o Diagrama de Ishikawa permite ao gestor “visualizar” e “entender” quais são as causas que estão gerando determinados efeitos (problemas).
Portanto, o Diagrama de Causa-Efeito pode sim ser utilizada como ferramenta auxiliar para a elaboração de um fluxograma.
fonte: Estratégia Concursos - Prof. Stefan Fantini
-
Gabarito''Errado''.
Segundo o professor Rodrigo Rennó, este diagrama de Causa e Efeito, ou Ishikawa, que foi seu criador, é utilizado quando precisamos estudar as possíveis causas de um problema.
Ele é muito importante para que os envolvidos no problema possam visualizar todos os fatores que podem estar provocando os defeitos. Possibilita a estruturação e a hierarquização destas possíveis causas, evitando muitos dos seus efeitos,.
Portanto, a assertiva está errada, pois esse diagrama pode ser utilizado como ferramenta auxiliar para montagem do fluxograma.
Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!