SóProvas


ID
2680627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o próximo item, referente a tabela de temporalidade, acondicionamento, armazenamento, preservação e conservação de documentos em arquivo.


Em documentos mantidos em arquivos permanentes, as reações químicas devido aos materiais utilizados nos invólucros são situações esperadas, mas praticamente impossíveis de ser evitadas.

Alternativas
Comentários
  • Achei que seria certa, pois nenhum documento dura pra sempre, mesmo com cuidados. Reações químicas são praticamente impossíveis de ser evitadas

    Alguem explica??

  • Não são impossíveis de serem evitadas, visto que podem ser evitadas por meios de métodos de conservação e preservação, utilização de papel neutro ou alcalino, acondicionamento e armazenagem corretas, etc

    Para dicas de concurso, questões comentadas, notícias, meu dia a dia: me siga no instagram @pedroconcurso ou instagram.com/pedroconcurso

  • Questão mal posta.

    Podem se tomar os cuitados cabiveis para amenizar o problema.
    Mas evitar as reações quimicas é impossivel.

  • Questão confusa... Também concordo que o documento não dura para sempre, e a tendência é se degradar ao longo dos anos, mesmo que tenhamos todos os cuidados. Se retarda, mas não se evita. No entanto, acho que a banca quis dizer em relação aos invólucros, que podem ser retirados ou modificados e comprovando assim que é possível se evitar a degradação em relação a essa variante.

  • Creio que a questão gira em torno da palavra ''EVITAR''. Por exemplo: você pode evitar comer porcaria para não ficar doente, mas isso nao impede que você fique. Então voce também pode evitar involucros que causem uma reação quimica prejudicial...

    Me corrijam se eu estiver errado.

     

  • Colega Pedro Marques, a questão não fala impossível, fala PRATICAMENTE impossível. Esse é o questionamento.

  • Achei díficil a questão.
    Coloquei certa, por causa desse PRATICAMENTE, se não tivesse essa palavra até concordaria com o gabarito. 
    Fala praticamente impossivel(não que é impossivel), que da brecha para possiveis e podem ser evitadas por meio da conservação e preservação...
    Mas como a banca é suprema, minha palavra não vale nada mesmo, sigamos...

    gab da banca: errado

  • A questão esta errada por justificar a degradação do documento por materiais dos involucros. e afirma que e praticamente impossivel se evitar que o material dos involucros deteriorem o documento. porem, existem medidas ed preservaçao que descartam esse IMPOSSIVEL.

  • A banca poderia considerar o que quisesse, como em metade das questões que ela porcamente elabora.

  • em questões que a banca põe um sentido definitivo( impossivel, exclusivamente.etc) é bom prestar mais atenção, principalmente sendo cesp.

  • R.: Errado. É possível sim prever, controlar e até mesmo evitar tais reações químicas. Basta que os invólucros sejam confeccionados em material de qualidade arquivística (de PH neutro ou o mais alcalino e que atendam determinadas exigências).

  • Em documentos mantidos em arquivos permanentes, as reações químicas devido aos materiais utilizados nos invólucros são situações esperadas, mas praticamente impossíveis de ser evitadas. Errada? Esse praticamente aos meus olhos deixa a questão tão certinha..
     

  • ERRADO.

     

    Sim, é possível. Nos arquivos permanentes, recomenda-se todo tipo de material com pH neutro (caixas, envelopes, pastas), a fim de que os documentos não envelheçam mais rapidamente no momento de sua guarda. Portanto, material de pH neutro tende a conservar os documentos.

     

    Bons estudos.

  • eu tô resolvendo questões aqui de boa, mas quando chega numa da Cespe, menino, eu respiro fundo e leio, calmamente, CADA GRAFEMA rs

  • Resolução: a utilização de invólucros que causam reações químicas não deveria ser uma situação esperada, já que a recomendação é que os documentos permanentes sejam criados e acondicionados em materiais próprios para proteger os documentos e as informações neles contidas.

    Resposta: errada

    Fonte: Professora Serenna Alves - Direção Concursos

  • Errado.

    Uma alternativa para proteger documentos da poluição presente no ar é acondicioná-los em invólucros que absorvam os poluentes. A poluição do ar é um dos elementos que mais afetam a preservação dos documentos. Tais elementos podem ocasionar reações químicas quando em contato direto, ou podem propiciar a existência de outros fatores de danos, como a presença de micro-organismos. Entre as medidas para proteger os documentos da ação de tais elementos é o isolamento do documento, evitando que o mesmo tenha contato com o ar poluído, ou reduzindo este contato, o que pode ser feito utilizando invólucros que absorvem estes poluentes.

    A conservação ativa integra todas as etapas diretas e indiretas, bem como intervenções realizadas no objeto de modo a prolongar o seu tempo de vida. Inclui uma nova execução de caixas e invólucros para acondicionar os objetos, a sua limpeza, desacidificação em massa e desinfecção. Esta fase em conservação envolve tarefas que podem ser realizadas por conservadores profissionais. 

  • Não entendi o porquê da afirmativa ser "errada". É possível evitar 100% as reações químicas? Tem que rir pra não chorar

  • De acordo com as "Recomendações para a produção e armazenamento de documentos de arquivo" do Conselho Nacional de Arquivo (Conarq), o uso de invólucros nos documentos deve ser uma ação a ser desenvolvida com o objetivo de proteger os documentos. Porém, os invólucros devem conter especificações que minimizem os danos.

    Vamos ver o que diz as recomendações?

    "Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos e corresponder às expectativas de preservação de documentos."
    Fonte: Recomendações para a produção e armazenamento de documentos de arquivo, página 15.

    Dica: os invólucros danificam os documentos, por isso o invólucro escolhido deve ser alcalino.

    Analisando a questão, o examinador afirma que a utilização dos invólucros e suas possíveis reações químicas é algo esperado (o que está correto), entretanto, os danos são evitáveis justamente porque a escolha do material do invólucro vai evitar que a deterioração aconteça.

    Gabarito do professor: errado
  • a utilização de invólucros que causam reações químicas não deveria ser uma situação esperada, já que a recomendação é que os documentos permanentes e que possuem longos prazos de guarda sejam criados e acondicionados em materiais próprios para proteger os documentos e as informações neles contidas.

    Resposta: errada

  • Temos que ter sempre muito cuidado com as questões com os termos IMPOSSÍVEL, SOMENTE, JAMAIS... estes devem ser analisados com cuidado.

  • GABARITO: ERRADO

    De acordo com as "Recomendações para a produção e armazenamento de documentos de arquivo" do Conselho Nacional de Arquivo (Conarq), o uso de invólucros nos documentos deve ser uma ação a ser desenvolvida com o objetivo de proteger os documentos. Porém, os invólucros devem conter especificações que minimizem os danos.

    Vamos ver o que diz as recomendações?

    "Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos e corresponder às expectativas de preservação de documentos."

    Dica: os invólucros danificam os documentos, por isso o invólucro escolhido deve ser alcalino.

    Analisando a questão, o examinador afirma que a utilização dos invólucros e suas possíveis reações químicas é algo esperado (o que está correto), entretanto, os danos são evitáveis justamente porque a escolha do material do invólucro vai evitar que a deterioração aconteça.

    FONTE: Serenna Alves, Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos, de Arquivologia

  • Direto ao ponto!

    Em documentos mantidos em arquivos permanentes, as reações químicas devido aos materiais utilizados nos invólucros são situações esperadas, mas praticamente impossíveis de ser evitadas (IMPOSSÍVEIS NÃO, pois há inúmeras técnicas de conservação e preservação.).

    Obs.: Se dissesse: ... que as técnicas de preservação tornam IMPOSSÍVEL a degradação. ERRADO TAMBÉM

    Sempre haverá degradação química ou ambiental, porém as técnicas preservação/conservação e em último caso de restauração prolongam a existência!

    GABARITO: ERRADO

  • Ridículo! Vou nem parafrasear Lavoisier.