-
GABARITTO ----.> ERRADO
-
ERRADO
A escolha do local de um arquivo deve levar em consideração a ambiência adequada para a preservação dos acervos e o desenvolvimento de suas funções como um todo. Nesse sentido, é também necessário assegurar facilidades de acesso e comunicação. O terreno destinado à construção de um edifício para arquivo deve ser seco, livre de risco de inundação, deslizamentos e infestações de térmitas. Assim, devem ser evitadas áreas propensas a perigos para a segurança e a preservação dos acervos, tais como:
· proximidade com o mar, zonas pantanosas, rios ou locais sujeitos a inundações;
· terrenos e subsolos úmidos;
· regiões de fortes ventos e tempestades;
· regiões de ventos salinos e com resíduos arenosos;
· proximidade com indústrias que liberam poluentes;
· proximidade com usinas químicas, elétricas e nucleares;
· proximidade com linhas de alta tensão;
· proximidade com entrepostos de materiais inflamáveis e explosivos;
· terminais de tráfego aéreo e terrestre;
e · áreas de intenso tráfego sujeitas à trepidação, ruído e poluição.
No caso de novas construções, recomenda-se que antes da elaboração do projeto sejam solicitados estudos geotécnicos sobre as condições do terreno. Em edifícios já existentes, as recomendações anteriores também se aplicam, no que diz respeito ao estudo das condições do prédio em relação ao solo e seu entorno. Há edifícios que apresentam focos de umidade e de insetos vindos do solo, que certamente irão colocar em risco a documentação a ser preservada. Outros fatores importantes são as condições de resistência a cargas e a necessidade de expansão, esta não só vinculada às limitações do terreno, como também às limitações legais de uso, de alterações e adequações, muitas vezes impostas aos edifícios tombados.
http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_construo_de_arquivos.pdf
-
Gab.: ERRADO
Áreas Externas
A localização de um depósito de arquivo deve prever facilidades de acesso e de segurança contra perigos iminentes.
Áreas Internas
As áreas de trabalho e de circulação de público deverão atender às necessidades de funcionalidade e conforto, enquanto as de armazenamento de documentos devem ser totalmente independentes das demais.
-
O examinador só quer saber se vc sabe que pode armazenar em ambiente interno e externo.
Pense diferente da maioria
-
Todos os documentos devem ser armazenados em locais que apresentem condições ambientais apropriadas às suas necessidades de preservação, pelo prazo de guarda estabelecido em tabela de temporalidade e destinação..
Os Doc´s podem ser armazenados tanto externos quanto interno.
-
R.: Errado. Além dos critérios internos (como climatização, controle de acesso, tipo de mobiliário e etc.) é possível controlar em certos aspectos o ambiente externo (evitando locais próximos ao mar, sujeitos a inundações e etc.). Ou seja, de certa maneira, é possível controlar alguns aspectos externos.
-
" uma vez que as áreas externas extrapolam a capacidade de averiguação do profissional de arquivologia."
Confuuusa...
CESPE viajou nessa...deu uma CESPADA! Fala sério!!!
-
Entrada da luz solar pela janela. Fator externo capaz de compreender a sua interferência no armazenamento.
-
Evitar subsolos, por exemplo. Risco de inundação.
-
A meu ver o erro da questão está na parte que diz que "as áreas externas extrapolam a capacidade de averiguação do profissional de arquivologia", pois tais áreas não extrapolam a capacidade do profissional, que tem capacidade de averiguar também as áreas externas para definir os locais mais adequados de armazenamento.
-
Pode escolher onde será construído o arquivo, por exemplo;
-
Analisei a questao como Errada pelos seguintes fatores:
1º Ao falar "depósito" - arquivos têm sua importância e não devem ser considerados vulgarmente "depósitos";
2º Exitem os Arquivos Centrais ( são os que estão situados fora dos setores de trabalho e acumulam, em um único lugar, documentos dos diversos setores) e existem os Arquivos Setoriais (os que são instalados nos próprios setores que utilizam os documentos no dia a dia)
-
Creio que o comentário do Renevam seja o mais sucinto.
-
Os locais de armazenamento de documentos de arquivo devem estar embuídos de elementos específicos que favorecerão a proteção dos documentos ao longo do tempo. Esses elementos devem ser observados tanto internamente quanto externamente ao local.
Como exemplo externo, podemos citar o risco de inundação como elemento a ser evitado na escolha do local. Internamente, temos que observar se a estrutura predial suporta o peso de grandes massas documentais.
Esses e outros elementos estão listados na recomendação do Conarq, que pode ser acessada através deste link, a partir da página 9.
Voltando para a questão: a banca diz que os fatores internos devem ser observados na escolha do local, mas que os fatores externos estão aquém do arquivista e, portanto, os elementos externos não devem ser observados, o que está errado.
Dica: tanto os elementos externos quanto os elementos internos devem ser observados na escolha do local onde ficarão armazenados os documentos de arquivo.
Gabarito do professor: errado
-
Pessoal tem que tomar cuidado com os comentários errados. Tem muito comentário embasado no puro achismo. Que vontade é essa de comentar se você não tem certeza do que está "ensinando"?
Nessa questão, chegou-se ao absurdo de o segundo e o terceiro comentário mais curtidos dizerem que se pode armazenar arquivo em ambiente externo.
As áreas externas estão incluídas na capacidade de averiguação do arquivista não porque ele quer armazenar os arquivos lá fora, mas sim porque elas podem afetar as condições dentro do depósito.
-
GAB.OFICIAL:ERRADO
-
Direto ao ponto!
Para a definição dos locais mais adequados ao armazenamento de documentos, é possível estabelecer critérios restritos ao ambiente interno do depósito (ATÉ AQUI OK), uma vez que as áreas externas extrapolam (TEM DE SE AVERIGUAR TAMBÉM: áreas de escape, risco de inundações, evitar subsolos devido à alta UR, etc.) a capacidade de averiguação do profissional de arquivologia.
GABARITO: ERRADO
-
Marquei certo e continuo acreditando que está certo. Pense, vão construir um prédio para o arquivo, o arquivista tem de saber de cálculo estrutural, topografia do terreno, qualidade dos materiais, normas técnicas...