SóProvas


ID
2680684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à assistência de enfermagem ao paciente com lesão renal aguda (LRA), julgue o próximo item.


A monitoração da evolução da creatinina sérica deve ser feita em intervalos de 72 horas para identificação precoce de LRA.

Alternativas
Comentários
  • Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível. 

    A creatinina é derivada principalmente do metabolismo da creatina muscular e a sua produção é diretamente proporcional à massa muscular. A elevação da creatina mostra que já há dano renal, há outros marcadores que realmente agem precocemente diagnosticando a IRA em até 48 horas anteriores a sua instalação. Portanto a afirmativa está errada. 

    Gabarito do Professor: ERRADO 

    Bibliografia 

    https://arquivos.sbn.org.br/pdf/biomarcadores.pdf 

    Cerqueira, Denise de Paula, Tavares, José Roberto, & Machado, Regimar Carla. (2014). Fatores preditivos da insuficiência renal e algoritmo de controle e tratamento. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 22(2), 211-217. 


  • A avaliação da creatinina deve ser realizada entre 6 a 12 horas de intervalo, para que identifique precocemente a lesão.