SóProvas


ID
268084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens a
seguir.

A proveniência territorial deu origem ao princípio da territorialidade, segundo o qual os arquivos devem ser conservados em serviços de arquivo do território onde foram produzidos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO
    Segundo esse princípio, os arquivos devem ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, ressalvados os documentos produzidos por representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.
  • O princípio da territorialidade define-se como sendo «o princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último». Este território pode ser um país, uma região administrativa ou até uma instituição.
    O princípio da territorialidade distingue-se, pois, do Princípio da Pertinência Territorial «segundo o qual, sem se ter em conta o seu lugar de criação, os arquivos deveriam ser entregues ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território a que o conteúdo deles se refere».
  • Princípio da territorialidade:

    Devem ser conservados no meio donde emanam ou que influenciaram a sua produção.
    aplica-se em três níveis: nacional, regional e institucional.
  • É estranho, mas o princípio da territorialidade e o da proveniência territorial não são o mesmo?

  • CORRETA!

    Princípio da territorialidade:

    É o princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último. Para que os arquivos permaneçam vivos, sejam utilizados e melhores entendidos, devem ser conservados o mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção. Esse local pode ser nacional, regional e institucional.

  • O princípio da proveniência territorial estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos. Este território pode ser um país, uma região administrativa, província, etc. ou até uma instituição. Poder-se-ia, pois, defini-lo deste modo: princípio derivado do princípio da proveniência que preconiza que os arquivos sejam conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos ou, melhor, na instituição produtora do fundo.

    (Os fundamentos da disciplina arquivística, Rousseau e Couture, pg 37)

     

    gabarito: CERTO