SóProvas


ID
2680870
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Esse movimento descobriu algo que ainda não havia sido conhecido ou enfatizado antes: a “poesia pura”, a poesia que surge do espírito irracional, não conceitual da linguagem, oposto a toda interpretação lógica. Assim, a poesia nada mais é do que a expressão daquelas relações e correspondências, que a linguagem, abandonada a si mesma, cria entre o concreto e o abstrato, o material e o ideal, e entre as diferentes esferas dos sentidos.

Sendo a vida misteriosa e inexplicável, como pensavam os adeptos desse movimento, era natural que fosse representada de maneira imprecisa, vaga, nebulosa, ilógica e ininteligível.

(Afrânio Coutinho. Introdução à literatura no Brasil, 1976. Adaptado.)


O comentário do crítico Afrânio Coutinho refere-se ao movimento literário denominado

Alternativas
Comentários
  • Principais características do Simbolismo

    · Retorno à segunda fase romântica que ficou conhecida como mal do século. No entanto, o Simbolismo foi mais profundo no universo metafísico do que a geração marcada por Álvares de Azevedo.

    · Apesar da métrica definida, o Simbolismo desrespeitava a gramática com o intuito de não limitar o artista.

    · Atenção exclusiva ao “eu”, explorando-o através de uma linguagem pessimista e musical, de modo que a carga emotiva das palavras é ressaltada. A poesia é aproximada da música pelo uso de aliterações.

  • COMPLEMENTANDO...

    Simbolismo pregava também:

    Misticismo

    O não racional ( o não saber das coisas) deixando vago e subjetiva a visão do mundo

    Contrapunha ao Realismo

    Letra D

    APMBB