SóProvas


ID
268090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos e princípios arquivísticos, julgue os itens a
seguir.

A gênese, a exclusividade e a inter-relação são elementos que aproximam os documentos de arquivo de todos os outros tipos de documentos.

Alternativas
Comentários
  • A questão é uma mistureba de conceitos!
    A gênese ("origem"), a exclusividade e a inter-relação são princípios arquivísticos. A origem é o mesmo que princípio da proveniência ou procedência. Este afirma que os documentos produzidos por uma fonte geradora devem ser mantidos em um mesmo fundo, ou seja, não devem ser misturados.
    A exclusividade está ligada à criação e recepção do arquivo, ou seja, somente é considerado arquivo os documentos criados ou recebidos por uma repartição, firma ou instituição.
    A inter-relação é a ligação que os documentos de um arquivo tem entre si. 
    Quanto aos "tipos de documentos", estes nada mais são que divisões de espécie documental. Ex: carta régia, decreto-lei etc.
  • Acredito que a questão esteja errada por afirmar que os documentos de arquivo se assemelham aos outros tipos de documento por possuir tais características. Tais características são exatamente o que difere um documento de arquivo dos outros tipos... Alguém concorda?
  • Concordo com a Marina, na minha opinião são justamente estes elementos que diferem, ainda mais, os documentos de arquivo de todos os outros tipos de documento.
  •  Marina, ao responder a questão (antes mesmo de ler seu comentário), pensei da mesma forma. Acredito que seja exatamente esta a explicação.
  • Eu acredito que:
    A gênese, a exclusividade e a inter-relação são características do arquivo que o diferenciam de outros tipos de documentos como por exemplo dos documentos de uma biblioteca. Na biblioteca não se considera a gênese (não se aplica o princípio da proveniência e documentos de diferenes produtores podem ser acumulados no mesmo fundo), não há exclusividade (várias bibliotecas podem possuir o mesmo documento - um livro por exemplo), não se aplica o princípio da organicidade, que mantém a organização original dos arquivos dada pela entidade produtora e inter-relacionamento entre eles