SóProvas


ID
2681269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das principais abordagens da administração e suas funções, julgue o item a seguir.

De acordo com a teoria da contingência, organizações flexíveis e adaptáveis funcionam de forma mais eficiente e efetiva nos dias de hoje.

Alternativas
Comentários
  • Teoria da Contingência: Onde ocorreu o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização. Tudo depende das características ambientais para a organização. Os sistemas culturais afetam as organizações. 

     

    Gabarito: Certo

     

    Fonte: Minhas anotações de questões anteriores do QC

  • É influenciada pela teoria geral dos sistemas e parte da premissa de que na administração não existe uma mesma solução para todos os problemas, pois as variaveis externas determinam as possibilidades internas 

  • Dentre as premissas da teoria da contngência temos que ela é FLEXÍVEL e ADAPTÁVEL.

  • Galera, a teoria da contingencia na diz que tudo é relativo e dependerá da situaçao? Entao as organizaçoes menos flexiveis tb seriam efetivas em determinadas ocasioes, nao? Alguem poderia esclarecer?
  • Pensei da mesma forma, Messias. De acordo com a teoria da contingência sempre acreditei que não havia um modelo superior a outro. Acredito caber recurso.

  • Larissa, ser flexivel e adaptavel significa dizer que a organização vai se comportar dependendo do ambiente em que esteja inserida. Ou seja, quando o ambiente pede menos flexibilidade, a instituição se adapta e, quando pede mais flexibilidade , a instituição se adapta tambem.

  • Pensei da mesma forma que Messias e errei, mas como o comentário do Luis lemos entendi. Vlw :)

  • Típica questão que pode ser justificada tanto para certa quanto para errada.

     

    Eu marquei errada por considerar que padronização gera economia enquanto a flexibilidade, apesar de ser benéfica à qualidade, pode tornar o processo mais caro, e, consequentemente, menos eficiente.

  • Perfeito. A teoria das contingências é mais adequada aos tempos modernos, com muitas mudanças no ambiente corporativo e tecnológico.

    Para ela, não existe uma melhor maneira de administrar, uma solução universal que possa ser utilizada por organizações de diversos tamanhos e áreas de atuação.

    Estratégia

  • "..nos dias de hoje."

    Pensei no fato de que antigamente as organizações eram fechadas! Desta forma, jamais seriam consideradas flexíveis e adaptáveis pois não se consideravam os fatores externos, referentes a tais considerações (de flexibilidade e adaptação).

  • Teoria da Contingência = ambiente, tecnologia e pessoas.

  • Um bom gestor deve adaptar-se às mudanças conjunturais e conseguir aproveitar as oportunidades oferecidas pelo ambiente.

  • CERTO

    A teoria contingencial "defende" organizações orgânicas, flexíveis....

    No livro de Chiavenato, Introdução à administração geral ( ed. 2014), tem a seguinte tabela:

    SISTEMAS ORGÂNICOS:

    -flexibilidade;

    -mudança;

    -adaptabilidade;

    -incerteza;

    -imprevisibilidade;

    -ambiente mutável;

    -teoria da contingência;

    -adhocracia.

  • Em um mundo globalizado deve existir maleabilidade.

  • A Teoria da Contingência surge para mostrar que as organizações estão inseridas em ambientes onde ocorrem constantes mudanças e que sofrem influência externa a todo instante.

     

    Por isso, não existe uma estrutura organizacional padrão que seja efetiva no atendimento às necessidades das organizações. Estas precisam interagir com o ambiente externo a ela e, para isso, precisam ser flexíveis e adaptáveis às mudanças ambientais (interna e externa) e tecnológicas para terem um bom desempenho no mercado atual.