SóProvas


ID
2681290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da estrutura organizacional, dos tipos de departamentalização, da organização informal e da cultura organizacional, julgue o próximo item.

Uma análise focalizada na estrutura organizacional preocupa-se com a rede interna de relações entre as partes que compõem a organização como um todo, bem como com a definição de princípios universais para o bom funcionamento da organização em questão.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

     

    ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

     

    - É a maneira pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas;

    - Constitui arquitetura ou formato organizacional que assegura a divisão e coordenação das atividades dos membros da organização;

    - Funciona como a espinha dorsal da organização, o esqueleto que sustenta e articula suas partes integrantes;

    - Ela se refere à configuração dos órgãos e equipes da organização.

     

     

    Fonte: Idalberto Chiavenato - Administraçao Nos Novos Tempos

     

  • Interessante salientar que, a Burocracia (inspirada em Weber, e aplicadas no Brasil a partir de 30 com Vargas) e a Teoria Clássica (Fayol) têm enfase na ESTRUTURA organizacional, e se você perceber, ambas se encaixam exatamente no enunciado da questão.

    Questão CORRETA.

  • Errei por achar que quem faz a "definição de princípios universais para o bom funcionamento da organização" é o planejamento estratégico, e não uma mera "análise focalizada na estrutura organizacional" 

  • A meu ver essa questão seria passível de recurso, visto que não existem princípios universais. Não existem regras imutáveis, tudo depende das contigências do ambiente.

  • Mayana Cristina,

     

    A questão quando se refere a princípios universais não está restringindo-os de modo que os mesmos não possam ser adaptados às especificidades de cada organização. Pelo contrário, ele já indica que tais princípios podem e devem ser adaptados conforme o caso. Fica fácil de perceber isso através do seguinte trecho: "princípios universais para o bom funcionamento da organização em questão." 

     

    A me ver, esse trecho quer dizer que os princípios universais são adaptados e aplicados à organização em questão. Após essa adaptação, eles se tornam universais para esta organização. Outra interpretação poderia ser a partir de que, mesmo adaptados, os princípios universais não deixam de ser universais por sofrerem adaptações pontuais. 

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Quando a questão se refere a rede interna de relações e não especifica se são formais ou informais, já considero erro para qualificar o conceito dentro de estrutura organizacional que não consolida as relações internas informais. Princípios universais ampliou tanto a afirmativa que não tive dúvidas em qualificá-la como errada. Mas o CESPE discorda... E pedir um comentário do professor aqui no QC é perda de tempo se vier da Karen...

  • CERTO!

     

    Uma anlise que leva em conta:

     

    *a rede interna de relações entre as partes que compõem a organização como um todo

     

    *a definição de princípios universais para o bom funcionamento da organização em questão.

     

     

    pode ser classificada com uma análise que está focalizada na estrutura organizacional?

     

     

    Sim, pode! isso pq, no momento de definir a estrutura organizacional (o modelo organizacional) esses dois aspectos acima citados (a rede interna de relações.... e a definição de princpípios universais....) são levados em conta e é basicamente isso que afirma a banca.

     

    A rede interna de relações  envolve tanto as relações formais quanto as informais. Não importa se a banca não especificou, pois ambas fazem parte da estrutura da organização. A questão  Q342356 tb da banca Cespe diz exatamente isso. Vou copir no finalzinho do comentário.

     

    A definição de princpípios universais seriam a definição dos valores da organização

     

    Portanto, uma análise focalizada na estrutura organizacional preocupa-se DENTRE OUTROS ASPECTOS, com a rede interna de relações entre as partes que compõem a organização como um todo, bem como com a definição de princípios universais para o bom funcionamento da organização em questão.

     

    ***********************************************************************************************************************

     

     Q342356   São duas as formatações da estrutura organizacional: a informal, resultante das relações sociais e pessoais, e a formal, que dá ênfase a posições em termos de autoridade e responsabilidades alocadas nas unidades organizacionais. Ambas devem ser consideradas no estudo e análise da estrutura organizacional 

     

    CERTO!

  • Entendo que os princípios universais para o bom funcionamento da organização estejam relacionados ao racionalismo, que é uma das características das organizações formais.

  • Gab.: CERTO

     

    Eis alguns PRINCÍPIOS da DEPARTAMENTALIZAÇÃO:


    • Princípio do maior uso - 0 departamento que faz maior uso de uma atividade, deve tê-la sob sua jurisdição.
    • Princípio do maior interesse - 0 departamento que tem maior interesse pela atividade deve supervisioná-la.
    • Princípio da separação e do controle - As atividades do controle devem estar separadas das atividades controladas.
    • Princípio da supressão da concorrência - Eliminar a concorrência entre departamentos, agrupando atividades correlatas no mesmo departamento.

  • Gente, um ponto que ninguém tocou e é importante é o seguinte: Apesar da questão não ter mencionado e ter focado nos aspectos internos, a análise da estrutura organizacional também tem foco no ambiente externo


    Entendam que, por exemplo, para definir o critério de departamentalização é necessário analisar a missão da empresa e o seu mister em paralelo com o mercado. Basicamente se chama Estratégia Organizacional!

     

    #avante!

  • Muito nada a ver. 

  • Questão Certíssima! 

  • Correta

    Basicamente, Análise deve focar no ASPECTO INTERNO, assim como no ASPECTO EXTERNO.

     

    Existe sim, princípios universais que dão rumo para o bom funcionamento da organização.

    14 princípios de Fayol

    Princípio da Transparência

    Princípio da Accountability

    Princípio da Responsabilidade

    Princípio da Eficiência, Eficácia, Efetividade

    Princípio da Racionalidade.

    Outros (...)

  • Parece complicada, mas é mais questão de interpretação.

  • Os princípios universais não seriam formulados na etapa de planejamento? E a estrutura organizacional não seria um aspecto da organização?

  • Gab: CERTO

    • Uma análise que foca na estrutura está direcionada ao ambiente interno, visando-se a melhoria, o planejamento, a organização das atividades, etc. OK!

    • Já os princípios universais, podemos citar o regimento interno, os valores, a integração de todos os departamentos, a ética, etc. São, basicamente, a manutenção da sinergia nos processos e na comunicação por todos! Ainda que cada setor/ departamento possua sua liberdade de autonomia, devem obediência aos padrões mínimos de comportamento e aos valores compartilhados. Portanto, os princípios universais estão ligados também ao comportamento interno.

    Erros, mandem mensagem :)