SóProvas


ID
268138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

O programa de gestão de documentos deve garantir a qualidade de reversibilidade do documento arquivístico.

Alternativas
Comentários
  • O documento arquivístico tem por base o princípio da continuidade, qual seja, a formação do arquivo de modo progressivo, natural e contínuo, razão pela qual é vedada a reversibilidade a fim de retorná-lo ao status quo ante.
  • E O QUE DIZER DO PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE?
    PRINCÍPIO SEGUNDO O QUAL TODO O PROCEDIMENTO OU TRATAMENTO EMPREENDIDO EM ARQUIVOS PODE SER REVERTIDO, SE NECESSÁRIO.

    FONTE: AULA PONTO DOS CONCURSOS.
  • Bem, pesquisei no livro da profa. Caroline Teixeira (Arquivologia para concursos) e não encontrei o princípio da reversibilidade. 

    Acredito que alguns concurseiros pecam por saber demais. Eu mesma não conhecia tal princípio e acertei a questão justamente por isto.

  • O Princípio da reversibilidade segundo o qual todo o procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário. É aplicado na RESTAURAÇÃO DE DOCUMENTOS e não na Gestão de Documentos.

  • O programa de gestão arquivística de documentos deve garantir as seguintes qualidades do documento arquivístico: organicidade, unicidade, confiabilidade, autenticidade e acessibilidade. (e-Arq, pag 21)

    não tem reversibilidade, gabarito: ERRADO

  • lembre-se que o Princípio da Reversibilidade, que reverte os tratamentos nos arquivos, é voltado para técnicas de restauração. Não é por ele que procedimentos de gestão de documentos são revertidos.

    Resposta: errada

  • Gab. E

    Princípio da Reversibilidade Princípio segundo o qual todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário. Normalmente, os alunos acham que esse princípio pode ser aplicado em todos os processos que ocorrem nos arquivos, mas isso não é verdade. Um documento não volta do arquivo permanente para o corrente, por exemplo, aplicando o princípio da reversibilidade, beleza? Esse princípio é mais voltado para técnicas de restauração de documentos, tome cuidado, gavião

    Fonte: Conceitos Fundamentais e Princípios Arquivísticos | Direção Concursos.

  • Exemplo de Reversibilidade: se for converter um arquivo para JPG, não devemos tornar essa ação irreversível. Ora, para tal, basta manter o arquivo no formato que possibilite alterações, por exemplo: se era um arquivo no Word, converta para quais formatos forem necessários, mas mantenha a matriz para não se arrepender ao fazer um processo de conversão (deletando o formato Word e mantendo apenas o JPG).

  • Serenna Alves | Direção Concursos

    lembre-se que o Princípio da Reversibilidade, que reverte os tratamentos nos arquivos, é voltado para técnicas de restauração. Não é por ele que procedimentos de gestão de documentos são revertidos.

    Resposta: errada