SóProvas


ID
2681380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com relação a compras, julgue o item que segue.


A realização de uma compra sob o critério de menor preço pode restringir a negociação com fornecedores quanto ao prazo de entrega e à forma de pagamento.

Alternativas
Comentários
  • pode restringir a negociação com fornecedores.

    Hipótese

    CERTO

  • Pelo que entendi, se eu estabeleço um critério ou requsito, não vou estar aberta a todos os fornecedores. Dessa forma, vou criar certas restrições com base nesse critério. Nesse caso será restrições quanto a forma de pagamento e prazo para entrega.

    Exemplo idiota para compreensão: Se eu estabeleço critérios para arranjar um namorado, não estarei aberta para todo mundo. Restringindo assim, a """negociação.""" Ele vai demorar a chegar ( prazo de chegada) como no exemplo acima.

  • Essa palavrinha PODE é o coringa do CESPE. Apareceu na acertiva, fique atento.

     

  • Pode! adoro essa palavrita :)

  • Banca dos demoniosss!!!

  • Gabarito: Certo

    (Lei 8666/93)

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:(...)

    III - submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado;

    IV - ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade;

    Art. 40.- § 4o Nas compras para entrega imediata, assim entendidas aquelas com prazo de entrega até trinta dias da data prevista para apresentação da proposta, poderão ser dispensadas:

  •  Indicada para comentário.

  • Alguém poderia colocar fundamento legal???

  • Embasamento legal:

    DL.7892:

    Art. 6°, § 6º  Caso o órgão gerenciador aceite a inclusão de novas localidades para entrega do bem ou execução do serviço, o órgão participante responsável pela demanda elaborará, ressalvada a hipótese prevista no § 2º, pesquisa de mercado que contemple a variação de custos locais ou regionais.

    Art. 9º  O edital de licitação para registro de preços observará o disposto nas Leis nº 8.666, de 1993, e nº 10.520, de 2002, e contemplará, no mínimo:

    V - condições quanto ao local, prazo de entrega, forma de pagamento, e nos casos de serviços, quando cabível, frequência, periodicidade, características do pessoal, materiais e equipamentos a serem utilizados, procedimentos, cuidados, deveres, disciplina e controles a serem adotados;

    § 2º  Quando o edital previr o fornecimento de bens ou prestação de serviços em locais diferentes, é facultada a exigência de apresentação de proposta diferenciada por região, de modo que aos preços sejam acrescidos custos variáveis por região.

    Obs: Ou seja, o SRP, por sua essência para competição ser o MENOR PREÇO, a essa questão eu acho que se aplicam suas disposições. Não sei nem se aprova abarcou o DL em seu edital.

    Obs 2: Vejam também que é bem maleável quanto a variabilidade de preços em função da localidade e logicamente quanto à sua forma de pagamento, que pode demorar ou ser mais curto (vejam os critérios para liquidação de despesa), por exemplo, ou até mesmo seu prazo de entrega, que não vão ser os mesmos para os extremos do país (outro exemplo).

  • Menor preço é pregão. E o pregão tem normas específicas quanto ao prazo de entrega e forma de pagamento. Item CERTO

     

  • Questão essencialmente interpretativa.
    Quando o critério de julgamento  é o menor preço, o prazo de entrega e a forma de pagamento normamelmente já são predefinidos no instrumento convocatório, ou seja,  são pré-requisitos para a negociação, a qual se restringe ao menor valor de fornecimento, como é o caso do pregão eletrônico, senão, vejamos:

    Decreto 5.450/05 art. 2º, § 2º: " Para o julgamento das propostas, serão fixados critérios objetivos que permitam aferir o menor preço, devendo ser considerados os prazos para a execução do contrato e do fornecimento, as especificações técnicas, os parâmetros mínimos de desempenho e de qualidade e as demais condições definidas no edital."

  • Posso achar o menor preço, porém tal empresa não me oferece a condição ideal de pagamento, nem de entrega. 

  • Essa não é conhecimento e jogar na loteria certa ou errada. e escolher o que a banca quer.

     

  • O percentual de erro não faz jus ao nível da questão. Pra mim, parece claro que, na maioria das vezes, quando você faz muita questão de um critério, logicamente, você terá de abrir mão de outros. Claro, não é necessáriamente assim, até por isso a questão utilizou o pode e não o deve. 

  • achei bem paia, ele começou a situação cotidiana, mas se você for um livro, ninguém defende negociação de prazo, cespe sendo cespe 

  • A adoção do critério de menor preço, a negociação é de certa maneira RESTRINGIDA.  Deve contemplar, de forma objetiva, a descrição dos fatores de negociação entre organização e fornecedor, dos quais são:

    Preço

    Prazo de entrega

    Condições de pagamento

    Fatores pós-vendas

    Condições de reajuste dos preços ofertados

    Garantias contratuais e suas extensões

    Critério de inspeção e garantias de qualidade

    Custo de transporte

    Custos das embalangens ou introdução de embalagens especiais

    Acréscimo ou reduções de quantidades

     

    Fonte: Enap Didáticos - Gestão de Materiais

  • Povos e povas :) !!! Vamos INDICAR PARA COMENTÁRIO :) 

    #DEUSFIEL

  • A realização de uma compra sob o critério de menor preço pode restringir a negociação com fornecedores quanto ao prazo de entrega e à forma de pagamento

     

    → Sim, com certeza. Quanto maior o valor que uma organização está disposta a pagar por um produto/serviço, maior o seu poder de barganha. Podendo especificar um prazo de entrega curto (dentro do viável) e vantagens com relação à forma de pagamento. 

  • Lembre-se nem tudo mais barato é melhor, diversos fatores influenciam nos preços, como por exemplo: o prazo de entrega ser mais demorado!

  • Encare a questão como uma pergunta:

    Fazer uma compra sob o critério de menor preço permite/possibilita/dá margem (para) que se imponha (para que sejam impostas) outras restrições à negociação com fornecedores, como impor prazo de entrega e forma de pagamento?

    SIM, permite/pode/dá margem para esse tipo de restrições por parte do fornecedor. Vocêc quer menor preço? ok, mas precisa aguardar maior prazo, mas o pgto deve ser a vista, etc. 

  • Pura interpretação essa questão! 

    É só pensar no que acontece dia a dia. As vezes, comprar por um preço menor, poderá acarretar em um prazo de entrega maior, e também poucas opções de pagamento.

  • Comprar pelo site Ali Express é um bom exemplo.

  • Alguns fornecedores só entregam a mercadoria se a compra for de um valor X ou superior, abaixo disso o cliente deve retirar o produto na empresa que o fornece. 

     

    Fonte: é assim onde eu trabalho.

  • Professora Karen sempre com ótimas explicações e bem objetiva!

  • "pode" ... até para algo extremamente improvável de acontecer, quando a CESPE usa essa palavrinha, já sabe.

  • Quanto mais a empresa está disposta a pagar pelos produtos, mais comodidade terá tanto na forma de pagamento, como no prazo de entrega.

    Quanto mais elevado é o preço que tenho a pagar, mais meios de pagamentos (cartão de crédito, cheque, entre outros) vou ter como opção e poderei dividir o valor total em mais parcelas.Outro exemplo é a compra pela internet, em muitos sites com o pagamento de valor adicional você recebe o seu produto mais rápido.

  • Pessoal, acertei a questão pensando na lógica das compras que fazemos no dia a dia:

    O enunciado diz "A realização de uma compra sob o critério de menor preço pode restringir a negociação com fornecedores quanto ao prazo de entrega e à forma de pagamento.

    Quanto ao prazo de entrega: lembrei de quando vou fazer uma compra online e escolho o produto do fornecedor X por ter o menor custo, PORÉM, é comum que nesses produtos mais baratos o prazo para entrega seja mais demorado (e se quisermos que a entrega seja mais rápida pagamos por uma opção de frete mais cara).

    Quanto a forma de pagamento: quando estamos na feira, por exemplo, vamos adquirir determinado produto e o vendedor anuncia um determinado valor para pagamento no cartão e outro valor (em geral MAIS BARATO) para pagamento no dinheiro vivo, ou seja, acabamos tendo uma restrição na forma de pagamento se quisermos comprar pelo valor mais baixo.

    Espero ter ajudado. Qualquer erro, por favor, me avisem :)

  • As compras devem ser sempre uma relação de ganha-ganha. Se o Comprador quer o menor preço, uma das contrapartidas pode ser o fornecedor não ser tão ágil na entrega. Percebemos isso no processo que envolve licitação, por exemplo.

    Gabarito: Certo.

  • Gab: CERTO

    O "PODE" abre tantas possibilidades.

  • CERTO

    A gestão de compras realmente precisa equilibrar diferentes variáveis que impactam umas nas outras, incluindo: prazo de entrega, preço e condições de pagamento, qualidade.

    Como a questão menciona alguns exemplos que se incluem entre os principais possíveis, está correta

  • Resumindo: o barato sai caro.

  • Essa questão só me fez lembrar da shoppe.

    Um monte de produto barato, mas o frete demora pra caramba kkkk

    Gabarito: Certo!

  • O termo PODE é definidor para responder corretamente a questão. Já que de fato o estabelecimento de critério pode limitar a negociação de tudo e não só quanto ao prazo e à forma de pagamento. Por exemplo, eu posso definir como critério que o fornecedor tenha sede no meu município e, a partir disso, eu só negociarei com quem cumprir esse critério.