-
Errado. O Dasp era totalmente burocrático.
-
ERRADO
O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado no Governo Getúlio Vargas, demarcou o início das práticas de burocratização do Estado brasileiro.
A implantação do DASP foi um marco na introdução do modelo clássico ou racional-legal na administração pública,caracterizado pelos princípios do tipo ideal de burocracia de Max Weber.
-
Os objetivos principais da criação do Dasp foram modernizar a Administração Pública brasileira e suprimir o modelo patrimonialista de gestão.
-
ERRADA.
O DASP:
- FOI CRIADO NO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS.
- BUSCAVA AVANÇAR COM A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO MEDIANTE A BUROCRATIZAÇÃO.
- BASEADO NOS PRINCÍPIOS DA BUROCRACIA.
-
GABARITO:E
O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi um órgão público do governo federal brasileiro, criado pelo decreto-lei nº 579, de 30 de julho de 1938, durante o governo de Getúlio Vargas(período do Estado Novo). Fazia parte de um esforço de reforma na administração pública brasileira, e já estava previsto na constituição de 1937. Além de fornecer elementos para melhoria da máquina pública, o DASP deveria fornecer assessoria técnica ao presidente da república e elaborar a proposta orçamentária.
O DASP foi precedido pela criação da Comissão Permanente de Padronização (1930), pela Comissão Central de Compras (1931) e pelo Conselho Federal do Serviço Público Civil (1936), órgãos que também visavam emprestar caráter mais racional à administração pública brasileira. Deste último herdou não apenas as funções, mas também o comando. Durante todo o período em que o DASP esteve ativo teve como chefe Luiz Simões Lopes, ex-presidente do Conselho Federal do Serviço Público Civil e da Comissão de Reajustamento de Funcionários Civis.
Segundo o decreto-lei nº 579, são funções do DASP:
“a) o estado pormenorizado das repartições, departamentos e estabelecimentos públicos, com o fim de determinar, do ponto de vista da economia e eficiência, as modificações a serem feitas na organização dos serviços públicos, sua distribuição e agrupamentos, dotações orçamentárias, condições e processos de trabalho, relações de uns com os outros e com o público;
b) organizar anualmente, de acordo com as instruções do Presidente da República, a proposta orçamentária a ser enviada por este à Câmara dos Deputados;
c) fiscalizar, por delegação do Presidente da República e na conformidade das suas instruções, a execução orçamentária;
d) selecionar os candidatos aos cargos públicos federais, excetuados os das Secretarias da Câmara dos Deputados e do Conselho Federal e os do magistério e da magistratura;
e) promover a readaptação e o aperfeiçoamento dos funcionários civis da União;
f) estudar e fixar os padrões e especificações do material para uso nos serviços públicos;
g) auxiliar o Presidente da República no exame dos projetos de lei submetidos a sanção;
h) inspecionar os serviços públicos;
i) apresentar anualmente ao Presidente da República relatório pormenorizado dos trabalhos realizados e em andamento.
”
Estas atribuições se desdobraram na elaboração de concursos públicos para acesso aos cargos no governo federal (item d, acima), e a elaboração do primeiro estatuto dos funcionários públicos do Brasil (com a fixação de deveres e direitos dos servidores federais). Outra importante atribuição foi a fiscalização do orçamento, que assumiu a partir de 1945.
-
No final da década de 1970 (governo militar) ocorreu a criação do Ministério Extraordinário de Desburocratização. Esta foi a primeira tentativa oficial de direcionar as atividades da Administração Pública para o atendimento das demandas dos cidadãos.
-
O Dasp foi criado para burocratizar(no bom sentido) a administração pública a fim de combater o patrimonialismo vigente na época e adequar o aparelho do estado para os desafios da modernização da economia brasileira por meio do processo de industrialização.
-
O DASP, criado no Governo Vargas, demarcou o início das práticas de desburocratização do Estado brasileiro.
ERRADO
-
Bresser-Pereira (1995) destaca que “a reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei 200, entretanto, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocráica, podendo ser considerada como um primeiro momento da administraçã gerencial no Brasil".
Gabarito: Errado.
-
DASP = Burocaria
Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado = Gerencial.
Geralmente, sabendo onde fica cada instrumento desse, da pra acertar a questão.
-
A primeira reforma na administração pública brasileira ocorreu na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, e promovia a racionalidade técnica e a burocratização do Estado.
GAB ERRADO. (e o cespe repete) O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado nos anos 30, tinha por objetivo a desburocratização da administração pública do Brasil mediante a modernização de estruturas e processos. A O DASP foi criado em 30 de julho de 1938, diretamente subordinado à Presidência da República, com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e a racionalizar o serviço público no país
-
Errada
O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado no Governo Getúlio Vargas, demarcou o início das práticas de desburocratização do Estado brasileiro.
Dasp-> Marco da adm. burocrática
-
DASP - Departamennto administrativo do serviço publico>>>> 1930
É o marco da administração BUROCRATICA.
-
Governo Vargas, 1930---- ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA.
-
Pelo contrário, burocratizou.
-
Foi o movimento de "despatrimonialização"
GAB: Errado
-
Getúlio era um ditador e precisava ter o controle do Estado, ou seja, quanto mais burocracia, mais controle tem.
-
ERRADO:
O DASP na verdade buscava combater as práticas Patrimonialistas.
-
ERRADO
O DASP foi criado para controlar o tripé (adm de material, de pessoal e financeira). E sua criação foi uma das ferramentas usadas na transição do período patrimonialista para o burocrático.
-
Programa Nacional De Desburocratização (PrND)
No final da década de 1970 ocorreu a criação do Ministério Extraordinário de Desburocratização. Esta foi a primeira tentativa oficial de direcionar as atividades da Administração Pública para o atendimento das demandas dos cidadãos.
Entre as atuações do programa estavam:
- simplificação de procedimentos;
- eliminação de informações desnecessárias;
- desestatização, por meio de privatizações;
- ideia de transferir para a iniciativa privada as atividades e serviços não essenciais;
- governo atuando por meio de fomento e apoio, mantendo as atividades de controle.
O principal objetivo do PrND era frear o excessivo crescimento da Administração Indireta, de forma mais específica e de acordo com o PDRAE, os objetivos do PrND eram:
- revitalização e agilização das organizações do Estado,
- descentralização da autoridade,
- melhoria e simplificação dos processos administrativos e
- promoção da eficiência.
PDF ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
Rayssa,eu não sou teu amigo e você está tomando meu tempo com seus comentários chatos do baralho.PQP
-
Boa tarde,guerreiros(as)!
Segue meu resumo..
DASP
>Finalidade:implantar o modelo burocrático
>Foi marco da admistração burocrática no Brasil
>Surgiu na Era Vargas
>Instituiu a meritocracia e concurso no serviço público
>1º reforma administrativa
OBJETIVOS PRINCIPAIS
>Modernizar administração pública brasileira
>Suprimir o modeloo patrimonialista
>Implantar o burocrático
>Era alinhada à administração científica
CARACTERÍSTICAS
>Órgão singular e dotados de amplos poderes
> Centralização politica e econômica
>Normas inflexiveis
>Imediatismo
>Instituiu a função orçamentária como atividade formal e permanente
3 DIMENÇOES
>1º Criar órgãos
>2ºExpansão de órgãos
>3º Expansão das atividades empresariais
OBS:
DASP>> Burocratização
PDRAE>>Desburocratização
Caso esteja enganado,corrijam-me.
Bons estudos a todos!
-
Principal: modernizar a Administração Pública brasileira e suprimir o modelo patrimonialusta de gestão
-
OUTRA AJUDA A RESPONDER :
(CESPE-2015-TRE-GO)
O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado nos anos 30, tinha por objetivo a desburocratização da administração pública do Brasil mediante a modernização de estruturas e processos. ( ERRADO) –
ERA A BUROCRATIZAÇÃO
-
O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi um órgão criado em 1938 pelo governo de Getúlio Vargas (1930-1945), com o objetivo de diminuir a ineficiência do funcionalismo público federal e reorganizar a administração pública. Centralização Burocrática.
-
O CORRETO SERIA: O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado no Governo Getúlio Vargas, demarcou o início das práticas de burocratização do Estado brasileiro.
-
QUE DIACHO É DESBUROCRATIZAÇÃO? ESSA CESP -.-
-
Gabarito Errado.
* A reforma da década de 1930 possuía o seguinte tripé:
1. Administração de Materiais
2. Administração de Pessoal
3. Administração Financeira.
*O órgão que deveria exercer essa função seria o DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público), que - previsto desde 1936 - só foi efetivamente organizado em 1938, por meio do Decreto-Lei 579/1938, sendo responsável pelas atividades do tripé. Sua criação foi um verdadeiro aprofundamento da reforma administrativa burocrática do Estado brasileiro na década de 1930.
-
DASP ( 1937 ) = burocratização
DECRETO - LEI 200 (1967) = patrimonialista, burocrático (primordialmente) , gerencial ( alguns traços )
-
Errado. Ocorreu na década de 30 a burocratização.
Com o objetivo de realizar a modernização administrativa, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, em 1936. Nos primórdios, a administração pública sofre a influência da teoria da administração científica de Taylor, tendendo à racionalização mediante a simplificação, padronização e aquisição racional de materiais, revisão de estruturas e aplicação de métodos na definição de procedimentos. O DASP representou a tentativa de formação da burocracia nos moldes weberianos, baseada no princípio do mérito profissional.
Fonte: Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado
-
A constituição de 1937 prevê a criação do DASP
O Decreto-Lei 579 de 1938 cria o DASP.
A intenção era justamente o contrário do que afirma a questão, ou seja, criar a burocracia.
Fonte: AFO, Paludo.
ERRADO
-
DESBUROCRATIZAÇÃO JUSTAMENTE PARA CONFUNDIR O CANDIDATO DESATENDO!
-
ERRADO
O DASP NÃO DESBUROCRATIZOU NADA.....
Esse órgão foi criado para estruturar a burocracia !
FONTE: Aulas do profº José Wesley
-
ERRADA. É justamente o OPOSTO, (BUROCRATIZAÇÃO).
Lembrando:
DASP : BUROCRATIZAÇÃO
PDRAE: GERENCIAL (DESBUROCRATIZAÇÃO)
-
Corrigindo: O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado no Governo Getúlio Vargas, demarcou o início das práticas de burocratização do Estado brasileiro.
-
A criação da DASP representa a mais importante decisão do governo Getúlio Vargas para a introdução do Modelo Burocrático.
-
Getúlio Vargas criou o DASP com o intuito de fortalecer a implantação do modelo burocrático e com o objetivo de realizar a revolução modernizadora do país, industrializá-lo, e valorizar a competência técnica.
Representou, assim, no plano administrativo, a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica.
Entre as principais realizações do DASP, são citadas:
▪ Ingresso no serviço público por concurso;
▪ Critérios gerais e uniformes de classificação de cargos;
▪ Organização dos serviços de pessoal e de seu aperfeiçoamento sistemático;
▪ Administração orçamentária;
▪ Padronização das compras do Estado; e
▪ Racionalização geral de métodos.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)
-
DASP é BUROCRÁTICA!
-
O DASP foi criado no governo Getúlio Vargas com o propósito de tentar romper com o modelo Patrimonialista, ou seja, foi o início da Burocracia e não da Desburocracia.
GAB. ERRADO
-
DASP implantou a burocracia e o decreto 200/1967 foi a primeira tentativa para ameniza-la. GAB Errad
-
influenciado pelos ideais de Weber, Getúlio Vargas opta pelo modelo burocrá- tico, a partir de 1930. É possível dizer que a estrutura da Administração Pública brasileira começa nesse período, quando o Governo cria o DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público) em 1936. Antes, não há uma estrutura, até pela mistura que se fazia entre o público e o privado no patrimonialismo.
O DASP foi responsável por realizar os principais concursos no país até meados da década de 80, quando foi extinto.
-
Gab. ERRADO!
Trecho retirado do livro de Giovanna Carranza:
"No que diz respeito à administração dos recursos humanos, o DASP representou a tentativa de formação da burocracia nos moldes weberianos, baseada no princípio do mérito profissional. Entretanto, embora tenham sido valorizados instrumentos importantes à época, tais como o instituto do concurso público e do treinamento, não se chegou a adotar consistentemente uma política de recursos humanos que respondesse às necessidades do Estado. O patrimonialismo (contra o qual a Administração Pública burocrática se instalara), embora em processo de transformação, mantinha ainda sua própria força no quadro político brasileiro. 0 coronelismo dava lugar ao dientelismo e ao fisiologismo."
-
O DASP foi criado dentro da Reforma Administrativa de 1930, que é um movimento para implantação de um modelo burocrático de Administração, ou seja, o DASP marca o início das práticas burocráticas e tenta romper com o patrimonialismo.
Gabarito: ERRADO
-
A questão fala do DL67.
O DASP Burocratizou
O DL 200/67 deu início à desburocratização
-
O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado no Governo Getúlio Vargas, marcou o início das práticas de burocratização do Estado brasileiro.
-
A questão em análise
introduz um assunto relacionado à história do processo de modernização da
Administração Pública Brasileira. O Departamento
Administrativo do Serviço Público (DASP) foi um órgão do governo federal,
criado pelo decreto-lei nº 579/1938, durante o governo de Getúlio Vargas (1930
a 1945; Estado Novo – de 1937 a 1945).
O
DASP, ao contrário do que a questão afirma, tinha por finalidade introduzir uma
cultura voltada à Administração Burocrática proposta por Max Weber. A ideia era
acabar com as práticas clientelistas, corruptas e nepóticas presentes no Estado
Patrimonialista. A Burocratização introduzida pelo DASP possuía como princípios:
racionalismo, padronização, comunicação formal, impessoalidade, eficiência e
controle rígido dos processos. Apesar de haver uma pequena introdução do
processo de desburocratização no governo Militar, em 1967, com o Decreto-Lei nº
200/1967, esse processo só foi efetivamente iniciado com o Plano Diretor de
Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), em 1995, no governo de Fernando Henrique
Cardoso.
Em
face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada.
GABARITO
DO PROFESSOR: ERRADO.
-
Gab Errado
O que eu preciso saber para responder a questão
A implantação do Dasp foi um marco na introdução do modelo clássico ou racional- legal na administração pública (Burocracia)
O que é o DASP: DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO DE SERVIÇO PÚBLICO
órgão previsto em 1937 pela CF,
formulador e executor
se concentrava em três áreas de atuação: pessoal, de matérias e orçamentárias
Erro, chama no privado
-
DASP-1936 (Era Vargas) = ("bafejada" pela CF-1937 - Outorgada e ditatorial = "Polaca")
*** Centralização Política (inclusive aqui lembrar Tipo de Orçamento: Executivo --> todas as fases do ciclo orçamentário ficavam a cargo do P.Executivo = Elaboração/planej., aprovação, execução, controle/avaliação)
*** Descentralização Administrativa (aperfeiçoada com o DL-200/1967).
Bons estudos.
-
→1 Movimento/ 1 ª Reforma Administrativa: DASP em 1930, reforma implementada pelo ESTADO NOVO -VARGAS com o Modelo burocrático foi implantada, por Getúlio Vargas, na primeira metade do século XX através do Dasp.→ princípios centralizadores e hierárquicos.→ Foco na eficiência e processos.
-
ERRADO
O DASP demarcou o início das práticas de burocratização do Estado Brasileiro. Foi a primeira tentativa de implantar o modelo burocrático no Brasil.
DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público)
Sua criação foi um verdadeiro aprofundamento da reforma administrativa burocrática do Estado brasileiro na década de 1930.
-
ERRADO
- Primeiro, a Reforma Administrativa de 1930, que buscou a mudança de uma administração patrimonialista através da tentativa de implementação de um modelo burocrático (burocratização). O DASP foi o órgão encarregado por realizar.
- Em um segundo momento, o Decreto-Lei 200/67, que buscou a mudança do modelo burocrático para um modelo gerencial (desburocratização).
- E em um terceiro momento, que surgiu com o Plano de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) de 1995, o qual buscou realizar uma reforma gerencial.