SóProvas


ID
268156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da realidade arquivística brasileira e do diagnóstico da
situação arquivística, julgue o item a seguir.

A unidade de medida que deve ser utilizada para a quantificação do acervo, a ser usada no caso dos documentos em suporte papel é o metro linear.

Alternativas
Comentários
  • Metro Linear
    Devemos considerar os documentos armazenados na posição vertical, acondicionados em caixas de papelão ou plástico, pastas AZ, pastas suspensas e similares. A metragem linear tem por base o comprimento e/ou  a profundidade.

    OBS: Geralmente 1 caixa-arquivo = 0,14 metros linear ou 14 centímetros linear. 

    Ex:


    6 caixas-arquivo (corresponde a uma prateleira, geralmente) = 6 x 0,14 = 0,84 metros linear ou 84 centímetros linear. Podemos afirmar que a prateleira  com 6 caixas-arquivo possui 0,84 metros linear de documentos. E uma estantes com 6 prateleiras terá o seguinte calculo:  6 x 0,84 = 5,04 metros linear de documentos.
  • CRITÉRIOS PARA QUANTIFICAÇÃO DE ACERVO: Recomenda-se que a quantificação de documentos textuais seja feita em metros lineares, tendo como base o comprimento das prateleiras das estantes e/ou a profundidade das gavetas dos arquivos.

    (Como avaliar documentos de arquivo / Ieda Pimenta Bernardes)

    gab: CERTOO

  • CERTO

    ''A documentação textual é mensurada em metros lineares. Os documentos pertencentes a outros gêneros são quantificados em unidades.''

    Valentini, 2013.

  • Q234600 - MPE/PI 2012

    Deve-se utilizar o metro linear como unidade de medida de documentos em suporte papel. (Gab: certo)

    Q677030 - TRT/ES 2013

    A unidade de medida utilizada para quantificar conjuntos documentais em suporte papel independentemente da gramatura do papel é o metro linear. (Gab: certo)