SóProvas


ID
2681737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Podemos dizer que a imagem é narrativa. Por mais estática que ela seja, outras tantas são desencadeadas em nossa mente, num movimento frenético de associações. Nossas ideias se constroem a partir de imagens. A imagem é questionadora e sempre tentaremos encontrar uma resposta diante dela. Por último, em uma perspectiva subjetiva e até um pouco poética, ela é o próprio espelho, na lente da câmera, na tela, nos olhos de outro alguém. A imagem é a linguagem da alma.

Márcia Nogueira Alves et al Mídia e produção audiovisual: uma introdução Curitiba: IBPEX, 2008 (com adaptações)

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativos à teoria da imagem.


A partir da tipificação da mensagem visual, a mensagem icônica refere-se à imagem das palavras.

Alternativas
Comentários
  • errada

    Ícone é o signo que representa o objeto por similaridade por possuir as mesmas características que o objeto. Mesmo que o objeto desapareça, o ícone mantém seu significado. Sendo assim, os textos icônicos podem constar de elementos não linguísticos, sendo representados por imagens, gravuras, charges e esculturas, por exemplo, desde que esses elementos não verbais veiculem uma mensagem. É importante ressaltar que se entende por texto a expressão de um conjunto linguístico em um ato de comunicação, podendo ser transmitido por sinais, até mesmo os sinais linguísticos.

  • A mensagem icônica refere-se aos motivos reconhecíveis da imagem, à interpretação que fazemos dela, assim sendo, relaciona-se a nossos conhecimentos socioculturais dos objetos e das posturas.

  • De certa forma, pode-se entender que a mensagem icônica busca justamente SUBSTITUIR a imagem das palavras

  • ÍCONE

    É um signo visual ( uma imagem) que representa um objeto ou coisa por semelhança já que possui as mesma características que o objeto. Um ícone usa forma, cor, som textura e outros elementos gráficos para criar uma conexão evidente entre imagem e ideia. Os ícones dependem, em diferentes graus, das convenções culturais.

    FONTE: http://www.eng.com.br/artigo.cfm?id=3072