-
Gabarito: Errado
(ABNT NBR 6484:2001)
6.6.7 - A nomenclatura das amostras dos solos deve ser acompanhada pela indicação da cor, feita logo após a coleta das mesmas, utilizando-se até o máximo de duas designações de cores.
Quando as amostras apresentarem mais do que duas cores, deve ser utilizado o termo variegado no lugar do relacionamento das cores.
-
variegado
adjetivo
1. que apresenta cores ou tonalidades variadas; matizado, versicolor.
"desenho de colorido v."
2.que ostenta diversidade; diversificado, variado, diferente.
"roupas v."
-
NBR 6484
6.6 Identificação das amostras e elaboração do perfil geológico-geotécnico da sondagem
6.6.1 As amostras devem ser examinadas procurando identificá-las no mínimo através das seguintes características:
a) granulometria (ver NBR 7181);
b) plasticidade;
c) cor; e
d) origem, tais como:
- solos residuais;
- transportados (coluvionares, aluvionares, fluviais e marinhos);
- aterros.
6.6.2 Após sua ordenação pela profundidade, as amostras devem ser examinadas individualmente, devendo ser agrupadas as amostras consecutivas com características semelhantes.
6.6.3 Inicia-se o procedimento de identificação das amostras de solo pela sua granulometria, procurando-se separá-las em duas grandes divisões: solos grossos (areias e pedregulhos) e solos finos (argilas e siltes).
NOTA 2 - O ensaio do tato, que consiste em friccionar a amostra com os dedos, permite separar os solos grossos, que são ásperos ao tato, dos solos finos, que são macios.
6.6.4 O exame visual das amostras permite avaliar a predominância do tamanho de grãos, sendo possível individualizar grãos de tamanho superior a décimo de milímetro, admitidos como visíveis a olho nu.
6.6.5 Solos com predominância de grãos maiores que 2 mm devem ser classificados como pedregulhos e com grãos inferiores a 2 mm e superiores a 0,1 mm devem ser classificados como areias.
Um exame mais acurado permite a subdivisão das areias em: grossas (grãos da ordem de 1,0 mm), médias (grãos da ordem
de 0,5 mm) e em finas (grãos da ordem de 0,2 mm).
Solos com predominância de partículas ou grãos inferiores a 0,1 mm devem ser classificados como argilas ou siltes.
As argilas se distinguem dos siltes pela plasticidade, quando possuem umidade suficiente, e pela resistência coesiva, quando secas ao ar.
6.6.6 A classificação acima indicada deve ser adjetivada com as frações de solo que puderem ser também identificadas pelos critérios já definidos, podendo-se, com alguma experiência, avaliar as proporções desta fração complementar.
Deve ser utilizada nomenclatura onde apareçam, no máximo, três frações de solos, por exemplo: argila silto-arenosa.
Todavia, admite-se a complementação da descrição quando houver presença de pedregulhos, cascalhos, detritos ou matéria orgânica, concreções, etc.
6.6.7 A nomenclatura das amostras dos solos deve ser acompanhada pela indicação da cor, feita logo após a coleta das mesmas, utilizando-se até o máximo de duas designações de cores.
Quando as amostras apresentarem mais do que duas cores, deve ser utilizado o termo variegado no lugar do relacionamento das cores.
(...)
-
A Cespe brinca com a cara da gente.
-
Gostaria de agradecer em meu nome e em nome de outros colegas pelos comentários colocados por Simpson Concurseiro e @Goku.Concurseiro.
Vocês inspiram a gente! Obrigado!
-
hahahah Hygor Silva tem CR7 tb <3 chega da uma alegria quando tem comentário deles!!
-
Variegado é sinônimo de: eclético, multicolorido, diversicolor, vário, alternado...
-
ERRADO
Solo variegado é quando se tem mais de duas cores
-
Gabarito: Errado
NBR 6484 - Sondagens de Simples Reconhecimento com SPT
6.6.7 A nomenclatura das amostras dos solos deve ser acompanhada pela indicação da cor, feita logo após a coleta das
mesmas, utilizando-se até o máximo de duas designações de cores.
Quando as amostras apresentarem MAIS DO QUE duas cores, deve ser utilizado o termo variegado no lugar do relacionamento das cores.
"Não pare até se Orgulhar."
-
ACIMA DE DUAS
-
6.6.7 A nomenclatura das amostras dos solos deve ser acompanhada pela indicação da cor, feita logo após a coleta das mesmas, utilizando-se até o máximo de duas designações de cores.
Quando as amostras apresentarem mais do que duas cores, deve ser utilizado o termo variegado no lugar do relacionamento das cores.
6.6.8 Embora considerado o caráter subjetivo desta indicação da cor, devem ser utilizadas as designações branco, cinza, preto, marrom, amarelo, vermelho, roxo, azul e verde, admitindo-se ainda as designações complementares claro e escuro.
6.6.9 Quando, pelo exame tátil-visual, for constatada a presença acentuada de mica, a designação micácea é acrescentada à nomenclatura do solo.
6.6.10 A designação da origem dos solos (residual, coluvial, aluvial, etc.) e aterros deve ser acrescentada à sua nomenclatura.
-
errado
só quando for mais de duas cores!
-
Na identificação e descrição de amostras, o solo que apresentar MAIS DO QUE duas cores significativas durante as sondagens deve ser descrito como variegado nos relatórios.
ITEM 5.2.7.7 da NBR 6484:2020
-
- mais que duas cores, deve ser utilizado o termo variegado no lugar do relacionamento das cores.
-
Segundo a NBR 6484/2020, o solo de
cor variegada indica uma amostra de solo formada por
mais de duas cores diferentes (ver figura).
FONTE: Site Eletrônico Pedologia Fácil.Para identificar a
cor variegada, os solos, normalmente, apresentam manchas amarelas, vermelhas, pretas ou de outras cores, em uma matriz ou fundo normalmente acinzentado. Há a ocorrência desses solos em horizontes onde ocorrem
oscilações do lençol freático.Voltando ao comando da questão, se o solo possui duas cores características, a sua cor deve ser descrita pelas duas cores. A cor variegada apenas caracteriza solos com 3 ou mais cores.
Gabarito do Professor: ERRADO.