-
Adendo 19/06: observando @Davi . 07 de Junho de 2018, às 14h41 e meu poder de autotutela sobre meus comentários, revogo meu comentário abaixo e reitero a leitura de @Davi . 07 de Junho de 2018, às 14h41, que foi mais feliz que eu. Mantenho comentário abaixo puramente por questão contextual com demais comentários
__________________________
GABARITO: CORRETO, preliminarmente
A identificação feita no enunciado da questão é inconsistente, no entanto.
Da definição da banca de resistência ao escoamento como "tensão na qual ocorrem deformações crescentes sem variação de tensão" depreende-se que maioria do regime plástico, constituído por tensões na qual ocorrem deformações crescentes sem variacão de tensão, possui identidade como resistência ao escoamento - o que não é verdade.
resistência ao escoamento é um ponto a partir do qual "ocorrem deformações crescentes sem variação de tensão" sem encruamento
-
concordo com o guilherme, achei esse gabarito muito estranho, entraria com recurso fácil!!
-
Também não concordo
No regime plástico dos aços estruturais, ocorrem deformações crescentes sem variação de tensão
E o encruamento?
O correto seria:
No patamar de escoamento dos aços estruturais, ocorrem deformações crescentes sem variação de tensão; o valor constante dessa tensão, denominado resistência ao escoamento, é uma característica importante desse tipo de material.
-
Gabarito: Certo
Até certo nível de tensão aplicada, o material trabalha no regime elástico-linear, isto é, segue a lei de Hooke e a deformação linear específica é proporcional ao esforço aplicado. Ultrapassado o limite de proporcionalidade, tem lugar a fase plástica, na qual ocorrem deformações crescentes sem variação de tensão (patamar de escoamento). O valor constante dessa tensão é a mais importante característica dos aços estruturais e é denominada resistência ao escoamento.
-
Não concordo.
Tensão de escoamento é uma coisa; resistência ao escoamento é outra. Se eu afirmo que ambas são sinônimas, também o deveria fazer com relação ao momento de serviço e momento resistente, que sabemos ser conceitos diferentes.
-
A questão fala que ocorrem esse acrescimo sem acrescímo de tensão. Realmente ocorre, porém não é em todo o regime plástico. Não deixa de ta correta por isso!
-
Analisando novamente a questão vejo que ela está correta, questão de interpretação
No regime plástico dos aços estruturais, ocorrem deformações crescentes sem variação de tensão (SIM, no patamar de escoamento)
; o valor constante dessa tensão, denominado resistência ao escoamento (Ok, explicou onde ocorre)
, é uma característica importante desse tipo de material. (SIM)
CORRETA
-
A questão está mal formulada e difícil de compreender, mas está certa. Do modo que está escrito induz a pessoa a entender que o regime plástico é somente composto pelo escoamento, e não que o escoamento ocorre na fase plástica, mas não é o único estágio, que é o que realmente está dizendo a questão.
-
Está errado ... No regime plástico existe a fase chamada endurecimento (antes da estricção) que EXISTE sim variação de tensão. O que a questao diz é que a tensao de escoamento é igual à tensao ultima. Totalmente errado
-
Questão mal formulada!
Resistência ao Escoamento é a tensão limite aplicada no aço para que ele não atinja o regime plástico, ou seja, não sofra deformação permanente.
A tensão que é descrita na questão é a Tensão Limite de Ruptura.
-
(https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/77d6344d-52) - basta verificar essa imagem de uma questão do CESPE aqui no Q concurso ( ) ; isso mostra que o patamar de escoamento do aço é justamente onde ocorrem deformações crescentes sem variação de tensão;
-
meu , na questão ele esta afirmando que o limite de resistencia esta dentro da fase plastica so isto simples , questão correta
-
Que eu saiba regime plástico vai do escoamento até a ruptura, ou seja, a tensão não é constante em todos os trechos! O mais correto seria falar no patamar de escoamento.
-
Acho que penso semelhante ao amigo BULLDOG ESTUDANTE:
Se a tensão de escoamento é a tensão limite a partir da qual se inicia um escoamento (deformação plastica) sem que seja necessário um incremento de tensão, como ela pode ser chamada de "resistência " ? E tem mais, este termo é uma designação própria e comumente associada ,em mecânica" a grandeza "força".
Obs: Acho que as comissões das provas dessas bancas se perdem completamente na tentativa de medir o nosso conhecimento. Investem na questão mal redigida, achando que isso mede conhecimento. E o resultado está ai:
Novos Funcionários integrando a máquina pública aprovados em provas de "macetes" de sites, com suas dicas, mapas mentais, historinhas, siglas, que na primeira semana após a prova vc deleta do seu cérebro de forma volátil.
-
·diagrama tensão × deformação dos aços estruturais:
De acordo com Pfeil (2008), no diagrama tensão-deformação, vemos que a lei física linear ou elástica (Lei de Hooke) é válida até certo valor da tensão. A inclinação do trecho retilíneo do diagrama é o módulo de elasticidade E.
Ultrapassando o regime elástico, o material apresenta uma propriedade chamada escoamento ou cedência, caracterizada pelo aumento de deformação com tensão constante. A tensão que produz o escoamento chama-se limite de escoamento (fy) do material.
Para deformações unitárias (ε) superiores ao patamar de escoamento, o material apresenta acréscimos de tensões (encruamento). Este acréscimo não costuma ser adotado nos cálculos, pois corresponde a deformações exageradas.
O escoamento produz em geral uma deformação visível na peça metálica. Por isso, a teoria elástica de dimensionamento utiliza o limite de escoamento fy como tensão limite.
Denomina-se limite de escoamento convencional a tensão que corresponde a uma deformação unitária residual (permanente) de 0,2% ou 2‰.
-
Para responder a questão, o aluno deve lembrar do
diagrama tensão x deformação dos aços dúcteis (ver figura).
Fonte: Notas de aula de Resistência dos materiais UFF.Perceba que há dois comportamentos típicos para o aço:
elástico e plástico.No
regime elástico, a razão entre a
tensão e a deformação é constante e igual ao módulo de elasticidade do material. Aumentando a tensão, o material atinge o limite de elasticidade e entra na
fase plástica. Nesta fase, há tensões residuais mesmo se a carga for retirada. O comportamento plástico é caracterizado por 3 patamares:
- Zona ou patamar de escoamento: deformações crescentes sem variação de tensão. O valor constante dessa tensão é a tensão de escoamento do aço,
- Zona de encruamento (endurecimento): deformação cresce à medida que se aumenta a tensão até atingir um valor limite, denominado de tensão limite de resistência.
- Zona de estricção: ocorrência de deformações não uniformes com redução acentuada da seção até a ruptura.
Note que o comando da questão descreve de maneira assertiva o patamar de escoamento no regime plástico, que é caracterizado pelo aumento acentuado de deformações sob uma carga constante.
Gabarito do Professor: CERTO.
Cuidado!
Vale lembrar que aço trefilados (formados a frio), como é o caso do CA 60, não possuem patamar de escoamento. Portanto, o gráfico apresentado aqui é válido apenas para aços formados por laminação à quente, que é o caso dos aços dúcteis como o CA 25 e CA 50.