SóProvas


ID
268195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito das funções arquivísticas, julgue os itens subsequentes.

A classificação é uma função matricial de todo o trabalho arquivístico, visto que não é possível avaliar nem descrever os documentos sem antes agrupá-los por semelhanças e separá-los por diferenças.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia por gentileza comentar essa questão?

    Obrigado.
  • A dimensão do conhecimento e do que-fazer arquivístico passa pela discussão das várias funções ou dos vários momentos de intervenção do arquivista, tais como: a criação, a classificação, a avaliação, a descrição,a difusão, a preservação e a transferência/recolhimento (Couture, 1999).
    Entendemos, entretanto, que a função classificação é matricial, isto é, a partir dela que as outras funções/intervenções ganham corpo, consolidam-se, configuram-se. Para Lopes (1996, p. 98), "a operação de definir a classificação e aplicá-la às informações e acervos é matricial. Sem ela,qualquer outra operação descritiva ou avaliativa tenderá a fracassar.Mesmo no que se refere às atividades de preservação e restauração, a classificação é que permitirá definir a prioridade de procedimentos. Acervos guardados sem qualquer classificação estão no limbo do universo do conhecimento, porque não é possível acessá-los ao conteúdo informacional existente".
    É a função/intervenção que dá sentido e que preserva o caráter orgânico do conjunto, espinha dorsal de todo o conhecimento arquivístico e o que delimita e distingue o objeto (informação) da Arquivística das outras áreas da Ciência da Informação. A classificação insere-se em um espaço informacional que de um lado se coloca o estoque informacional (arquivo) e de outro o "necessitador" da informação (o usuário). Ela aparece como uma ponte entre o sujeito (usuário) e o objeto (o arquivo), dando a este último inteligibilidade não apenas como instrumento organizador, mas, também, como canal de comunicação. 

    http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1439/1/CAPITULO_PrincipiosArquivisticosConceitoClassifica%C3%A7%C3%A3o.pdf
  • Gabarito CORRETO

    De forma simples e prática que o consurseiro precisa: A classificação é matricial porque passa por todos os níveis e subníveis de classificação e antes de aplicar um plano de classificação de acordo com a necessidade da instituição, é necesário e fundamental que se aplique o princípio da Proveniência e mantenha-se a organicidade dos mesmos.
    Daí sim, poderemos classificar os documentos da melhor maneira possível matricialmente, ou seja, sem perdermos a visão do todo documental, mas atendendo-se às suas minúcias e à necessidade da instituição e do plano de classificação adotado.
  • Q382738 Ano: 2006 Banca: CESPE Órgão: ANATEL Prova: Analista Administrativo - Arquivologia

    texto associado   

    A classificação é uma operação matricial que compreende todo o fazer arquivístico e que torna possível avaliar e descrever os documentos. CORRETO

    Cespe é muito decoreba e repetição. :/