SóProvas


ID
2682322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o seguinte item, acerca do Decreto n.o 5.450/2005, da Lei n.o 6.404/1976 e dos reflexos de ambos nos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

O órgão público promotor de determinada licitação é responsável pela condução do respectivo pregão eletrônico, quando for o caso.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

     

    DECRETO 5.450 (PREGÃO ELETRÔNICO)

     

    Art. 2  § 4o  O pregão, na forma eletrônica ,será conduzido pelo órgão ou entidade promotora da licitação, com apoio técnico e operacional da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que atuará como provedor do sistema eletrônico para os órgãos integrantes do Sistema de Serviços Gerais - SISG.

     

    Como não há um filtro específico para PREGÃO ELETRÔNICO criei um caderno Qc. Quem quiser ter acesso é só me seguir e ir nos cadernos públicos. Bons estudos!

  • o q isso tem a ver com contabilidade?

  • Cassiano, valeu pelo caderno! Tá top!

  • Decreto 5450/05:

     

    Art. 2º, § 4º. O pregão, na forma eletrônica, será conduzido pelo órgão ou entidade promotora da licitação, com apoio técnico e operacional da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que atuará como provedor do sistema eletrônico para os órgãos integrantes do Sistema de Serviços Gerais - SISG.

  • Cassiano,

    Parabéns pela iniciativa de criar os cadernos

  • A questão indicada está relacionada com o Pregão Eletrônico.

    O art. 2º do Decreto nº 5.450 de 2005 prevê duas modalidades: pregão eletrônico e pregão presencial. O Pregão Eletrônico é realizado com o apoio da internet e regulamentado pelo Decreto nº 5.450 de 2005. Segundo o art. 4º do decreto, deve-se observar o uso preferencial do Pregão Eletrônico. Salienta-se que a autoridade deverá justificar a opção pelo Pregão Presencial se o Eletrônico for inviável. 
    O Pregão é a modalidade licitatória definida para aquisição de bens e serviços comuns. Os serviços e bens comuns são aqueles que podem ser designados no edital com expressão usual do mercado, de acordo com disposição legal. Quaisquer bens e serviços são considerados comuns pela doutrina, não sendo possível a realização do Pregão para obras públicas.  

    Não há limite de valor estipulado para a realização de Pregão.

    A licitação na modalidade pregão será sempre do tipo MENOR PREÇO.

    Gabarito: CERTO, uma vez que o pregão eletrônico será conduzido pelo órgão ou entidade promotora da licitação, com apoio técnico e operacional da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e com base art. 2º, § 4º, do Decreto nº 5.450 de 2005. 
    Referência:
    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015.
  • DECRETO 10.024/19

    Art. 12. O pregão, na forma eletrônica, será conduzido pelo órgão ou pela entidade promotora da licitação, com apoio técnico e operacional do órgão central do Sisg, que atuará como provedor do Sistema de Compras do Governo federal para os órgãos e entidades integrantes do Sisg.