-
Totalmente errado, pois não só se refere à tempestividade, mas também à integridade
-
Resolução CFC n.º 750/93
Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
Ou seja, a questão erra ao afirmar EXCLUSIVAMENTE.
Só para efeito de estudo:
Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
O ÚNICO DIA FÁCIL FOI ONTEM !!
SEALS
-
muito bom
-
GABARITO: ERRADO
PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE
*A informação contábil necessita ser tempestiva E ÍNTEGRA
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A tempestividade ajuda de modo consistente na produção de informação para a tomada de decisões acertadas. Quanto mais tempestiva (rápida) uma informação, mais subjetiva ela se torna, uma vez que a rápida produção de uma informação contábil pode estar desprovida de elementos que provem sua integridade e confiabilidade, e vice-versa.
Por exemplo, uma S/A anuncia a venda de uma filial no momento em seguida à realização da venda (logo após fechar o negócio). O anúncio é feito verbalmente na imprensa, sem explicar pormenorizadamente a situação. Essa informação foi tempestiva (até demais), porém, não foi íntegra, pois não se pautou em documentos, notas, contratos, que são documentos que garantiriam a fidedignidade da informação contábil. Por isso, deve-se fazer a ponderação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.
Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa - Estratégia Concursos
-
Olá Tiago Bressan,
Apenas retificando, a Resolução CFC n.º 750/93 foi revogada no ano de 2016. Todavia, os princípios contábeis aplicados ao setor público, ainda estão em vigor, mas agora, diluídos no CPC Estrutura Conceitual da Contabilidade.
Convém destacar, que esses princípios não estão pontuados ou de uma forma clara como antes,previstos no CFC.
-
Tempestividade e Integridade...
-
quando encontrarem palavras como: exclusivamente, apenas, somente, etc. já leiam a questão novamente e com mais calma. pois o cesp gosta desse tipo de coisa!
-
Princípio da Oportunidade: É ligado às informações contábeis. As informações podem ser analisadas tanto na ELABORAÇÃO quanto na APRESENTAÇÃO. A informação deve ser ÍNTEGRA e TEMPESTIVA
Esse princípio infuência o processo de tomada de decisões das empresas.
-
príncipios da cespe, quando se restrine um conceito ou principio a apenas uma coisa só, 80% de ta errado!
-
Restringiu o conceito com "exclusivamente", interpretei como ERRADO. Entender alguns gatilhos que a banca usa é essencial para se obter a tão sonhada aprovação.
"Conhecerás o inimigo como conheces a si mesmo, e jamais será pego de surpresa." - Allison
-
Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
Parágrafo único - A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação (Redação dada pela Resolução CFC nº 1,282/10).
-
esses princípios contábeis foram revogados!!
O Professor Gariel Rabelo do Estratégia Concurso fez um texto sobre isso. Cespe Cespando.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/contabilidade-tecnico-ebserh-cabe-recurso-em-todas-as-questoes/
-
Cespe citou a expressão "exclusivamente", tem grande chance de estar errado! Jogamos o jogo dela!
-
GABARITO: ERRADO
Não se refere apenas à tempestividade, mas à integridade na produção e na divulgaçãoda informação contábil.
-
Keila, me desculpe, mas você se confundiu um pouco na sua resposta.
Quando se fala da revogação dos princípios, não se quer dizer que eles não existem mais. Apenas que a forma como eles constavam na Resolução CFC n.º 750/93 (REVOGADA) não é mais válida.
A Resolução 1.374/2011 que você citou, nada mais é do que a recepção pela lei brasileira do CPC 00, está vigente desde 2011 e não desde 2017 como você mencionou. Essa Resolução e o CPC 00 tem o mesmo conteúdo, do início ao fim.
Tanto que você não encontra uma única vez a palavra Oportunidade (a que se refere a essa questão), ou, outro exemplo , o Princípio da Prudência , que só é mencionado apenas uma vez no texto da norma para ressaltar que " A característica prudência (conservadorismo) foi também retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser inconsistente com a neutralidade".
A grande confusão envolvendo os princípios contábeis se deve ao fato de que em 2011, quando entrou em vigência a Resolução 1.374/201, mantiveram em voga a Res 750/1993. Ou seja, duas normas com conteúdos diferentes tratando sobre a mesma matéria.
Até que em Outubro de 2016 foi publicado que
" Ficam revogados, a partir de 1º de janeiro de 2017:
(a) a Resolução CFC n.º 750/1993, publicada no D.O.U., Seção 1, de 31.12.1993;"
-
O erro da questão está no "exclusivamente", para estar correta a afirmativa deveria ser:
- O princípio da oportunidade refere-se exclusivamente à tempestividade e integridade do registro do patrimônio e suas mutações.
ou:
- O princípio da oportunidade refere-se à tempestividade do registro do patrimônio e suas mutações.
-
De acordo com o artigo sexto e ao seu paragrafo único, a rescrita da frase abaixo estaria correta?
O princípio da oportunidade refere-se (exclusivamente) à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e suas mutações.
-
Gabarito Errado
Segundo o Gabriel Rabelo do Estratégia cabe recurso
Errado! Segundo o princípio da oportunidade, as informações precisam ser tempestivas e íntegras. Todavia, a questão padece do mesmo vício, cobrando uma resolução que não está mais em vigor.
Este é o excerto da Resolução 750/93 do CFC:
Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
Gabarito – Errado.
Cabe Recurso para anulação – Resolução 750 revogada.
-
Integridade e Tempestividade.
-
ERRADA,
RES. N. 750 - Art. 6º - O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para PRODUZIR INFORMAÇÕES ÍNTEGRAS e TEMPESTIVAS.
Coragem e Fé, senhores.
bons estudos.
-
O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10)
Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para prOduzir informações íntegras e tempestivas.
Tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. A ausência de tempestividade pode tornar a informação menos útil.
-
Em suma:
O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, a tempestividade e a integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
fonte: www.boletimcontabil.com.br/gestao/contabil/principios.php
-
Gab Errada
Oportunidade: Informações íntegra e Tempestiva.
-
O princípio da oportunidade está relacionado à tempestividade e à integridade, pois de nada adianta à informação ser apenas tempestiva (imediata mas com lacunas) ou íntegra (completa mas atrasada).
-
princípio da oportunidade deve respeitar as informações integras e tempestivas. QUESTÃO ERRADA POR ESTAR INCOMPLETA.
-
Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO
O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
-
Uma informação OPORTUNA é:
Íntegra
Tempestiva (no momento certo)
Ao mesmo tempo, não uma ou outra! Não adianta ter a informação no momento ideal, mas que ela não seja íntegra; tampouco tê-la pristina, porém após a tomada da decisão.
-
NISHIMURA VENCEU LEK
-
Tempestividade e integridade, ou seja, devem ser integras e buscadas no tempo certo.
-
GAB: ERRADO
O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
Informação íntegra + tempestiva
-
A questão diz:
O princípio da oportunidade refere-se exclusivamente à tempestividade do registro do patrimônio e suas mutações.
O erro da questão é afirmar que seria "exclusivamente", quando na verdade não é só a tempestividade...
O princípio da oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
-
PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE - INFORMAÇÕES INTEGRAS E TEMPESTIVAS
outra questão interessante sobre o assunto:
CESPE - 2012 - Polícia Federal - Agente da Polícia Federal
Julgue os itens que se seguem, a respeito dos princípios de contabilidade. Segundo o princípio da oportunidade, é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação, pois a falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância. (CERTO)
-
PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE - INFORMAÇÕES INTEGRAS E TEMPESTIVAS
-
Oportunidade: mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais visam a
produção de informações íntegras e tempestivas.
-
Questão sobre
os princípios fundamentais de contabilidade.
No contexto
das ciências em geral, podemos dizer que princípios são
um conjunto de valores e pressupostos básicos,
que no caso dos princípios contábeis são válidos para a matéria contábil. Podem ser extraídos da legislação (ex.:
NBC TG), ou da própria doutrina contábil.
Nesse
contexto, a antiga Resolução CFC 750/93, tratava dos princípios fundamentais de contabilidade, que representavam a essência das
doutrinas e teorias no Brasil relativas à ciência da Contabilidade na época.
Entre eles estavam expressamente detalhados o princípio da
entidade, da continuidade, da oportunidade, do registro pelo valor original, da
competência, entre outros, muito cobrados em prova.
Atenção! Apesar
da resolução ter sido revogada pela NBC TSP EC, isso não significa que os princípios contábeis nela inseridos foram extintos. Existem princípios que ainda são mencionados na nova
Estrutura Conceitual (ex.: prudência) e outros que continuam sendo princípios doutrinários válidos e aceitos, ainda que não positivados na
norma técnica. Por isso, existem questões recentes de concurso que ainda
utilizam a norma revogada como referência – como essa em questão.
Dica! Vejamos
um resumo com os princípios fundamentais da contabilidade inseridos na
Resolução CFC 750/93. Grave que CFC tem CCROPE:
Competência
Continuidade
Registro
pelo valor original
Oportunidade
Prudência
Entidade
Voltando para
a questão, agora podemos analisar especificamente o princípio da oportunidade, mencionado na assertiva. Veja a disposição da Resolução
acerca desse princípio:
"Art. 6º
O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação
dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
Parágrafo
único. A falta de integridade e tempestividade na
produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua
relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a
oportunidade e a confiabilidade da informação. (Redação dada pela Resolução
CFC n.º. 1.282/10.)"
Atenção! Perceba
que o princípio da oportunidade refere-se a dois conceitos
principais: integridade (confiabilidade da
informação) e tempestividade (oportunidade). Afinal,
a informação que chega no momento certo (tempestiva) mas pela metade (não
integra), perde relevância para o usuário.
Feita toda a
revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:
O princípio da
oportunidade refere-se exclusivamente à tempestividade do registro do
patrimônio e suas mutações.
O princípio da
oportunidade refere-se tanto à tempestividade quanto
à integridade na produção e divulgação da
informação contábil.
Gabarito do
Professor: ERRADO.