SóProvas


ID
2682343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item que segue, a respeito dos princípios fundamentais de contabilidade.


As demonstrações financeiras devem estar vinculadas a períodos anteriores e subsequentes, em respeito ao princípio da continuidade.

Alternativas
Comentários
  • As demonstrações financeiras são relatórios contábeis que apoiam a tomada de decisão nas empresas. Os demonstrativos mais importantes são:

    Balanço patrimonial

    Demonstração do resultado do exercício (DRE)

    DFluxo de Caixa (FC)

    Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido (DMPL)

    Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

    Notas Explicativas

     

    Outras demonstrações financeiras incluem:

     

    Demonstração das origens e aplicações de fundos (DOAF)

    Relatório de gestão

    Parecer dos auditores independentes.

    As demonstrações preparadas com este propósito vão de encontro às necessidades comuns da maioria dos utentes mas não proporcionam toda a informação de que estes possam necessitar para tomarem as suas decisões.

     

    As demonstrações financeiras, retratam efeitos financeiros de acontecimentos passados.

     

    Elas não proporcionam necessariamente informação não financeira.

     

    O ÚNICO DIA FÁCIL FOI ONTEM !!

    SEALS

  • Períodos anteriores está correto, mas período SUBSEQUENTE?

    A menos que a banca tenha se referido a subsequente como o EXERCÍCIO VIGENTE, aí sim a questão estaria correta.

    Não há no conjunto das demonstrações contábeis PROJEÇÃO de demonstrações para períodos subsequentes com inutito de respeitar o princípio da CONTINUIDADE, este princípio, dá apenas a base de mensuração como VALORES DE ENTRADA.

  • Questão Certa, pessoal vamos colocar o gabarito para poder ajudar o pessoal.

  • As demonstrações financeiras devem estar vinculadas a períodos subsequentes ? 

    Contador virou a mãe diná agora. kkkk

  • Não se esqueçam jamais da definição de Ativo:

    ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;

     

     

    Além do mais, se não fosse estar vinculadas a períodos subsquente, para qual finalidade serviria o CPC 24 - Evento Subsequente?

    Evento subsequente ao período contábil a que se referem as demonstrações contábeis que originam ajustes.

    Evento subsequente ao período contábil a que se referem as demonstrações contábeis que não originam ajustes.

  • GAB:C

     

    PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
    O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
     

  • CESPE e suas doidices.

     

    O princípio da continuidade não tem nada a ver com a vinculação entre demonstrações financeiras, e sim com a entrada da entidade em processo de liquidação ou redução na escala de operações. Referido princípio preocupa-se em demostrar aos usuários a real situação financeira da entidade. Entendo referir-se, o item, a característica da comparabilidade.

  • O examinador está muito doido.

  • Esse princípio está ligado asos ativos e passivos, mas ainda às mutações patrimoniais quantitativas e qualitativas. CERTA!

  • Gab. Certo.
    Complementando como um colego mencionou o CPC 24.

    Objetivo 1.

    O objetivo deste Pronunciamento é determinar:

    (a) quando a entidade deve ajustar suas demonstrações contábeis com respeito a eventos subsequentes ao período contábil a que se referem essas demonstrações; e

    (b) as informações que a entidade deve divulgar sobre a data em que é concedida a autorização para emissão das demonstrações contábeis e sobre os eventos subsequentes ao período contábil a que se referem essas demonstrações. Este Pronunciamento também estabelece que a entidade não deve elaborar suas demonstrações contábeis segundo o pressuposto da continuidade se os eventos subsequentes ao período contábil a que se referem as demonstrações indicarem que o pressuposto da continuidade não é apropriado.

    Alcance 2.

    Este Pronunciamento deve ser aplicado na contabilização e divulgação de eventos subsequentes ao período a que se referem as demonstrações contábeis.

    Definições 3.

    Os termos abaixo são usados neste Pronunciamento com os seguintes significados: Evento subsequente ao período a que se referem as demonstrações contábeis é aquele evento, favorável ou desfavorável, que ocorre entre a data final do período a que se referem as demonstrações contábeis e a data na qual é autorizada a emissão dessas demonstrações.

    http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/300_CPC_24%20_rev%2012.pdf

  • CESPE: Se a água é salgada, então nela tem sal. CORRETO

     

    COMENTÁRIO DE MUITOS AQUI: Se no mar tem água, então a água é salgada: CORRETO

  • No princípio da continuidade, pressupõe que a entidade estava em operação no passado e continuará no futuro, e portanto, a mensuração e apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

  • Exatamente Kened Braga kkkkk

  • Anterirores: Fatos passados ( que originou)
    subsequente ( tome por exemplo as operações de Longo Prazo) questão de dificio interpretação.

  • DISCIPLINAZINHA DISGRAÇADA 

  • Pegou uma questão conceitual da CESPE e mesmo que tenha estudado não se recorda sobre o tema? Leva para a interpretação e uso do português, ganha-se alguns pontos assim.

  • Pra quem como eu ficou em dúvida em relação ao subsequente pense que a contabilização é feita pensando que a empresa continuará em funcionamento, verbo indica futuro, logo, períodos subsequentes.

    Não sei se vai ajudar muito, pq esse "deve estar vinculada" aí complicou minha vida.

  • O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE 

    Art. 5º. O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10) 

    CPC 00- Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.

    CPC 24:

    8. A entidade deve ajustar os valores reconhecidos em suas demonstrações contábeis para que reflitam os eventos subsequentes que evidenciem condições que já existiam na data final do período contábil a que se referem as demonstrações contábeis.

  • Certo

     

    O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

    O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

     

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/principiosfundamentais.htm

  • Como as DF's podem estar vinculadas a eventos subsequentes se elas demonstram a situação da empresa no momento presente fruto de EVENTOS PASSADOS? E o que tem a ver o princípio da continuidade? Cada dia mais difícil entender essa banca.

  • A cespe quis dizer com Subsequente, se referindo aos anos depois dos anteriores. Veja a frase dela:

    As demonstrações financeiras devem estar vinculadas a períodos anteriores e subsequentes (aos periodos anteriores, independente de quantos periodos tem antes, até chegar ao periodo atual.)

    E sim, esta correta a frase, e presume-se então que ela continuará trabalhando, segundo ao principio da continuidade.

    Até mais.

  • A questão traz uma análise correta do princípio da continuidade.

     

    Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. Por isso, a continuidade ou não da entidade, bem como a sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e da avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.

     

    Além disso, a observância do Princípio da continuidade é indispensável à correta aplicação do Princípio da competência, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de se constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.

     

     

    Portanto, podemos dizer que as demonstrações financeiras estão vinculadas a períodos passados, pois buscam mostrar a situação patrimonial financeira da entidade em determinada data. Mas também estão vinculadas aos períodos futuros ou subsequentes, já que a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

    TEC CONCURSOS

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    Demonstrações Financeiras: Fornecem informações financeiras sobre a entidade que reportam que sejam úteis para investidores, credores por empréstimo e outros credores existentes e potenciais, na tomada de decisões referentes à oferta de recursos à entidade.

    -Não fornecem nem podem fornecer todas as informações;

    -Não se destinam a fornecer o valor da entidade que reportam;

    -Não são direcionadas a outros grupos (usuários secundários).

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

    O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

    A observância do princípio da continuidade é indispensável à correta aplicação do princípio da competência, por se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e por constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.

  • Questão passível de anulação, uma vez que a Resolução 750/93 encontra-se revogada.

    Na data de 4 de outubro de 2016 foi publicada, no Diário Oficial da União, a Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBC TSP) – Estrutura Conceitual. E referida norma revogou a Resolução 750/93, que trata dos princípios de contabilidade.

    Vejam o texto:

    2B.   Ficam revogados, a partir de 1º de janeiro de 2017:

    (a)   a Resolução CFC n.º 750/1993, publicada no D.O.U., Seção 1, de 31.12.1993;

    A alteração é válida a partir de 1º de janeiro de 2017! E a questão é de 2018. Portanto, exigiu conhecimentos de uma norma que não é mais válida.

    Quanto ao item, está incorreto, pois segundo a REVOGADA Resolução 750/93:

    Art. 5º O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

    Portanto, não há correlação do princípio da continuidade com a vinculação de demonstrações contábeis anteriores e posteriores.

    Fazendo uma analogia com o CPC 00, seria mais correlacionado com a comparabilidade, característica qualitativa de melhoria.

    Gabarito – Errado.

    Cabe Recurso para anulação – Resolução 750 revogada.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/contabilidade-tecnico-ebserh-cabe-recurso-em-todas-as-questoes/

  • CERTO

    O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

    O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

  • CERTO

    O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

    O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

  • Eu queria saber o que passa na cabeça de quem repete um comentário que já foi postado com CTRL C + CTRL V.... Só atrapalha!!!!

  • Com todo o respeito, de verdade, mas a explicação do professor foi basicamente dizer que a questão ta correta porque tem "tudo a ver" (???) kkk fiquei até triste

  • Só pra relembrar!

    Os princípios contábeis são: (VOCE PC)

    - Valor original: os componentes do patrimônio devem ser registrados inicialmente pelo valor original da transação utilizando como base de mensuração (custo histórico, custo corrente, valor justo, valor realizável, valor presente)

    - Oportunidade: mensuração e apresentação de informações íntegras e tempestivas

    - Continuidade: pressupõe que a entidade continuará em funcionamento do futuro.

    - Entidade: autonomia patrimonial

    - Prudência: menor valor para o ativo e o maior valor para o passivo

    - Competência: receitas/despesas devem ser reconhecidas no período a que se referem, independentemente de recebimento ou pagamento.

  • G-C

    § 1º. As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.

  • Subsequente e Continuidade.

    mata a questão;

    GAB: CERTO

  • Para mim, o princípio da continuidade tinha outra definição...

  • Cespe sendo Cespe...

  • Continuidade: pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto,

    a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta

    circunstância

  • vinculadas?

  • Gente por que a questão está marcada como desatualizada, alguém pode me dizer??