SóProvas


ID
2682412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação de medicamentos no organismo humano, julgue o item seguinte.


O acetaminofeno, ou paracetamol, e a dipirona são analgésicos puros capazes de aliviar dor de intensidade leve a moderada e febre, pois eles afetam a produção de substâncias conhecidas como prostaglandinas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Esses fármacos reduzema produção de prostaglandinas através da inibição da COX.

  • interessante

  • O paracetamol (acetaminofen) é um analgésico não opioide com propriedade antipirética, eficaz no alívio da dor leve à moderada. O paracetamol é clinicamente comprovado, que promove analgesia pela elevação do limiar da dor e antipirese através de ação no centro hipotalâmico que regula a temperatura. Seu efeito tem início 15 a 30 minutos após a administração oral e permanece por um período de 4 a 6 horas.

    A dipirona (metamizol) é também um analgésico indicado no controle da dor de intensidade leve à moderada e também contra febre. Os efeitos antitérmico e analgésico podem ser esperados em 30 a 60 minutos após a administração e geralmente persistem por aproximadamente 4 horas.

    O mecanismo de ação dos analgésicos baseia-se, geralmente, na inibição da síntese de prostaglandinas, responsáveis pela dor leve e moderada, pela vasodilatação local e pelo aumento da permeabilidade vascular.

    Gabarito do Professor: CERTO

    Bibliografia

    http://www.anvisa.gov.br

    Queiroz, Santos, Esteves et al. Dipirona versus paracetamol no controle da dor pós-operatória. Rev Odontol UNESP. 2013; 42(2): 78-82.


  • Gabarito: Certo

    A COX-3, possivelmente uma variante da COX-1 (pois é derivada do mesmo gene dessa isorforma), encontra-se distribuída principalmente no córtex cerebral, medula espinhal e coração, sendo mais sensível ao acetaminofeno (paracetamol) do que a COX-1 e COX-2. Postulou-se que a inibição da COX-3 poderia representar o mecanismo central primário pelo qual as drogas analgésicas e antipiréticas do tipo AINE desenvolveriam suas atividades de redução da dor e da febre.

    Analgésicos inibidores específicos da ciclooxigenase-2: avanços terapêuticos. scielo.br