SóProvas


ID
2682439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Mariana, com setenta e seis anos de idade, apresenta, em atendimento hospitalar de emergência, forte dor precordial, em aperto, contínua, com irradiação para o pescoço, e leve tontura — segundo a paciente, há cerca de 30 min. Ela tem história de hipertensão arterial crônica e vem sendo acompanhada regularmente por seu cardiologista. No exame, Mariana encontra-se dispneica, agitada, com PA de 190 mmHg × 130 mmHg e oximetria de pulso em 92%.

Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.


No serviço de emergência, Mariana deverá ser mantida em posição de Trendelenburg e ser tranquilizada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

     

     

     

    A posição adequada é Fowler devido à dispneia, com a finalidade de melhorar a respiração.

  •  

     

    As posições usadas com maior frequência são:

     

    Fowler:
    Paciente fica semi sentado. A cabeceira do leito fica elevada a um ângulo de 45º (semi-Fowler) a 60º (Fowler) e os joelhos do paciente devem estar ligeiramente elevados, sem apresentar pressão que possa limitar a circulação das pernas.: Indicações:  Exames de cabeça, olhos, nariz, ouvidos, garganta, pescoço e tórax; pacientes cardiopatas.

     

    SIMs
    Lado direito: deitar o paciente sobre o lado direito flexionando-lhe as pernas, ficando a direita semi flexionada e a esquerda mais flexionada, chegando próxima ao abdômen. Para o lado esquerdo, basta inverter o lado e a posição das pernas. Posição usada para lavagem intestinal, exames e toque.

     

    Genu-Peitoral
    Paciente se mantém ajoelhado e com o peito descansando na cama, os joelhos devem ficar ligeiramente afastados. Posição usada para exames vaginais, retais e cirurgias.

     

    Ginecológica:
    A paciente fica deitada de costas, com as pernas flexionadas sobre as coxas, a planta dos pés sobre o colchão e os joelhos afastados um do outro. É usado para sondagem vesical, exames vaginais e retal.

     

    Litotomia:
    A paciente é colocada em decúbito dorsal, as coxas são bem afastadas uma das outras e flexionadas sobre o abdômen; para manter as pernas nesta posição usam-se suportes para as pernas (perneiras). Posição usada para parto, toque, curetagem.

     

    Trendelemburg:

    O paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas e pé acima do nível da cabeça, posição usada para retorno venoso, cirurgia de varizes, edema.Trendelemburg Reversa ao contrário, a cabeça está mais alta e os pés mais baixos.

     

    Ereta ou Ortostática:
    O paciente permanece em pé com chinelos ou com o chão forrado com um lençol. Posição usada para exames neurológicos e certas anormalidades ortopédicas.

     

    Posição Sentada:
    Adequada para exames de ouvido, olhos, nariz e orofaringe. A cabeça do paciente é recostada em suportes especiais ou nas mãos do examinador, sempre ao lado oposto ao que será examinado.

     

    Posição de Jakkniff:
    Usada em exames proctológicos e tratamentos retais. Deve ser feita em mesa apropriada. O paciente está em decúbito ventral, com a cabeça ligeiramente mais baixa que a região lombar e os membros inferiores formando um ângulo reto.

     

     

    FONTE : https://enfermagemnovidade.wordpress.com/2017/05/10/posicao-para-exames-e-procedimentos/comment-page-1/

     

    "O TEMOR A DEUS É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA."

  • A posição de Trendelenburg prejudicará a função respiratória da paciente.

  • POSIÇÃO: FOWLER

  • A posição de Trendelenburg  é aquela em que o paciente fica em decúbito dorsal, com as pernas e pé acima do nível da cabeça, posição usada para auxiliar o retorno venoso, cirurgia de varizes, edema.

    O caso apresentado acima suspeita-se de Infarto Agudo do Miocárdio, nesse caso o paciente não deve ser colocado em posição de trendelemburg e sim em uma posição que ofereça o maior conforto possível e as roupas devem ser afrouxadas.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    Piegas LS, Timerman A, Feitosa GS, Nicolau JC et al. V Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Vol 105, nº 2, Supl. 1, Agosto 2015.

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.


  • POSIÇÃO: FOWLER

  • "Mariana encontra-se dispneica"

    A posição de Trendelemburg proporciona o deslizamento das vísceras abdominais na direção do tórax, permitindo melhor exposição pélvica, mas seu peso sobre o diafragma, acrescido do aumento de volume de sangue pulmonar, pode diminuir a expansibilidade pulmonar, diminuido assim o fator ventilação-perfusão e repercutindo nas trocas gasosas.

    A posição de Fowler é indicada para clientes que apresentam dificuldades respiratórias, no momento da alimentação, em pós-operatório nasal, buço maxilo e tireoidectomia.

    REFERÊNCIAS: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/S6DCBKmDvHWZt3fbqkhwyxj/?lang=pt&format=pdf; http://www.ifcursos.com.br/sistema/admin/arquivos/14-02-39-apostilalavagemdemaos.pdf