SóProvas


ID
2682499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Paula, com vinte e seis anos de idade, compareceu a unidade básica de saúde com queixa de amenorreia havia cerca de vinte dias, mas não tinha certeza da data da última menstruação. Nessa oportunidade, ela informou ter vida sexual ativa, fazer uso de anticoncepcional oral de forma irregular e nunca ter engravidado.

Acerca desse caso clínico, julgue o item que segue.


Paula deverá receber, com antecedência, informações sobre a maternidade, o parto e o direito de escolher um acompanhante, necessariamente mulher, para esse momento.

Alternativas
Comentários
  • A gestante apresenta sinais de presunção de gravidez, o proximo passo é realizar além da anmese o exame fisíco onde avaliar-se -a os sinais de probabilidade como: Sinal de Jacquemier(coloração violacea do meato urinário e vulva; Regra de Goodel (amolecimento do colo do útero);Sinal de Hegar (amolecimento do útero ao toque bimanual);Sinal de Osiander (percepção do pulso da artéria vaginal ao toque vaginal); Aumento do volume uterino e positividade do exame HCG. E então após os sinais de certeza se inicia a atenção ao pré-natal e suas orientações como IG e DPP, parto e puerpério.

  • ERRADO

    Amenorreia- Sinal de presunção

  • O ACOMPANHANTE PODE SER MULHER OU HOMEM.

  • Antes do teste é realizado o acolhimento no primeiro momento é entregue o teste e realizado uma conversa com o usuário para fortalecer o vínculo. A orientação quanto ao planejamento reprodutivo é feita em um outro momento, já que a realização do teste rápido não pressupõe uma gestação.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Teste rápido de gravidez na Atenção Básica : guia técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.