SóProvas


ID
2682628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa prestadora de serviços registrou, no mês de fevereiro de 2018, com 24.000 horas-homens trabalhadas, 2 acidentes com lesões e afastamentos e 12 acidentes com lesões, mas sem afastamentos. Para os acidentes com afastamento, foram computados 12 dias perdidos e os empregados neles vitimados retornaram ao trabalho no mês seguinte para suas atividades normais.

Nessa situação hipotética,


a empresa não registrou, no referido mês, acidentes causadores de incapacidade temporária total de empregados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO.

     

    A empresa em questão registrou SIM acidentes causadores de incapacidade temporária, pois  assertiva afirma que a empresa registrou 2 acidentes com lesões e afastamentos e 12 acidentes com lesões, mas sem afastamentos, ou seja, os funcionários poderiam exercer outras funções.

     

    ACIDENTES CAUSADORES DE INCAPACIDADE TEMPORÁRIAÉ quando o sinistrado/doente fica parcialmente incapacitado para o desempenho das suas funções profissionais, durante um dado tempo, mas pode exercer, dentro da sua profissão, tarefas menos exigentes.

     

    FONTE: https://www.economias.pt/incapacidade-temporaria/

  • não entendi muito bem a resposta da colega...

    Incapacidade temporaria - é a volta do trabalhador após alguns dias

    Incapacidade temporaria parcial - é quando o trabalhador quebra um braço, porém consegue fazer suas atividades com o outro.

    incapacidade temporaria total - é quando o trabalhador cai de de uma escada, quebra dois braços e não consegue fazer nenhuma outra atividade, porém ele volta ao trabalho depois de alguns dias...

    Incapacidade Permanente – refere-se aos segurados que ficaram permanentemente incapacitados para o exercício laboral.

    A incapacidade permanente pode ser de dois tipos: parcial e total. Entende-se por incapacidade permanente parcial o fato do acidentado em exercício laboral, após o devido tratamento psicofísico-social, apresentar seqüela definitiva que implique em redução da capacidade. Esta informação é captada a partir da concessão do benefício auxílio-acidente por acidente do trabalho, espécie 94. O outro tipo ocorre quando o acidentado em exercício laboral apresentar incapacidade permanente e total para o exercício de qualquer atividade laborativa. Esta informação é captada a partir da concessão do benefício aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho, espécie 92.

     

    Resumindo: se o trabalhador teve um afastamento, houve uma totalidade... pois ele não conseguiu exercer sua atividade, porém foi temporária.

  • confusos e pouco explicativos os comentários abaixo

  • A questão se refere a conhecimentos sobre acidentes de trabalho.

     

    Incapacidade temporária total é quando, em decorrência de um acidente de trabalho, o trabalhador se lesiona em uma intensidade que necessita ser afastado das suas atividades por um determinado período, não podendo ser reaproveitado em outra função temporária.

    Dessa forma, o enunciado da questão diz que ouve 2 acidentes com lesões e afastamentos. Assim, a questão está incorreta porque houve acidentes causadores de incapacidade temporária total de empregados.

    Gabarito do professor: ERRADO.

  • Pessoal perdidaço nos comentários!

    Palavra chave na questão: houve 12 dias perdidos.

    A incapacidade temporária total é a perda total da capacidade de trabalho advinda de um ou mais dias perdidos, excetuadas a morte. Logo, a questão se contradiz, questão errada!

    https://perfilsst.com.br/acidente-de-trabalho-entenda-o-que-e/