SóProvas


ID
2682637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa prestadora de serviços registrou, no mês de fevereiro de 2018, com 24.000 horas-homens trabalhadas, 2 acidentes com lesões e afastamentos e 12 acidentes com lesões, mas sem afastamentos. Para os acidentes com afastamento, foram computados 12 dias perdidos e os empregados neles vitimados retornaram ao trabalho no mês seguinte para suas atividades normais.

Nessa situação hipotética,


a estatística de acidentes está diretamente relacionada com a classificação de risco da atividade principal da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Alguém para explicar?

    Rs

     

  • Erick... também fiquei sem entender essa questão.

    Fiz uma pesquisa, e pelo que entendi, a estatística está diretamente relacionada a certos índices, como: horas-homem trabalhadas, taxa de frequência, taxa de gravidade, lesões com e afastamento... Então acredito que estava voltado para isso mesmo, não com a classificação de risco da empresa. 

    https://segurancadotrabalhonwn.com/estatistica-aplicada-a-seguranca-do-trabalho/

    http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_amb_saude_seguranca/tec_seguranca/seg_trabalho/291012_seg_trab_a03.pdf

    Vi esses dois sites e nada fala de classificação de risco. 

  • Pelo que esta escrito não é possivel identificar se  "a estatística de acidentes está diretamente relacionada com a classificação de risco da atividade principal da empresa" pois no texto nao fala o tipo do acidente.

    Exemplo: pode ser briga ou escorregao, e desta forma nao estaria associado a atividade que a empresa exerce.

     

    (x) Errada 

  • Concordo com o colega Sidney, não é possível fazer essa relação entre a atividade e os acidentes, precisaria haver mais informações.

  • Com frequência associamos que a estatística de acidentes dentro de uma empresa está diretamente relacionada com a classificação de risco da atividade principal da empresa. Dessa forma, quanto maior o risco da atividade principal, maior seria a estatística de acidentes na corporação. Contudo, há ainda diversos outros fatores que podem influenciar.

     

    Uma dica resolver essa questão, é notar que após seu enunciado, onde conta uma situação, ela traz a expressão “Nessa situação hipotética". Os dados apresentados no enunciado não são suficientes para relacionamos que na situação apresentada, a classificação de risco da atividade principal da empresa está relacionada diretamente aos acidentes que ela informou ter ocorrido, uma vez que acidentes dependem também de outros fatores, como por exemplo, as medidas de segurança adotadas nos procedimentos. Portanto, não há como concluir positivamente que há essa relação direta dita na questão.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Acho que a questão está associando o CNAE + o Grau de Risco (GR) da empresa a um maior índice de acidentes (ela fala em atividade principal, temos o CNAE principal e secundário). Diria que há uma correlação, mas não uma causa: há uma maior probabilidade de acidentes sim, mas não necessariamente uma causa, pois depende da gestão e controle desses riscos. Veja: Grau de risco 4 (GR4) – Risco alto neste grupo estão as empresas em que as atividades expõem os colaboradores a riscos frequentes, fazendo com que um maior número de regras quanto à saúde e segurança do trabalho sejam aplicadas.  Fonte: https://grupomednet.com.br/como-classificar-o-grau-de-risco-das-empresas-descubra/

  • A questão está relacionado a taxa de frequência. Então está relacionado a quantidade de acidente e não a grau de risco.