SóProvas


ID
2683120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda com relação à dependência química e à sua prevenção, bem como ao seu tratamento, julgue o item que se segue.


O manejo de contingência é uma proposta de tratamento baseada na teoria do condicionamento respondente.

Alternativas
Comentários
  • Creio que a questão está errada porque o manejo de contingência está relacionado à teoria de Skinner, que fala do condicionamento operante. O condicionamento respondente refere-se aos comportamentos automáticos, trazidos na teoria de Pavlov.

  • eu acredito que o erro da qestão está no final dela: na teoria do comportamento respondente - errado. O correto seria: na teoria do comportamento operante.

    respondente - comprotamento involuntário

    operante - comportamento voluntário

     Embora o termo contingência possa assumir diferentes significados, ele é empregado, como termo técnico na análise do comportamento, para enfatizar: "como a probabilidade de um pode ser afetada ou causada por outros eventos". No caso do comportamento operante, "o termo contingência descreve simplesmente as conseqüências do responder: aqui ele indica o efeito de uma resposta sobre a probabilidade de um estímulo" (p. 94). Nosso ambiente natural, e também o ambiente construido,estão repletos de contingências desse tipo: o ambiente está organizado de tal modo que certas mudanças ambientais podem ocorrer, porém só ocorrerão se alguém se comportar de determinada maneira.

    Contingêncía é empregado para enfatizar uma relação de dependencia entre eventos. 

    As relações respondentes são diferentes das relações operantes: enquanto as primeiras envolveriam respostas eliciadas por estímulos antecedentes, as últimas seriam constituídas por classes de respostas selecionadas de acordo com as consequências, ou seja, de acordo com os efeitos que ação produz no ambiente (seção 2.3)

  • O Manejo de Contingências (MC), baseado na teoria comportamental, pressupõe que reforçar comportamentos desejados, bem como punir comportamentos indesejáveis leva respectivamente, a um aumento e diminuição nos mesmos

  • O manejo de contingência é uma proposta de tratamento baseada na teoria do condicionamento OPERANTE

  • Manejo de Contingências (MC), ou Administração de contingências, deriva diretamente da teoria do  condicionamento operante de Skinner, sendo, uma das maneiras de motivar a  mudança de comportamentos, apresentar contingências que reforcem os comportamentos desejáveis ou que sejam incompatíveis com os indesejáveis e, por esse motivo, os inibam. Além do transtorno por uso de substâncias,  administração de contingências está indicada no tratamento do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), dos transtornos de oposição desafiante e da conduta, dos transtornos depressivos, bem como para educação de crianças e para pacientes institucionalizados com diagnósticos de autismo, esquizofrenia e demência.
    O condicionamento respondente é um processo de aprendizagem por meio da associação. Sua essência é o emparelhamento de dois estímulos – um estímulo neutro (luz, tom, sineta), que não produz nenhuma resposta relacionada com a que irá ser aprendida (estímulo condicionado), e um estímulo incondicionado (choque, comida), que geralmente produz a resposta – um reflexo, de forma intensa. Depois de alguns emparelhamentos, o estímulo neutro se torna condicionado e passa a produzir (emitir) a resposta condicionada –  o reflexo condicionado (RC), que é um reflexo inato e que se modificou em razão do emparelhamento.
    O condicionamento operante parte do princípio de que um comportamento se modifica em razão não de seus antecedentes, mas de suas consequências sobre o ambiente: as contingências (reforços e punições).




    Cordioli, A. V. & Grevet, E. H. Psicoterapias: abordagens atuais. – 4. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2019.



    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Respondente = Pavlov

    Operante = Skinner (manejo de contingência)