SóProvas


ID
2683750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Embora a higienização das mãos seja, comprovadamente, a medida mais importante em prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, a adesão dos profissionais a essa medida ainda é insuficiente. A respeito desse tema e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


Dos antissépticos utilizados para a higienização das mãos, o álcool 70% é o que apresenta mais rápida velocidade de ação, mas ele é pouco eficaz contra bactérias Gram-positivas, Gram-negativas, micobactérias, vírus e fungos.

Alternativas
Comentários
  • Ministério da Saúde

     

    Agência Nacional de Vigilância Sanitária

     

    RESOLUÇÃO-RDC Nº 42, DE 25 DE OUTUBRO DE 2010

     

    Seção III

     

    Definições

     

    Art. 4º Para efeito deste Regulamento Técnico são adotadas as seguintes definições:

     

    IX - Preparação alcoólica para higienização das mãos sob a forma líquida: preparação contendo álcool, na concentração final entre 60% a 80% destinadas à aplicação nas mãos para reduzir o número de microrganismos. Recomenda-se que contenha emolientes em sua formulação para evitar o ressecamento da pele.

     

     

    X - Preparação alcoólica para higienização das mãos sob as formas gel, espuma e outras: preparações contendo álcool, na concentração final mínima de 70% com atividade antibacteriana comprovada por testes de laboratório in vitro (teste de suspensão) ou in vivo, destinadas a reduzir o número de microrganismos. Recomenda-se que contenha emolientes em sua formulação para evitar o ressecamento da pele.

     

     

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0042_25_10_2010.html

  • Ele não é pouco eficaz. Gab. Errado

  • Estudos recentes comprovam a eficácia do álcool etílico a 70%, glicerinado ou na forma de gel, em mãos sujas com matéria orgânica.

     

    Álcoois - tem atividade antimicrobiana atribuída à sua habilidade de desnaturar proteínas. Soluções contendo 60-95% de álcool são as mais eficazes (concentrações maiores tem menor potência). Tem excelente atividade germicida contra bactérias de Gram-positivos e Gram-negativos, M.tuberculosis e fungos. Tem ação contra a maioria dos vírus (para inativação do HBV e do HCV a concentração deve ser de 60-70%).

    Tem pouca atividade contra esporos bacterianos, oocistos de protozoários e alguns vírus não envelopados e não lipofílicos. Não tem atividade residual, no entanto, o re-crescimento é lento. A adição de clorexidina, quaternários de amônia ou triclosan às soluções alcoólicas resulta em atividade persistente.

     

    http://www.ufmt.br/hujm/arquivos/e2a4d1826a78a35703d4c497826c4e64.pdf

     

    Gabarito: ERRADO