SóProvas


ID
2684566
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Teria eu meus seis, meus sete anos. Perto da gente, morava o “casal feliz”. Ponho as aspas porque o fato merece. Vamos que eu pergunte, ao leitor, de supetão: – “Você conhece muitos ‘casais felizes’?” Aí está uma pergunta trágica. Muitos afirmam: – “A coabitação impede a felicidade” etc. etc. Não serei tão radical. Nem podemos exigir que marido e mulher morem um no Leblon e outro para lá da praça Saenz Peña. Seja como for, uma coisa parece certa: – o “casal feliz” constitui uma raridade.

      Normalmente, marido e mulher têm uma relação de arestas e não de afinidades. Tantas vezes a vida conjugal é tecida de equívocos, de irritações, ressentimentos, dúvidas, berros etc. etc. Mas o “casal feliz” de Aldeia Campista conseguira, graças a Deus, eliminar todas as incompatibilidades. Era a mais doce convivência da rua, do bairro, talvez da cidade. Quando passavam, de braços, pela calçada, havia o sussurro espavorido: – “Olha o casal feliz!”. Da minha janela, eu os via como dois monstros.

      Estavam casados há quinze anos e não havia, na história desse amor, a lembrança de um grito, de uma impaciência, de uma indelicadeza. Até que chegou um dia de Carnaval e, justamente, a terça-feira gorda. O marido saiu para visitar uma tia doente, não sei onde. A mulher veio trazê-lo até o portão. Beijaram-se como se ele estivesse partindo para a guerra. E, no penúltimo beijo, diz a santa senhora: – “Meu filho, vem cedo, que eu quero ver os blocos”. Ele fez que sim. E ainda se beijaram diante da vizinhança invejosa e frustrada. Depois, ela esperou que ele dobrasse a esquina. E as horas foram passando. A partir das seis da tarde ficou a esposa no portão. Sete, oito, nove da noite. Os relógios não paravam. Dez da noite, onze. E, por fim, o marido chegou. Onze.

      O “casal feliz” foi parar no distrito.

      Pois bem, contei o episódio para mostrar como o “irrelevante” influi nas leis do amor e do ódio. Por causa de uma mísera terça-feira gorda, ruía por terra toda uma pirâmide de afinidades laboriosamente acumuladas. No dia seguinte, separaram-se para sempre.

           (Nelson Rodrigues, O reacionário – memórias e confissões. Adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta a passagem do texto na qual o narrador reitera sua declaração – Não serei tão radical. – e se expressa evitando ser categórico acerca do assunto de que trata.

Alternativas
Comentários
  • O autor não seria tão radical a ponto de perguntar as pessoas se elas conheciam muitos ‘casais tão felizes'... mas seja como for uma coisa parece certa: – o “casal feliz” constitui uma raridade.

    Gabarito A

  • Significado de Categórico:Indiscutível; que não aceita dúvidas; que não se consegue discutir.

    Portanto, na alternativa A, o autor evita ser categórico, dizendo que uma coisa "parece" certa.

  • Gabarito A

  • Fica clara a opinião negativa da maioria das pessoas com relação a relacionamentos conjugais quando o autor diz: Muitos afirmam: – “A coabitação impede a felicidade” etc. etc. Mas ele evita ser categórico ao dizer: "Não serei tão radical", justamente por saber que o “casal feliz” constitui uma raridade.

  • Se você ler o texto de forma pausada e fragmentada, irá  perceber que estas questões são tão fáceis a ponto de resolvê-las em menos de 40 segundos. Basta não dar "moral para dúvidas", isso faz com que o candidato erre a questão, ou até mesmo troque a alternativa certa pela errada.

    Gab. A (resolvida em 15 segundos). 

  • Como colocado pelo Adriano, O autor do texto evita ser categórico, ou seja ele evita afirmar algo...

    Repare em que todas as alternativas há uma afirmação, somente na alternativa A há uma hipótese pela presença do "parece".

     

     a)Seja como for, uma coisa parece certa: – o “casal feliz” constitui uma raridade. Hipótese( ou seja, ele evita afirmar, tornar isso absoluto)

     b)Aí está uma pergunta trágica. Afirmação

     c)Da minha janela, eu os via como dois monstros. Afirmação

     d)E ainda se beijaram diante da vizinhança invejosa e frustrada. Afirmação

     e)Até que chegou um dia de Carnaval e, justamente, a terça-feira gorda. Afirmação

  • CATEGÓRICO = ALGO QUE GERA CERTEZA.

    NA A) ESTAMOS DIANTE DO VERBO DE LIGAÇÃO (PARECER) QUE NOS DÁ A CERTEZA DE DUVIDA E NAO CATEGÓRICO

  • Facil!!!

  • Alternativa A.

    O autor diz que não será categórico, como a maioria das pessoas são quando questionadas se conhecem algum casal feliz (já que senso comum entende que a convivência, entre outras coisas, impede um casal de ser feliz), mas que ele apenas dirá que são raridade. Ou seja, não diz que não existem casais felizes, mas que é difícil conhecer algum que seja.

    "O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia." Robert Coller.