SóProvas


ID
268519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Cada um dos próximos itens apresenta uma proposta de associação
entre o nome de uma doença intestinal parasitária, agente
etiológico, principal exame diagnóstico, característica clínica da
moléstia e principal tratamento recomendado, devendo ser julgado
certo, se essas características estiverem corretamente associadas, ou
errado, em caso contrário.

ancilostomíase — Necator americanus — exame parasitológico de fezes (EPF) pelos métodos de Lutz, Willis ou Faust — anemia ferropriva — albendazol

Alternativas
Comentários
  • Ancilostomíase
    - Agente etiológico: Nematóides da família Ancylostomidae: A. duodenale e Necator americanus.
    - Exame diagnóstico: Em geral clínico, devido ao prurido característico. O diagnóstico laboratorial é realizado pelo achado de ovos no exame parasitológico de fezes, por meio dos métodos de Lutz, Willis ou Faust, realizando-se também a contagem de ovos pelo Kato-Katz.
    - Característica clínica da moléstia: Assintomática em infecções leves; Pode se apresentar com quadro gastrointestinal agudo, caracterizado por náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e flatulência. Em crianças com parasitismo intenso, pode ocorrer hipoproteinemia e atraso no desenvolvimento físico e mental. Ocorre anemia ferropriva conforme a intensidade da infecção. Complicações: Anemia, hipoproteinemia, insuficiência cardíaca e anassarca. A migração da larva através dos pulmões pode causar hemorragia e pneumonite.
    - Tratamento:  Albendazol (2 comprimidos de 200mg VO em dose única), Mebendazol ou Pamoato de Pirantel. Acompanhar EPF em 7, 14 e 21 dias.

    Fonte: Ministério da Saúde, 2010.