Quatro níveis de capacidade:
Nível 0 (Incompleto): o processo não é executado ou é parcialmente executado, ou seja, uma (ou mais) das metas específicas de sua área de processo não é satisfeita
Nível 1 (Executado): o processo satisfaz todas as metas específicas de sua área de processo e realiza o trabalho necessário para gerar os seus produtos
Nível 2 (Gerenciado): o processo é planejado e executado de acordo com políticas organizacionais, utiliza pessoal habilitado e recursos adequados para gerar saídas de forma controlada e envolve os grupos interessados adequados, além de ser monitorado, controlado, revisado, avaliado quanto à conformidade com sua descrição e ao desempenho previsto nos seus planos
Nível 3 (Definido): o processo é gerenciado e adaptado a partir de um conjunto de processos padronizados da organização, que, por sua vez, também evoluem continuamente.
Cinco níveis de maturidade:
Nível 1 (Inicial ou Ad hod)
Nível 2 (Gerenciado): O foco é direcionado para práticas de gestão de projetos. Organização ainda imatura, é mais prioritário aprender a planejar, controlar e gerenciar os projetos do que investir em técnicas e metodologias de desenvolvimento de produtos.
Nível 3 (Definido): O foco está no processo de engenharia de produtos, que espelha as fases de um ciclo de vida padrão: Concepção (“Desenvolvimento de Requisitos”), Análise e Desenho (“Solução Técnica”), Testes e Implantação (“Integração do Produto”, “Verificação” e “Validação”).
O modelo fomenta a criação de um ambiente organizacional orientado à integração entre equipes de trabalho e ao compartilhamento de conhecimentos e habilidades. GESTÃO DE RISCOS.
Nível 4 (Gerenciado Quantitativamente): A gestão quantitativa baseada em medições e indicadores cobre, de forma integrada, todo o conjunto de processos organizacionais. CONTROLADOS ESTATITICAMENTE.
Nível 5 (Otimizado): O conceito de inovação organizacional integra os processos de gestão de mudanças tanto em processos como na tecnologia. A importância da análise e da resolução das causas dos desvios é explicitamente enfatizada. MELHORIA CONTÍNUA. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS.