SóProvas


ID
2686333
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No início da década de 40, um engenheiro elétrico, com formação matemática, propõe um esquema que ficou conhecido como “sistema geral de comunicação”. Para ele, o problema da comunicação consiste em reproduzir em um ponto determinado (de maneira exata ou aproximada) uma mensagem selecionada em outro ponto. Em outras palavras, há uma cadeia, na qual uma fonte produz uma mensagem que é codificada e transforma a mensagem em sinais que são transmitidos por um canal até um receptor cuja mensagem é decodificada e reconstruída. Esse esquema foi elaborado por

Alternativas
Comentários
  • Teoria Matemática da Comunicação ou Teoria da Informação:

    - Elaborada por Claude Shannon e Warren Weaver (1949);

    - Estuda a sistematização do processo de comunicação;

    - A comunicação é entendida como um processo de transmissão de uma mensagem por uma fonte de informação, através de uma canal, a um destinatário;

    - "Máquina da ´produção de informações";

    - Fonte >>> Transmissor >>> Canal >>> Receptor >>> Destino.

  •  

    Extraído de Teoria da Comunicação, de Martino:

    Uma das origens da Teoria da Informação foi o modelo formulado em 1949 por Claude Shannon e Warren Waever. Em seu livro, Teoria Matemática da Comunicação eles criaram uma fórmula do processo comunicativo a partir da quantificação das mensagens e da mediação dos elementos de ruído, de onde.


    Extraído de Teorias da Comunicação (Hohlfeldt, Martino e França), pág. 121:

    Elaborada por dois engenheiros matemáticos, Shannon e Weaver, em 1949, essa toeria é menos um conjunto acabado de conceitos e pressupostos teóricos, mas sim uma sistematização do processo comunicativo a partir de uma perspectiva puramente técnica, com ênfase nos aspectos quantitativos.

    Weaver, descrevendo trabalho realizado por Claude Shannon, apresenta a seguinte representação de um sistema de comunicação:

    Fonte de informação => Transmissor => Canal => Recepctor => Destino
                                                                             sinal      ruído        sinal

    A comunicaão é apresentada como um sistema no qual uma fonte de informação seleciona uma mensagem desejada a partir de um conjunto de mensagens possíveis, codifica mensagem transformando-a num sinal passível de ser enviada por um canal ao receptor, que fará o trabalho ao inverso [decodificar]. Ou seja, a comunicação é entendida como um processo de transmissão de uma mensagem por uma fonte de informação, através de uma canal, a um destinatário.

     

  • O processo de comunicação foi estudado por inúmeros autores nas últimas décadas. A Teoria Matemática da Comunicação, ou Teoria da Informação, aborda a comunicação a partir de princípios lógicos, como um processo de troca de mensagens, e tem como objetivo encontrar um modo de melhorar a comunicação, deixando-a sem ruídos e com a melhor qualidade possível.

    O interessante dessa teoria é a preocupação com vários aspectos relacionados à comunicação: técnico/mecânico (volume do som ou qualidade do papel adequada para realizar a comunicação), semântico (compreensão da mensagem pelo receptor) e eficácia/pragmático (efeitos causados pela comunicação no indivíduo que a recebe).

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Wright Mills foi um sociólogo norte-americano que estudou a Teoria Hipodérmica e a influência significativa que os meios de comunicação de massa tinham sobre os indivíduos.

    B) Errado. Henri Lefebvre foi um sociólogo francês e autor das obras “Direito à cidade" e “A revolução urbana". Marxista, analisou o sistema econômico capitalista e defendeu o direito de acesso à vida urbana pela população.

    C) Certo. Claude Elwood Shannon, matemático e engenheiro elétrico, publicou um artigo em 1948 no qual sistematizou o processo de comunicação com base em aspectos técnicos. De acordo com o autor, esse sistema geral é composto por vários elementos: fonte de informação/emissor quer transmitir uma mensagem; o transmissor converte a mensagem em sinais, de acordo com um código determinado; esses sinais são transmitidos para o destinatário através de um canal adequado; o receptor recebe e decodifica os sinais recebidos, para entender a mensagem. A existência de ruído na comunicação está intimamente relacionada à desordem do sistema (entropia) enquanto que a ausência ou minimização do ruído está ligada ao entendimento da informação e ao equilíbrio (homeostase). O feedback é a resposta do receptor.

    D) Errado. Harold Lasswell foi um teórico da comunicação norte-americano responsável pelo modelo comunicacional, que explora cinco aspectos: “Quem? Diz o que? Através de que canal? Para quem? Com quais efeitos?

    E) Errado. Charles S. Peirce foi um linguista norte-americano criador da Teoria sobre Semiótica. Defendeu a ideia de que o homem só conhece o mundo porque o representa e o interpreta.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta, que apresenta o autor do esquema apresentado no enunciado, é a C (Claude Elwood Shannon).

    Gabarito do professor: Letra C.

    Bibliografia:

    Silva, Sandro T. M. da. Teorias da comunicação nos estudos de relações públicas. EDIPUCRS. 2011.

    Santaella, Lucia. O que é semiótica. Brasiliense. 2017.