-
feature - Gênero jornalístico que vai além do caráter factual e imediato da notícia. Opõe-se a "hard news", que é o relato objetivo de fatos relevantes para a vida política, econômica e cotidiana. Um "feature" aprofunda o assunto e busca uma dimensão mais atemporal. Define-se pela forma, não pelo assunto tratado. Pode ser um perfil, uma história de interesse humano, uma entrevista.
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_producao_f.htm
-
Confesso que acho difícil com apenas esse trecho do texto distinguir entre crônica e comentário. Talvez por haver título possa ser o diferencial...
A crônica é um texto de carácter reflexivo e interpretativo, que parte de um assunto do quotidiano, um acontecimento banal, sem significado relevante. É um texto subjectivo, pois apresenta a perspectiva do seu autor, o tom do discurso varia entre o ligeiro e o polémico, podendo ser irónico ou humorístico.
Comentários: podem ser de três naturezas: a) avaliação, em que há a exposição de um ponto de vista, b) explicação, em que há uma justificativa, uma explicação sobre os acontecimentos e seus personagens (ambas dissertativas) e c) expectativa, que corresponde a um texto preditivo, uma vez que refere-se a eventos futuros, que se espera ocorram a partir do que foi narrado.
-
Manual da Folha de São Paulo (2018), p. 135:
Crônica
Texto curto, em que o propósito informativo é incidental. Baseia-se, na maioria das vezes, em acontecimentos recentes ou em fatos cotidianos. Geralmente privilegia o míudo, o banal, e procura ali o que há de lírico ou cômico.
A subjetividade percorre o texto, muitas vezes escrito em primeira pessoa. Em "A vida ao Rés do Chão", o crítico Antonio Candido afirma que as crônicas "mantém o ar despreocupado, de quem está falando coisas sem maior consequência; e, no entanto, não apenas entram fundo no significado dos atos e sentimentos do homem, mas podem levar longe a crítica social".