SóProvas


ID
2686513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo em vista que as especificações dos mobiliários, da iluminação, dos revestimentos e do dimensionamento dos espaços de circulação nos projetos de leiaute devem adotar soluções eficientes, objetivando a funcionalidade, a qualidade e a segurança de ambientes corporativos, julgue o item a seguir, relativo a especificações e decisões nos projetos de interiores para ambientes corporativos e industriais.


O arquiteto deve especificar iluminação geral difusa, uniformemente distribuída, de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa temerosa essa, pois o uso de luz difusa ou concentrada depende da tarefa que se desenvolve no ambiente.

  • Tensa essa questão mesmo, mas bem tipica da CESPE.

    A questão não deixa de estar verdadeira, já que a afirmativa não diz que o arquiteto tem que especificar somente a difusa ou a concentrada.

  • No projeto luminotécnico o arquiteto tem o objetivo de propor estratégias para iluminar o ambiente, considerando a iluminação natural e, principalmente, inserindo a iluminação artificial, tratando-se de ambientes corporativos e industriais, através do estudo das lâmpadas, suas propriedades e cálculos necessários para o seu correto dimensionamento. 

    Nestes espaços corporativos ou industriais, a iluminação difusa é capaz de iluminar todo o ambiente de maneira uniforme, suave e equilibrada, de maneira que a luz chegue a todas as áreas de tarefas. Há, ainda, a iluminação direta, ou de destaque, e a iluminação indireta, que são propostas de iluminação capazes de criar efeitos e atmosferas além do intuito de somente iluminar, podendo gerar os efeitos de ofuscamento, reflexos, sombras e contrastes.

    Gabarito do Professor: CERTO.