SóProvas


ID
2686570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos orçamentos de obras e serviços de engenharia, julgue o item a seguir.


Na composição do orçamento, o custo global de referência deve incorporar o percentual correspondente aos benefícios e despesas indiretas da obra.

Alternativas
Comentários
  • Não seria o Preço global de referência? Alguém poderia comentar?

     

    D7983/13

    Art. 2º (...)

    IV - custo global de referência - valor resultante do somatório dos custos totais de referência de todos os serviços necessários à plena execução da obra ou serviço de engenharia;

     

    VI - preço global de referência - valor do custo global de referência acrescido do percentual correspondente ao BDI;

  • Tentando responder à colega: 

    Eu também errei a questão, típica pegadinha do Cespe. Lendo novamente percebi que ele fala da elaboração do orçamento como um todo (macro). Dessa forma, para chegar ao produto final do orçamento é necessário incorporar o BDI ao CGR para que se obtenha o Preço Global de Referência - PGR (que por sua vez integra o Orçamento de Referência - OR).

    OR > PGR > CGR 

    Bom estudo a todos.

     

  • Considerando que a questão diz "Na composição do orçamento", entendo que deve considerar como um todo. Neste caso o Custo Global deve incorporar o percentual do BDI.

  • DECRETO Nº 7.983, DE 8 DE ABRIL DE 2013

     

    Art. 2o  Para os fins deste Decreto, considera-se:

    V - benefícios e despesas indiretas - BDI - valor percentual que incide sobre o custo global de referência para realização da obra ou serviço de engenharia;

     

  • DEC 7983/13

    Art. 9o  O preço global de referência será o resultante do custo global de referência acrescido do valor correspondente ao BDI

    PREÇO GLOBAL = (CUSTO GLOBAL + BDI)

    questão está perguntando se o CUSTO GLOBAL se incorpora (se junta +) ao BDI.

    Eu entendi assim.

    GAB: C

  • Custo Global de Referência + BDI = Preço Global de Referência

  • Para elaborar um orçamento para execução de obra faz-se o levantamento de materiais, equipamentos e serviços que serão necessários à sua execução. Para que estes dados se transformem no orçamento final, ou preço de venda, é preciso adicionar em sua composição a taxa do BDI – Benefício e despesas indiretas - que corresponde às despesas indiretas do construtor ou profissional responsável pela obra.

    No Decreto nº 7.983/2013, que dispõe sobre regras e critérios para elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da União, está definido o conceito de custo global de referência, a seguir.

    “CAPÍTULO I

    DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

    Art. 1º Este Decreto estabelece regras e critérios a serem seguidos por órgãos e entidades da administração pública federal para a elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da União.

    Parágrafo único. Este Decreto tem por finalidade padronizar a metodologia para elaboração do orçamento de referência e estabelecer parâmetros para o controle da aplicação dos recursos referidos no caput.

    Art. 2º Para os fins deste Decreto, considera-se:

    [...]

    IV - custo global de referência - valor resultante do somatório dos custos totais de referência de todos os serviços necessários à plena execução da obra ou serviço de engenharia;

    V - benefícios e despesas indiretas - BDI - valor percentual que incide sobre o custo global de referência para realização da obra ou serviço de engenharia;

    VI - preço global de referência - valor do custo global de referência acrescido do percentual correspondente ao BDI;"

    Portanto, o custo global de referência acrescido do percentual correspondente ao BDI forma o preço global de referência.


    Gabarito do Professor: CERTO.