SóProvas


ID
2686897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da função da administração financeira hospitalar, julgue o próximo item.


O modelo do fluxo de caixa de Miller-Orr busca otimizar as entradas e saídas do caixa que oscilam diariamente e trabalha o fluxo de caixa com comportamentos imprevistos.

Alternativas
Comentários
  • O Modelo de Merton Miller e Daniel Orr considera que entradas e saídas de caixa oscilam de um dia para outro, ou seja, assume fluxos de caixa incertos. Ele determina um limite superior e ponto de retorno para saldos de caixa, pois parte do pressuposto que os saldos de caixa flutuam aleatoriamente entre um limite superior e um limite inferior.

    Miller e Orr sugeriram um modelo com limites de controle, que estabelece pontos de controle para o tempo e o tamanho das transferências entre uma conta de investimento e uma conta de caixa.

    Os saldos de caixa podem oscilar entre zero e o limite superior. Assim, sempre que o saldo real do caixa ultrapassar o limite inferior ou superior, o modelo pressupõe a transferência de dinheiro para dentro ou para fora da conta para retornar o saldo a um ponto normal, fazendo com que o caixa atinja o chamado “nível ótimo”.

    Portanto, o Modelo de Miller-Orr sugere um nível ótimo do caixa, que nada mais é do que o nível a ser perseguido quando o nível do caixa está fora dos limites calculados. Quando o nível do caixa ultrapassar o nível máximo, a diferença entre o nível do caixa e o nível ótimo deve ser aplicada em títulos negociáveis. Do contrário, quando o nível do caixa ultrapassar o nível mínimo, a diferença entre o nível do caixa e o nível ótimo deve ser resgatada.

  • Gab. C

     

    Modelo de Miller-Orr busca a otimização de saldos de caixa, considerando entradas e saídas de caixa que oscilam aleatoriamente de um dia para outro.

  • Nunca nem Vi.

  • isso é AFO???

  • Acabei de estudar um curso de AFO, o professor não falou disso. 

    Na verdade, a banca se acha no direito de cobrar um mundo de coisas. 

     

  • Deus me free

  • Deus me defenderay !!

  • De onde tiraram isso, desumano o que as bancas fazem, enquanto não houver uma lei que defina a quantidade de material de estudo humamente possivel, com seus respectivos autores e doutrinadores, vamos ficar a mercer das bancas... Deus me livre na hora da prova!

  • "Acerca da função da administração financeira hospitalar..."

     

    Fiquem atentos ao comando das questões!

  • ISSO NÃO É AFO! A Questão está classificada errada.

  • Isso é contabilidade.

  • HAM?

     

    ENTENDI É NADA..RSRS

  • Sei lá que carai é isso aí. Marquei certa porque achei bonito.

  • Isso é gestão hospitalar.

  • AI... 

    SABE, CARA?

  • Que M!@#$ de matéria é essa?

  • Aí dentro

  • Gente que assina o QC, há uma abinha na qual podemos avisar o QC(notifica erro- lado direito) de que a classificação está errada. Feito; fica a dica.

  • Matéria de Administração de material, mas se tivermos um pouquinho de noção de financas tem como acertar.

    Assertiva. CORRETA 

  • Os comentários estão virando chat da uol.

  • certo. mas nao conhecia esse modelo do fluxo de caixa de Miller-Orr.

    consegui acertar lembrando que fluxo de caixa é entradas e saídas...enfim..

  • O método de Baumol->utiliza o modelo de lote econômico. Seu pressuposto principal é que as entradas e saídas futuras do caixa são previstas com certeza. O método calcula qual a quantidade de recursos que deve ser alocada ao caixa, sendo que novos resgates de um título financeiro só acontecerão quando o saldo do caixa alcançar zero novamente.

    O modelo propõe calcular o nível do caixa considerando o custo de oportunidade de aplicar os recursos em um ativo financeiro e o custo de transação ao aplicar. Toda vez que o caixa chegar a zero, deve-se resgatar a quantidade calculada C, ou seja, o equivalente ao lote econômico. C é a quantidade que minimiza os custos total formado pelo custo de oportunidade de manter o dinheiro em caixa e o custo de transação de transformar dinheiro do caixa para a aplicação.

    Variação do nível do caixa pelo método de Baumol. Observea-se o padrão de dentes de serra em um gráfico

     

    Método de Miller-Orr

    O método de Miller-Orr considera as variações aleatórias que ocorrem no fluxo de caixa e por isso, calcula o intervalo com o saldo máximo e mínimo que deve-se manter o nível do caixa. Dentro desses limites, o decisor deve deixar o caixa oscilar aleatoriamente.

    O modelo também sugere um nível ótimo do caixa, que é o nível a ser perseguido quando o nível do caixa está fora dos limites calculados. Se o nível do caixa ultrapassar o nível máximo, deve-se aplicar a diferença entre o nível do caixa e o nível ótimo em títulos negociáveis. Se o nível do caixa ultrapassar o nível mínimo, deve-se resgatar a diferença entre o nível do caixa e o nível ótimo.

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o_do_caixa

  • acho que os comentários devem vir acompanhados das fontes, especialmente em questões como essas!

  • Dedo no e gritaria.

  • Essa questão, agora eu não erro mais, porém eu desconhecia tal palavra.

  • examinador noiaduu

  • o Modelo de Baumol baseia-se na suposição básica de que o tamanho e o tempo do fluxo de caixa são conhecidos com um alto grau de certeza. Contudo, sabemos que isso geralmente não acontece na prática e os fluxos de caixa de uma empresa não são nem uniformes, nem certos. Para resolver essa questão, surgiu o Modelo de Miller-Orr que considera que entradas e saídas de caixa oscilam de um dia para outro, ou seja, assume fluxos de caixa incertos.

  • Questão sobre administração financeira.

    Atenção! Perceba que não tratamos de finanças públicas aqui. Administração financeira é um tema comum em provas de Administração Geral, Contabilidade Gerencial ou Finanças Corporativas.

    Finanças pode ser definida, sinteticamente, como a ciência do manejo do dinheiro. Esse dinheiro pode ser privado (finanças privadas) ou do Estado (finanças públicas).

    Nesse contexto, surge o conceito de administração do fluxo de caixa. A gestão do caixa da empresa busca otimizar os fluxos (entradas e saídas) de caixa da empresa, tendo em vista seus objetivos estratégicos, garantindo estabilidade financeira, solvência e liquidez.

    Existem diversos modelos de administração de caixa. Vamos falar rapidamente dos dois mais conhecidos no mercado:

    (1) Modelo de Baumol

    Esse modelo é aplicado quando as entradas de dinheiro são periódicas e as saídas de recursos são contínuas. Baumol considera em sua análise do fluxo de caixa o custo envolvido para manter o dinheiro em caixa, ou seja, o custo oportunidade da manutenção de caixa da empresa.

    Atenção! Perceba que esse modelo se baseia na premissa de que as entradas e saídas de caixa são conhecidas com razoável grau de certeza. No entanto, sabemos que na realidade os fluxos de caixa possuem comportamentos imprevistos, o que nos leva ao segundo modelo.

    (2) Modelo de Miller-Orr

    Já o modelo de Merton Miller e Daniel Orr é aplicado quando entradas e saídas de caixa oscilam de um dia para outro, ou seja, assume fluxos de caixa incertos. Por isso esse modelo trabalha com limites superiores e inferiores para ajustar o nível ótimo de caixa, pois parte do pressuposto que os saldos de caixa flutuam aleatoriamente entre as bandas.

    Feita toda revisão do conteúdo, já podemos identificar a correção da assertiva:

    modelo do fluxo de caixa de Miller-Orr busca otimizar as entradas e saídas do caixa que oscilam diariamente e trabalha o fluxo de caixa com comportamentos imprevistos.


    Gabarito do Professor: CERTO.