SóProvas


ID
2687107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito do desenvolvimento de coleções, julgue o item seguinte.


Para a elaboração da política de desenvolvimento de coleções, o bibliotecário deve ter ciência do estado atual da coleção, das áreas do conhecimento mais solicitadas, do perfil das necessidades informacionais da clientela, dos objetivos da instituição à qual a biblioteca está agregada e, principalmente, do orçamento para aquisição.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    A aquisição dá-se por três meios: compra, permuta e doação. Nem todos eles envolvem dinheiro e orçamento, como exemplo os casos de doação e permuta.

  • Segundo Miranda (2007, p. 7-8): Não fala sobre o orçamento da aquisição....

    Para elaboração da política é imprescindível ter ciência de alguns dados para apreciação tais como: o estado atual da coleção; quais áreas do conhecimento são de maior interesse; as necessidades informacionais da clientela a ser servida; o conhecimento dos objetivos da universidade em que a biblioteca está inserida

    Gab. Errado

    MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Desenvolvimento de coleções em biliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. 2, p. 01-19, jan./jun. 2007 – ISSN: 1678-765X. 1. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/05/pdf_8d3e5e1ab3_0010629.pdf

  • Só na teoria do Miranda (2007) dinheiro não é problema, porque quem trabalha na área sabe muito bem que isso um aspecto importante a considerar.

  • Pois agora é que não entendi mesmo. Vergueiro diz que a elaboração de uma politica de seleção se inicia por razões economicas. Não são as unicas razoes, mas são as primeiras, inclusive tem uma questçao do Cespe dizendo que o que mais importa são as razoes orçamentarias.

    CEBRASPE (CESPE) - Analista Administrativo (TCE-PE)/Biblioteconomia/2004 - Com relação a políticas e processos de seleção e aquisição dentro de desenvolvimento de coleções, julgue o seguinte item.

    A elaboração de políticas para o desenvolvimento de coleções não deve começar pelas razões econômicas, mas sim pelos objetivos da instituição a que essa coleção deve servir. Gabarito: errado.

  • Olá, Chynthia

    "Pois agora é que não entendi mesmo. Vergueiro diz que a elaboração de uma politica de seleção se inicia por razões economicas. Não são as unicas razoes, mas são as primeiras" Correto: O  papel da  Política de Desenv. de Coleções é razionalizar os gastos de forma correta. Por exemplo, na seleção antes de comprar será discutido quantos exemplares...já temos algum na biblioteca..... Outro exemplo, em uma biblioteca Escolar de esino fundamental, chega um professor querendo que a Biblioteca assine Marie Clair(é perfil do público?...). Isso vai estar na política de desenvolvimento.

  • QUESTÃO PASSIVEL DE ANULAÇÃO.

    Para a elaboração da política de desenvolvimento de coleções,:

    - o bibliotecário deve ter ciência do estado atual da coleção, das áreas do conhecimento mais solicitadas,

    - do perfil das necessidades informacionais da clientela,

    -dos objetivos da instituição à qual a biblioteca está agregada e, principalmente, do orçamento para aquisição.

    Ou seja, é preciso sim saber do orçamento.

    Agora se terá outras formas de aquisição ( doação, permuta..) é outra coisa. Não anula por exemplo, o orçamento ...

  • pense numa banca chatinha

  • Questão que aborda conceitos específicos dos processos envolvidos no desenvolvimento de coleções. 

    Uma política tem como função nortear as ações sobre o tema a que ela se aplica, indicando diretrizes, prioridades e preferências para atingir determinado objetivo. 

    A política de desenvolvimento de coleções tem então como função estabelece diretrizes que possibilitem o crescimento racional da coleção de uma unidade de informação.  

    Para o desenvolvimento desta política, é imprescindível o conhecimento sobre as preferências dos usuários, os objetivos da instituição mantenedora, a situação atual da coleção, os espaços de armazenamento e também a dotação orçamentária para este desenvolvimento. 

    O erro da assertiva está no uso da palavra “principalmente" ao se referir sobre o orçamento para aquisição. O orçamento é parte importante para o desenvolvimento da coleção, porém, ele não se sobrepõe aos outros fatores mencionados. 

    Visto que o objetivo de toda biblioteca e unidade de informação é atender as demandas informacionais de seus usuários e que o atendimento destas demandas nem sempre passa pela aquisição de materiais (há de se lembrar que o acervo também pode crescer por meio de doações, trocas, permutas, etc), considerar o orçamento em maior grau de importância seria um erro no estabelecimento desse tipo de política. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.