SóProvas


ID
2687494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.


O ombudsman, que tem como principal função receber, atender e intermediar reclamações do público, é considerado uma experiência de MARS. A sua presença favorece uma cultura de maior responsabilidade por parte dos profissionais de uma instituição de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • certa

    ombudsman

    1.

    pessoa encarregada pelo Estado de defender os direitos dos cidadãos, recebendo e investigando queixas e denúncias de abuso de poder ou de mau serviço por parte de funcionários ou instituições públicas.

    2.

    por extensão

    em empresas públicas ou privadas, indivíduo encarregado do estabelecimento de um canal de comunicação entre consumidores, empregados e diretores.

  • Os mecanismos de promoção da responsabilidade social da mídia se diferenciam da censura e da autocensura jornalística. Há três formas de promover ética e qualidade na atuação da mídia:

    A "livre" atuação da imprensa;

    A interferência estatal e,

    A busca de construção de espaços compartilhados.

    Dentre os MARS ou System of Media Accountability pode-se citar: colunas de erros, seções de cartas dos leitores, colunas de ombusdman/provedor dos leitores nos jornais, revistas de jornalismo, observatórios de imprensa e códigos de ética dos veículos.

    Bertrand tipifica e classifica as experiências de MARS de três maneiras: meios externos, meios internos e formas cooperativas.

    A partir do relatório da Comissão MC BRIDE, da teoria libertária e da teoria da responsabilidade social da imprensa, a hipótese é que os conselhos de comunicação, conselhos de imprensa, ombudsman e conselho de leitores constituem como alternativas de prestação de contas (accontability), de mediação e de arbitragem, buscando adquirir visibilidade, confiança e o apoio do público em favor de uma mídia equânime.

    (http://www.comuniqueiro.com/dicionario/meios-de-assegurar-a-responsabilidade-social-da-midia-mars)

  • Certo

    A função do ombudsman parte do princípio de que o cliente não é mero consumidor de produtos, pois funciona como um representante dos consumidores dentro da empresa. Na administração pública, o termo mais comum é ouvidoria. Esse serviço não deve ser visto somente como uma central de reclamações, mas uma atividade para aprimorar os serviços e produtos da organização. Assim, esse seria um exemplo de serviço de atendimento ao consumidor via canal de interação.

  • Ombudsman: Profissional contratado por uma organização (empresarial, governamental etc.) para observar, receber e investigar reclamações do público ou consumidor e apresentar críticas às falhas da organização. Fazendo parte do próprio quadro de empregados da organização ou atuando de modo terceirizado, o ombudsman precisa, necessariamente, de apoio e da confiança e seus superiores hierárquicos. Diz-se também ouvidor. 

    Profissional encarregado de fazer a crítica interna de uma publicação jornalística, bem como receber, avaliar e encaminhar as ponderações dos leitores. Esse profissional, contratado pela empresas que edita o jornal ou revista, surgiu na imprensa americana a partir da década de 1960, embora sua função já existisse em países como a Noruega e Suécia, com objetivos voltados para a administração pública.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Barbosa & Rabaça, p. 193/194

    GAB C

  • CORRETO

    (CESPE/2019/SLU/COMUNICAÇÃO SOCIAL) A principal função do ombudsman, graças a seu papel de ouvidor, é observar e criticar o material publicado pela empresa, apontando detalhes que necessitem ser corrigidos. CORRETO

    JUSTIFICATIVA: O ombudsman é o profissional responsável por intermediar os interesses do consumidor ou cliente com os da empresa. Um de seus papeis é o de ouvidor em que tem a responsabilidade de observar e criticar todo e qualquer material publicado pela empresa, sugerindo as correções e adequações necessárias.

  • Gabarito do Professor

    M.A.R.S. é a abreviação do termo “Meios para Assegurar a Responsabilidade Social da mídia", criado por Claude-Jean Bertrand. É um conjunto de mecanismos de promoção da responsabilidade social da mídia diferente da censura e da autocensura jornalística.

    Tem como base a prestação de contas (accountability) das empresas de comunicação para os membros da audiência, fontes de notícias, anunciantes, organizações profissionais ou órgãos reguladores do governo, em questões relacionadas à ética e à qualidade do serviço.

    Do ponto de vista dos participantes, um M.A.R.S. pode ser interno (conselho de redação ou cartas ao leitor), externo (observatórios de mídia ou revistas sobre jornalismo) ou cooperativo (conselhos de imprensa). Com relação a sua função, um M.A.R.S. pode exercer a função de crítica (pesquisas sobre jornalismo), monitoramento (observatórios de mídia), feedback (levantamentos de opinião com leitores) ou formação (seminários para jornalistas).

    O papel do ombudsman, ou ouvidor, como uma experiência M.A.R.S., foi criado com o intuito de melhorar o relacionamento entre uma organização e seus públicos. Esse profissional serve como uma ponte, que permite que sugestões, críticas e elogios de usuários ou consumidores cheguem à alta direção, visando corrigir ou melhorar produtos, serviços e procedimentos. Também favorece uma cultura de maior responsabilidade por parte dos profissionais de uma instituição de comunicação.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está correta.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Fonte:

    - Sponholz, Liriam. Quando a imprensa se controla: o caso do Conselho de Imprensa da Alemanha. Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos. Setembro/dezembro 2010.

    - Da Silva, Luiz Martins e Paulino, Fernando O. Formas de Assegurar a Responsabilidade Social da Mídia: modelos, propostas e perspectivas. Texto apresentado na Mesa Temática "Crítica de mídia e o papel da academia no processo de aperfeiçoamento dos processos jornalísticos".