SóProvas


ID
2687635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, julgue o item que se segue, no que se refere à triagem e à avaliação do estado nutricional.


Não existem métodos de história dietética validados para uso em população hospitalizada.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato conhecimento acerca de métodos de avaliação de história dietética em população hospitalizada.

    O questionário de frequência alimentar (QFA) e o recordatório de 24 horas (R24h) estão entre os métodos mais utilizados para avaliação do consumo alimentar.

    O QFA é muito utilizado em estudo epidemiológicos que relacionam a dieta com a ocorrência de doenças crônicas. Ele estima a frequência habitual de consumo de alimentos em unidades de tempo como dias, semanas, semestres ou anos. Entretanto, o QFA não tem acurácia suficiente para avaliar a ingestão de nutrientes.

    Já com o R24h é possível obter relato do consumo de alimentos em período determinado. A entrevista deve ser conduzida por profissional treinado para que seja possível quantificar os alimentos consumidos. Dentre os possíveis erros inerentes a esse método, incluem-se dificuldade de determinar o peso dos alimentos relatados, alimentos informados erroneamente, sazonalidade da alimentação e utilização de diferentes tabelas de composição dos alimentos.

    A recomendação da diretriz da Associação Médica Brasileira, elaborada pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e pela Associação Brasileira de Nutrologia, é combinar métodos quantitativos e qualitativos para aprimorar instrumentos que considerem a realidade sociocultural da população estudada. Porém, segundo essa mesma diretriz, NÃO EXISTEM métodos validados para uso em população hospitalizada. 

    O enunciado da questão está, portanto, CORRETO.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Recomendação

    A recomendação é a combinação de métodos quantitativos e qualitativos para melhor aprimorar instrumentos culturalmente sensíveis, capazes de apreender a realidade sociocultural da população estudada. Não existem métodos de história dietética validados para uso em população hospitalizada.

    Fonte:https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/triagem_e_avaliacao_do_estado_nutricional.pdf