SóProvas


ID
2687686
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Valinhos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        Fascínio


      De todos aqueles ratos de cinemateca que formaram a Nova Onda do cinema francês no final dos anos 60, só Truffaut ficou. Eu sei que os outros continuam aí, fazendo boas coisas, mas só de Truffaut pode-se dizer que se estabeleceu no ramo do cinema. A noite americana mostra o porquê. Truffaut nunca pretendeu do cinema nada além do cinema. O mais admirável em A noite americana é a sua contenção, a sua extrema economia de propósitos. Outro diretor teria aproveitado a oportunidade — um filme sobre a feitura de um filme — para armar um jogo intelectual qualquer, um truque de espelhos, a fantasia e a realidade, a arte e a vida, e olhem só como eu sou engenhoso. Truffaut, não. Faz um filme convencional sobre Truffaut fazendo um filme convencional. Mas Truffaut faz grandes filmes convencionais.

       Não é que ele seja superficial. Fellini também é um superficial e substitui as ideias pelo barroquismo de imagem. Está certo, a imagem inteligente é uma das formas que o cinema tem de ser profundo. Truffaut não se interessa em ser profundo. A primeira mágica do cinema, o fato do cinema em si, já basta como fascínio. Nada de muito extraordinário acontece em A noite americana, e a grande homenagem de Truffaut ao cinema é transformar o fato corriqueiro de um filme sendo feito num espetáculo extraordinário. Truffaut, como todos da sua geração, começou no cinema pelo deslumbramento. A diferença entre ele e o resto é que ele continua deslumbrado. Durante as quase duas horas de A Noite americana, o cinema reina e nos emociona.

      Profundamente. E Truffaut está tão comovido quanto a gente.

(Luis Fernando Verissimo. Banquete com os deuses: cinema, literatura, música e outras artes. Rio de Janeiro, Objetiva, 2011. Adaptado)

Segundo o autor, uma das características marcantes do estilo de Truffaut diz respeito ao fato de o cineasta

Alternativas
Comentários
  • "Truffaut nunca pretendeu do cinema nada além do cinema."

     

    E) Segundo o autor, uma das características marcantes do estilo de Truffaut diz respeito ao fato de o cineasta evitar a atitude pretensiosa durante o processo criativo.

  • Truffaut não se interessa em ser profundo. 

  • Acredite em si mesmo em qualquer circunstância, pois você é o principal responsável pela sua felicidade.

    ALO VOCÊ !!! CONCURSEIRO LOUCO PARA PAGAR IMPOSTO DE RENDA!!

  • Essa foi a prova de português da vunesp que mais errei, poxa vida.

  • evitar a atitude pretensiosa durante o processo criativo.

    pretensioso ( alguém que ambiciona algo, deseja ser bem mais do que realmente é, uma característica do que é muito rebuscado )

     1° parágrafo - Truffaut nunca pretendeu do cinema nada além do cinema. O mais admirável em A noite americana é a sua contenção, a sua extrema economia de propósitos. Outro diretor teria aproveitado a oportunidade 

    LETRA E