letra d
Astigmatismo
Se considerarmos um pequeno quadrado luminoso em um plano perpendicular ao eixo da lente, as imagens das linhas horizontais e verticais aparecem em planos diferentes. Isto impede a observação de maneira igualmente nítidas de imagens compostas por linhas verticais e horizontais.
Distorção
Os pontos de um objeto extenso, localizam-se a distâncias diferentes da lente. Devido a isso, as imagens podem surgir ligeiramente diferentes dos objetos. A distorção é particularmente grande para raios muito inclinados em relação ao eixo. Um sistema óptico com a distorção corrigida é chamado de ortoscópico.
As lentes convergentes e divergentes possuem aberrações de sentidos opostos, por isso uma das formas de corrigir as aberrações esféricas é combinar lentes convergentes e divergentes. Sistema aplanético é o nome dado a um sistema óptico com a aberração esférica corrigida.
Aberrações de curvatura de campo
O astigmatismo aumenta conforme a inclinação dos raios de luz em relação ao eixo da lente. Isto afasta as imagens de linhas verticais e horizontas. Unindo os pontos onde estas imagens podem ser projetadas, formamos duas curvas tangentes entre si. Este tipo de aberração e bastante comum em máquinas fotográficas.
Aberrações cromáticas
Este tipo de aberração é provocada pela diferença na refração de cores diversas. Raios de luz de cores compostas se dividem em diversas cores (como em um prisma) formando imagens com um halo iridescente.
A correção é feita acoplando-se lentes com índice de refração diferentes. Um sistema óptico livre de aberrações cromáticas é chamado apocromático.
fonte: https://www.infoescola.com/fisica/aberracoes-opticas/