SóProvas


ID
2687857
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Valinhos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O texto a seguir é o lead de uma matéria veiculada em um jornal de Valinhos:


“Ribeirinha é um mergulho na mestiçagem, na força, nas misturas de um povo e tem um sentido amplo para a intérprete Mariene de Castro. A começar pelas populações ribeirinhas, que vivem à beira dos rios. Comunidades tradicionais que construíram a identidade brasileira e que hoje sobrevivem com bravura às adversidades e desequilíbrios sociais do país. Ser ribeirinho é estar e viver à margem como sujeitos legítimos e dignos.”

(JTV Online, 31.07.2017)


A matéria foi planejada com ênfase no

Alternativas
Comentários
  • Na verdade o trecho extraído não especifica se Ribeirinha é um documentário, um filme, um livro, mas deixa claro que não se trata de uma pessoa, do autor (a) da ação. Trata-se de algum produto: "Ribeirinha". Portanto, não é quem, é "O que". 

  • "Ribeirinha é". Trata-se de um substantivo, uma coisa tangível e não abstrata (um filme, livro etc...). Percebam que para ser substantivo o "r" precisa ser maíusculo. Para dar ideia de adjetivo teria de ficar assim: "Ser ribeirinha é", com o "r" minúsculo. O fato de "Ribeirinha" iniciar a frase, e só por isso já ser necessário o uso da letra inicial maíuscula, apenas ajudou a induzir ao erro.