-
Gabarito Errado
A capacidade de apreender o significado social da profissão, de modo a poder desvelar as possibilidades de ação contidas na realidade, não é um princípio expresso, mas faz parte das Diretrizes Curriculares que implicam capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnicooperativa.
-
"Rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social e do Serviço Social, que possibilite a compreensão dos problemas e desafios com os quais o profissional se defronta no universo da produção e reprodução da vida social;"
http://www.cfess.org.br/arquivos/legislacao_diretrizes.pdf
-
Alguém explica por favor?
-
Faltou atencao para mim....
-
Nanda Neves, a banca ao se referir à taxativamente inscrita, quiz dizer que não está escrito no rol de princípios estabelecidos nas diretrizes curriculares do curso de serviço social, o que é uma inverdade, pois segundo o já demonstrado pelas colegas acima faz parte dos princípios "Rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social e do Serviço Social, que possibilite a compreensão dos problemas e desafios com os quais o profissional se defronta no universo da produção e reprodução da vida social". Ou seja, tal princípio foi traduzido pela banca como sendo a capacidade de apreender o significado social da profissão, de modo a poder desvelar as possibilidades de ação contidas na realidade, é de fundamental importância para a formação do profissional.
-
Diretrizes Curriculares de 1996 (pg.6 e 7)
Princípios:
3. Adoção de uma teoria social crítica que possibilite a apreensão da totalidade social em suas dimensões de universalidade, particularidade e singularidade;
Estes princípios definem as diretrizes curriculares da formação profissional, que implicam capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa para a:
3.Apreensão do significado social da profissão desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
-
GABARITO: ERRADO
As competências e atribuições dos/as assistentes sociais, na política de Assistência Social, nessa perspectiva e com base na Lei de Regulamentação da Profissão, requisitam, do/a profissional, algumas competências gerais que são fundamentais à compreensão do contexto sócio-histórico em que se situa sua intervenção:
• apreensão crítica dos processos sociais de produção e reprodução das relações sociais numa perspectiva de totalidade;
• análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do Capitalismo no país e as particularidades regionais;
• compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
• identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado (ABEPSS, 1996).
Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Final_Grafica.pdf
-
Embora não seja taxativamente inscrita no rol de princípios estabelecidos nas diretrizes curriculares do curso de serviço social, a capacidade de apreender o significado social da profissão, de modo a poder desvelar as possibilidades de ação contidas na realidade, é de fundamental importância para a formação do profissional.
Eis o erro.
-
Essa questão exige atenção. O erro está bem início. Conforme nós estudamos, a capacidade de apreender o significado social da profissão está escrita de forma taxativa no rol de princípios estabelecidos na diretrizes curriculares.
RESPOSTA: ERRADO