SóProvas


ID
2687953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em uma unidade de saúde de atenção primária, trabalham os seguintes funcionários:


• Rafaela, assistente social com carga horária de 40 h semanais;

• Sheila, assistente social recém-contratada, com carga horária de 20 h semanais;

• Cristiano, estudante estagiário de serviço social, em fase de conclusão da disciplina de estágio supervisionado II, sob a supervisão de campo de Rafaela;

• Helena, enfermeira graduada.


Rafaela e Sheila atendem também ao público externo à unidade, trabalhando com outros profissionais de saúde, entre estes a enfermeira Helena, recentemente graduada em serviço social, que já possui o número do seu registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social da sua localidade e almeja, em breve, atuar nessa área.

De acordo com o Código de Ética do Assistente Social e a Lei n.º 8.662/1993, julgue o item subsequente, a respeito dessa situação hipotética.


Tanto Sheila quanto Rafaela possuem competência profissional para elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos, independentemente de estes estarem relacionados a matéria de serviço social, haja vista a profissão possuir uma formação generalista.

Alternativas
Comentários
  • Afirmar que o Serviço Social possui uma  formação generalista é  negar o significado social da profissão . 

    Mattos (2015) nos chama atenção  (...)  precisamos discutir hoje de forma mais urgente é: que competências profissionais temos? Quais podemos afirmar? O ponto de partida para essa reflexão é a clareza da função social da profissão: o seu trato com as diferentes expressões da questão social. Aqui então se desconhecem todas as possibilidades fora desse circuito, como o Serviço Social clínico, que psicologiza a desigualdade social.

    Não podemos também ficar reféns de uma visão generalista da questão social, razão pela qual se fala em expressões, as quais se materializam em diferentes demandas (aparentes e não aparentes) no multifacetado universo dos serviços sociais organizados segundo a setorialidade das políticas sociais que fragmentam a questão social.

     

    M.C.M. - Considerações sobre atribuições e competências profissionais de assistentes sociais na atualidade.

  • Materialismo sócio-historico profissional.



    No materialismo histórico, as respostas para os fenômenos sociais estão inseridas nos meios materiais dos sujeitos. Isso quer dizer que diferentes situações materiais, o que em uma sociedade capitalista traduz-se em situação econômica, moldam diferentes sujeitos.


    Para o materialismo histórico dialético, não existe nada além do ser social. É parte das formas de existência e fonte de consciência. 

    O processo possui um movimento, o qual pode atuar no entendimento da transformação da classe subalternizada, de modo a confrontar determinada tese firmada dentro das lutas de classes. Este processo contraditório de movimento onde se compreende a realidade modificando a mesma afim de, determinar o ser e sua consciência.


    O desenvolvimento da história é entendido, como a divisão do trabalho e a dominação da natureza pelas relações e organizações sociais desenvolvidas. O chamado “motor da história” aparece quando a luta de classe age/atua radicalmente, modificando a história e sua própria realidade.


    Fonte:

     

    FELIPE DE OLIVEIRA GOUVEIA



    O USO DO MÉTODO NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL


  • Lei 8.662/93

    Art.4. Constituem competências do assistente social:

    II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.

    Sobre a Formação Generalista:

    A formação é generalista (PNE da ABEPSS), mas o Serviço Social é uma especialização do trabalho coletivo, dentro da divisão social e técnica do trabalho. Reproduz-se como um trabalho especializado na sociedade. Sendo a Questão Social a base de sua fundação como especialização do trabalho (IAMAMOTO, O Serviço Social na Contemporaneidade, pg 83 e 27 respectivamente)

    ...formação acadêmica, que vem exigindo constante aprofundamento intelectual e aperfeiçoamento das competências que envolvem o fazer profissional, comprometido com a formação generalista e humanista, que recusa a fragmentação dos processos sociais e o seu descolamento da forma de produção capitalista. (POLÍTICA NACIONAL DE ESTÁGIO DA ABEPSS, pg10)

    FONTE: http://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311145368198230.pdf

    ...o maior desafio, na atualidade, tem sido o de manter o perfil do profissional dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho e comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social. (Abepss, apud Guerra, 2013, p.249)

    FONTE: http://books.scielo.org/id/qzyh6/pdf/tinti-9788579836558-04.pdf

  • Vamos analisar a situação hipotética: tanto Rafaela quanto Sheila são assistentes sociais, portanto, possuem competência profissional para elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos, que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil (art. 4º da Lei 8.662/1993).

    Apesar de a profissão ter uma formação generalista, os profissionais possuem competência para elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos apenas dentro do seu âmbito de atuação.

    Gabarito: Errado

  • Peço ajuda aos universitários.

    Entendo que o erro esteja apenas em dizer que a profissão é generalista.

    No entanto, a primeira parte está correta, pois por se tratar de competências, entendo que temos sim, para este fim, visto que a questão nos coloca "independente de ser matéria de serviço social".... No meu entendimento, pode não ser matéria, pois como matéria seria atribuiçao privativa, mas como competência, abrange a possibilidade do âmbito de serviço social e outras possibilidades

  • Acredito que o erro da questão seja essa relação de que compete ao assistente social elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos, independente se é ou não matéria do serviço social, pelo fato de termos uma formação generalista. Isso está errado.

    Termos uma formação generalista não quer dizer que podemos desenvolver atividades como as de cima descritas de forma indiscriminada. Tanto é que como versa o próprio CE, temos o direito de não aceitarmos desenvolver atividades incompatíveis com as nossas atribuições e sem estarmos aptos para tal.

    Portanto, gabarito errado!