SóProvas


ID
2688190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A propósito dos aspectos hematológicos nas infecções virais, julgue o próximo item.


Durante a primeira semana da infecção primária, os anticorpos IgM específicos são encontrados no sangue e, no período de um a três meses, tornam-se tipicamente indetectáveis.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Bons estudos ;)

  • A IgM é a imunoglobulina presente na resposta imune primária, sendo observada em indivíduos com infecção recente ou ativa.

  • CERTO

    IgG (Imunoglobulina G) e IgM (Imunoglobulina M) são anticorpos que o organismo produz quando entra em contato com algum tipo de micro-organismo invasor. A diferença entre eles é que o IgM é produzido na fase aguda da infecção, enquanto que o IgG, que também surge na fase aguda, é mais específico e serve para proteger a pessoa de futuras infecções, permanecendo por toda a vida.

    O exame sorológico de IgG e IgM serve para detectar o estágio de diversas doenças, entre elas a toxoplasmose, rubéola e a infecção pelo citomegalovírus:

    IgG negativo (não reagente) e IgM negativo (não reagente): nunca entrou em contato com o patógeno (nunca teve a doença ou nunca tomou vacina) e está susceptível a ter a doença;

    IgG negativo e IgM positivo: infecção aguda (dias, semanas);

    IgG positivo (reagente) e IgM positivo (reagente): infecção recente (semanas ou meses);

    IgG positivo e IgM negativo: infecção antiga (meses ou anos) ou sucesso da vacina; a pessoa está protegida para essa doença.

  • IgM --- exposição recente ao patógeno (infecção em curso);

    IgG --- exposição prévia ao patógeno (memória imunológica).