SóProvas


ID
2688388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fibrose cística, doença causada pela homozigose ou heterozigose composta de mutacões patogênicas, afeta ambos os sexos e ocorre no gene CFTR — gene da fibrose cística, regulador da condutância transmembrânica.

Paulo Alberto Otto et al Genética médica São Paulo: Roca, 2013, p 214 (com adaptações)

Com relação a informações do texto e a aspectos relacionados ao assunto nele tratado, julgue o item a seguir.


Caso um indivíduo normal em homozigose do gene CFTR venha a ter um filho com fibrose cística, isso será indicativo de nova mutação em célula germinativa.

Alternativas
Comentários
  • se o individuo normal casar com uma pessoa portadora ele pode ter uma criança com fibrose cistica esta cabe recurso

  • Gabarito Certo.

     

    A fibrose cística é uma doença autossomica recessiva, como mencionado nas questões anteriores. Logo, não se encontra nas células germinativas. Se o pai é homozigoto normal, entao ele é AA, não portanto o gene da doença. Logo, se ele tem um filho com a doença, isso só pode ser possivel por ocorrência de mutação. Foi assim que interpretei a questão. Havendo discordâncias, gostaria de "ouvir". :)

  • Comentário sobre o comentário da Amanda: não há possibilidade do homozigoto normal (AA) ter uma criança com fibrose cística, ainda que tivesse filhos com pessoa portadora (Aa - portador do alelo da doença) ou mesmo doente (aa). Não há possibilidade de nascerem indivíduos aa do cruzamento AA x Aa ou AA x aa.